A força do fitness on-line:

O que mudou em 2020 e como o mercado está se preparando para expandir

Você sabe como está a força do fitness on-line? Essa é uma pergunta que não quer calar, principalmente depois de tantas estratégias aplicadas no decorrer do isolamento social.

Mas não se preocupe, este post é para mostrar como estamos conseguindo dar a volta por cima e alavancar ainda mais a presença do segmento na vida de milhares de brasileiros. Então, vamos do começo:

É fato que 2020 foi um ano de mudanças, afinal, não passamos apenas por momentos de crise, mas também foi percebida uma grande necessidade do setor de academias em se reinventar. 

Enfrentamos momentos de incerteza, mas também encontramos a oportunidade certa para desenvolver o negócio em outro território: a Internet. 

Ou seja, se antes o seu negócio fitness precisava marcar presença digital por meio de um site, por exemplo, hoje a história é completamente diferente. 

Por isso, vamos trazer uma análise sobre como o ambiente on-line pode ajudar a aumentar o seu faturamento e reduzir a possibilidade de crise, mesmo em momentos desafiadores.

 

A força do fitness on-line e o poder da Internet para alavancar negócios físicos 

Chegou o momento de dizermos uma verdade: não basta apenas utilizar as redes sociais para afirmar que está ativo no universo digital. Muito pelo contrário!

É preciso trabalhar com estratégias cada vez mais elaboradas e manter uma continuidade de presença. 

Para chegar lá, existem alguns elementos que são importantes na comunicação da sua academia que devem estar bem estabelecidos: a capacidade do seu negócio de resolver problemas, estar em constante atualização para saber o que poucas pessoas sabem e, principalmente, entregar resultados.

Além disso, vale fazer o seguinte exercício: pense agora na sua conta do Instagram. Quantas contas de empresas você segue? Poucas, concorda? Então, uma dica importante é humanizar ao máximo o seu conteúdo. Ou seja, dar uma “cara” ao perfil da sua academia.

 

Veja, a seguir, alguns benefícios que uma presença digital sólida pode trazer para sua academia:

  • Alto alcance: a sua comunicação pode atingir pessoas de vários países, enquanto o seu negócio físico é limitado às regiões próximas; 
  • Baixo custo: de forma simplificada, você precisa apenas de um celular e uma conexão à Internet para começar a construir resultados significativos em seu negócio;
  • Relacionamento sólido com o seu aluno: sim, as redes sociais para academias são muito importantes, mas são a ponta do iceberg. É possível desenvolver algo que vai muito além dos likes e comentários em publicações.

Ou seja, se a sua academia oferece atividade física on-line,por exemplo, toda a sua comunicação deve estar alinhada para que, no momento certo, você ofereça serviços diferenciados e tenha um número considerável de novos alunos. 

Afinal, a maioria dos seus concorrentes está fazendo exatamente a mesma coisa, então, é preciso se diferenciar para ganhar destaque.

Para isso acontecer, não tem segredo (e muito menos macete): é preciso publicar conteúdo de valor de forma constante, como falamos anteriormente! Assim, a venda do seu serviço on-line se tornará um processo natural, atraindo ainda mais interessados.

Analise a sua persona, ou seja, veja qual é o seu público-alvo, aquele com quem você deseja falar, monte estratégias plausíveis e, se preciso, contrate profissionais para que isso seja feito com excelência. 

Você pode criar conteúdos gratuitos, como postagens em blogs, lives e vídeos, por exemplo, ou até mesmo oferecer materiais exclusivos para assinantes, como aulas ao vivo ou treinos individuais.

Outro fator que vai além do que estamos falando, são os pagamentos on-line, que extingue a necessidade de que o aluno vá ao estabelecimento físico para efetivá-lo. Verifique a possibilidade de implementar também essa solução na sua academia.

Mais abaixo falaremos sobre algumas possibilidades. Continue lendo o post para descobrir!

 

Como a minha academia pode conquistar bons resultados?

Talvez agora você esteja pensando que essa oportunidade de utilizar a Internet funcione apenas com redes de academias com muitas unidades. 

É verdade que existem cases de sucesso no segmento, por isso é importante que você observe o que está sendo feito e considere o que pode ser adaptado para o seu negócio.

Você não precisa começar, por exemplo, já com um aplicativo para celular desenvolvido. Faça o que está ao seu alcance e o que condiz com as diretrizes do seu negócio. 

Para começar, uma dica é utilizar plataformas como Gympass ou TotalPass, que permitem que novos alunos pratiquem atividade física por meio da Internet de forma descomplicada e simples. As ferramentas também permitem o acesso à sua unidade física.

Daqui em diante… 

 

Não tem mais desculpa: esteja presente na vida do seu aluno!  

A presença digital deve ser um objetivo a ser alcançado pelo seu negócio. Não tenha receio de começar pequeno, mas mantenha como meta o crescimento no ambiente digital de forma constante. 

Não haverá razões para o seu aluno deixar de atingir o seu objetivo fitness, afinal, vocês estarão conectados a uma tela de distância. Ou seja, se ele estiver viajando a trabalho, por exemplo, isso não será um empecilho para que o treino seja deixado de lado. 

Consequentemente, o seu negócio poderá crescer, ganhar novos clientes e aumentar o faturamento!

Gostou das dicas deste artigo? Aproveite e não deixe de conferir os seguintes conteúdos:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat