Blog

Contratações para academia:

como escolher um time de resultados?

Atualmente, desenvolver uma atividade física tornou-se algo indispensável devido aos seus benefícios para saúde e qualidade de vida. Com isso, houve um grande crescimento na procura por academias de ginástica e musculação, tornando-se importante saber realizar boas contratações para academia.

O gestor de academia deve ater-se à contratação de profissionais competentes para que seu estabelecimento possa ser uma boa referência e garanta satisfação e qualidade no atendimento aos alunos.

Abaixo, destacamos alguns pontos que o ajudarão a saber mais sobre como contratar um time de resultados para sua academia.

Desenvolva estratégias para atrair interessados

Considerando que a tecnologia tem conquistado e aprimorado muitos processos, em diferentes áreas do conhecimento, não é de se admirar que as ferramentas virtuais tornaram-se grandes aliadas na oferta e procura de emprego.

Nota-se que há pouco menos de uma década, os anúncios de ofertas de vagas e serviços profissionais tinham grande destaque na mídia impressa, esta que perdeu espaço com o surgimento de portais de classificados on-line.

Assim sendo, a internet pode ser uma grande ferramenta na busca pela contratação de um profissional de educação física, ou que componha outros setores na sua academia. A vantagem faz-se presente porque as vagas ficam disponíveis durante as vinte e quatro horas do dia, e podem ser atualizadas constantemente.

Os meios impressos acabam tornando-se limitados pelo espaço físico e pelo tempo para realização de atualizações. Todavia, ter um cadastro em um site de vagas possibilita uma maior acessibilidade tanto para quem oferece a vaga, quanto para quem a busca.

Vale destacar que é interessante a sua academia ter um posicionamento como uma boa empregadora, destacando ações e benefícios que os candidatos terão ao fazer parte do quadro de funcionários. Com isso, os profissionais da área poderão se interessar e enviar currículos.

Por fim, é interessante ter um formulário de “trabalhe conosco” no seu site, pois garante um banco de dados com pessoas interessadas em trabalhar na sua academia e promove um ganho de tempo quanto aos processos de recrutamento e seleção de professores.

Tenha objetivos claros e requisitos definidos

O momento da entrevista é de extrema importância, pois durante as avaliações você poderá encontrar o profissional que procura, com os conhecimentos e habilidades necessárias, para agregar a sua equipe e promover um desempenho ainda melhor para sua academia.

Tanto as condições do cargo oferecido quanto as funções, devem estar bem especificadas no momento de divulgação da vaga. Sendo assim, durante o recrutamento, pode-se analisar o profissional, e se ele enquadra-se nos requisitos definidos podendo desempenhar eficientemente o trabalho proposto.

Dessa forma, evita-se a perda de tempo com análise de currículos que não se enquadram no perfil que a sua academia está procurando. Portanto, caso a sua academia esteja precisando de um profissional de educação física formado, é importante que isso seja descrito na vaga. Desse modo, estudantes em fase de estágio não enviarão currículo.

Logo, seja objetivo ao descrever os requisitos da vaga, pois assim você tem grandes chances de atrair o público-alvo que almeja para compor o seu time de excelência na academia, e garantir que os alunos tenham uma boa experiência.

Perfil do candidato e competências

Na hora da contratação para academia, é importante levar em consideração competências, perfil e formação dos profissionais que irão compor o seu time. Quanto à formação de professores, a área de educação física oferece uma expansão para atuação no lazer, atividade física, saúde e esporte.

Portanto, deve-se considerar competências inerentes ao educador físico, tais como: conhecimentos disciplinares e profissionais, pedagogia, habilidades profissionais, comunicação, organização e gestão, planejamento, e que tenha um ato incentivador. É importante atentar-se para essas competências, pois o cliente precisa sentir confiança no profissional de educação física.

Ainda assim, para se ter um bom time, é preciso considerar na contratação para academia, um profissional como recepcionista e uma equipe que ficará encarregada pela limpeza do seu estabelecimento. O funcionário que ficará na recepção, por exemplo, poderá atender as pessoas que se interessarem pelos planos de divulgação.

Você também poderá considerar compor um time com um profissional que tenha experiência em avaliação física, ou também uma nutricionista que poderá auxiliar os alunos a montarem um plano alimentar adequado para o objetivo que desejam alcançar.

Vale ressaltar que se a sua academia oferece musculação e atividades como pilates, dança e lutas, o processo para recrutamento e seleção de profissionais que foi apresentado neste texto, pode ser considerado para os profissionais dessas outras áreas.

Agende uma entrevista

Após realizar os procedimentos de divulgação estratégica da vaga pretendida e analisar atentamente o perfil do candidato, fazendo a triagem dos currículos que mais se alinharam com o esperado para compor o seu time de resultados, este é o momento em que você deverá agendar uma entrevista com o profissional de educação física.

Assim sendo, tanto o contato com o candidato quanto às entrevistas poderão ser realizadas à distância, uma vez que a tecnologia nos permite acessar plataformas e aplicativos que facilitam esse tipo de comunicação.

Portanto, aplicativos de videoconferência podem ser uma ótima opção para aquela conversa inicial, sendo dispensável o candidato precisar se deslocar até a academia, nesse primeiro momento.

Durante a entrevista, seja direto nas perguntas e saiba qual objetivo aquele profissional quer alcançar no emprego oferecido. Uma comunicação rápida e direta garante respostas mais precisas, de modo que você possa conhecer melhor o candidato que deseja contratar para compor seu time de excelência.

Capacitação dos funcionários

A fase final de um processo de recrutamento e seleção, ocorre quando os candidatos selecionados na entrevista vão até a academia para realizar um teste. Nesse momento, é interessante convidar um grupo de alunos para ser orientado por aquele candidato; além de promover avaliações para verificar qual candidato tem mais aptidão para compor o seu time.

Após escolher o candidato que mais se enquadrou na vaga, e que se desenvolveu bem no teste, finaliza-se o processo seletivo. Ainda assim, é recomendado que seja realizado um treinamento com os profissionais selecionados.

Dessa forma, pode-se apresentar como os processos são realizados na academia e o profissional de educação física estará preparado para atender qualquer perfil de aluno, dentro das diretrizes e dinâmicas do seu estabelecimento. 

Seguindo esses passos, é possível que você consiga construir um time de resultados por meio de uma boa contratação para academia.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat