Blog

3 Dicas Para Encontrar Bons Profissionais no Mercado de Trabalho

Aprenda Como Filtrar e Atrair Bons Profissionais Para Sua Academia

Muitos se perguntam o motivo da dificuldade em encontrar bons profissionais no mercado de trabalho atualmente, esse desafio tem sido um dos maiores acometidos por empresas dos mais distintos setores, inclusive as academias.

Grandes empresas de sucesso são constituídas por profissionais talentosos e de excelência que destacam-se no mercado de trabalho

No entanto, é necessário saber estruturar um bom processo de recrutamento e seleção, para atrair esses candidatos e assim construir uma equipe estável e bem sucedida.

A qualificação de profissionais para trabalhar no ramo das academias é de suma importância, tendo em vista que além de voltar-se à saúde e bem-estar o profissional irá interagir diariamente com os clientes e suas subjetividades, por isso a necessidade de um bom relacionamento interpessoal.

Como escolher bons profissionais no mercado de trabalho

Atrair bons profissionais não é uma tarefa fácil, sendo preciso focar em uma boa estratégia de recrutamento.

Dessa forma, cada etapa deve ser elaborada estrategicamente para avaliar os principais requisitos dos candidatos. 

Nesse ponto, é preciso pensar em questionários, entrevistas, testes, entre outros recursos que auxiliem na coleta de dados úteis para a tomada de decisão final.

Comumente a seleção é baseada por análise curricular e, sendo assim, o candidato em questão pode possuir boa base teórica, porém, não significa que o mesmo tenha conhecimento prático nos tipos de treinos desejados. 

Com isso, deve-se procurar candidatos que possuam características compatíveis aos ideais da academia, portanto é fundamental conhecer e definir as necessidades e exigências da empresa.

Abaixo, confira 3 Dicas que preparamos para você!

Dica 1: A tecnologia pode ser sua aliada

Atualmente, a tecnologia se aliou aos empreendimentos, por isso confie em plataformas e softwares de recrutamento e seleção, podendo assim tornar todo o processo de captação de profissionais qualificados mais seguro, ágil e desburocratizado.

Muitas empresas já estão optando por cadastros on-line, onde os candidatos encaminham seus currículos e preenchem especificações que as mesmas julguem necessárias. 

Outra opção tem sido recorrer a sites e aplicativos que já possuem esses dados, sendo necessário apenas contactar o candidato em questão para as demais fases do processo.

Dica 2: Formação x Histórico Profissional x Atitude

A formação deve ser compatível com o desejado pela academia, devendo visar sempre a necessidade da empresa. 

Apenas selecionar um bom candidato não é a solução quando não se tem gestão de pessoas, um bom profissional no lugar errado pode tornar-se uma péssima opção, além de gerar gastos desnecessários e não executar um trabalho de excelência.

Como dito anteriormente, mesmo que o candidato tenha um ótimo currículo e pareça se encaixar nas necessidades da empresa, também é importante avaliar suas experiências anteriores, não apenas o que empenhava, mas o tempo de permanência, o convívio com outros profissionais, clientes e até indicações.

Por fim, nenhuma  formação ou qualificação consegue esconder as atitudes de cada indivíduo, portanto, o profissional deve possuir atitudes condizentes ao papel que irá assumir, ainda mais quando irá interagir diretamente com os clientes e exercer trabalho em equipe.

Dica 3: A imagem da empresa também é importante

Da mesma forma que a empresa se importa com a imagem que o profissional está passando, o mesmo ocorre de forma inversa. 

Muitos profissionais qualificados não aceitariam propostas em empresas que não são bem vistas.

A academia deve passar aos seus candidatos como é excelente trabalhar naquele local, criando atrativos e mostrando preocupação com o crescimento profissional e valorização pessoal.

O local de trabalho deve ser estimulante e agradável, possuir bons benefícios, gerar planos de carreira e salário de acordo com o mercado, além de proporcionar treinamentos internos, melhorando a capacitação profissional. 

Assim é possível não apenas contratar um bom profissional, mas também mantê-lo em sua empresa.

Dica Extra: Consultorias Especializadas

Se possível, você pode recorrer à ajuda de headhunters ou consultorias, o auxílio  profissional é uma ótima estratégia para atrair candidatos qualificados, principalmente quando os recursos humanos carecem de conhecimento e tempo.

A consultoria de RH irá apoiá-lo em todas as etapas do processo seletivo e poderá ajudá-lo a implementar ou atualizar a política de recrutamento e remuneração da empresa, entre outros benefícios.

Encontrar os profissionais certos e qualificados para o cargo mostrou-se uma tarefa que precisa ser muito bem elaborada, porém, simplesmente contratar pode não ser a solução viável a médio e longo prazo, devendo então investir na capacitação dos profissionais empregados, motivando assim o crescimento pessoal e profissional, gerando dessa forma consequências positivas para a academia.

Assim, seguindo atentamente as dicas, você conseguirá atrair profissionais qualificados, enfrentar o desafio de encontrar e conquistar esses talentos, tal como mantê-los em sua empresa.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat