Blog

3 soluções para se destacar na volta das academias

Soluções para a volta das academias

Melhore os resultados da sua academia no pós-pandemia! Veja algumas tendências para o fitness 

O seu negócio está pronto para a volta das academias? 

Com a pandemia, muitas academias encontraram novas formas de se reinventar e garantir novas formas de rentabilizar o estabelecimento, mesmo com portas fechadas. Algumas ideias foram: 

  • Oferecer aulas on-line;
  • Prestar consultorias;
  • Realizar o aluguel de equipamentos sem uso.

A sua academia prestou algum dos serviços mencionados acima?

Com a pandemia, a prática de exercícios físicos mudou

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, chamada “Impacto nos hábitos de compra e consumo”, trouxe dados sobre como os brasileiros estão lidando com a prática de atividades físicas e tendências para o pós-pandemia.

Com o isolamento social, diversos exercícios não podem ser praticados pelos alunos, enquanto outros puderam ser facilmente adaptados em casa, como o crossfit, funcional e a musculação.

Ainda assim, o índice de pessoas que querem começar/continuar praticando é animador: 70% pretendem praticar de forma igual ou acima do que estavam fazendo antes da pandemia e apenas 9% pretendem fazer menos do que antes das medidas de isolamento social.

Diante do cenário, como a sua academia pode se destacar no pós-pandemia?

Preparamos algumas dicas para que o seu estabelecimento atenda com eficiência os que estão prontos para voltar imediatamente e aqueles que estão receosos em voltar logo. Aproveite a leitura!

Destacando o seu negócio na volta das academias

Quando os órgãos oficiais da sua cidade liberarem a volta das atividades, o seu estabelecimento fitness precisa estar preparado!

Em outro artigo, já falamos sobre a importância do planejamento para o sucesso dos negócios, especialmente no momento de retomada. Se você ainda não conferiu, clique no link abaixo para acessar:

Agora que você já sabe a importância em se preparar, é o momento de pensar em soluções práticas para a sua academia se destacar na volta! Vamos lá?

#1: Para os alunos que desejam voltar imediatamente

Existem matriculados que estão ansiosos pela reabertura das academias e desejam voltar imediatamente a praticar exercícios físicos dentro do estabelecimento.

Então, você deve oferecer toda a segurança necessária para recebê-los! Só reabra as portas da sua academia quando estiver preparado para cumprir todos os protocolos de segurança exigidos.

Esteja atento aos protocolos de higiene e desinfecção das academias. Como você já sabe, em nosso site, temos a nossa cartilha com todas as recomendações que devem ser seguidas nas quatro primeiras semanas

Verifique se as orientações emitidas pelas autoridades são mais rigorosas em relação à cartilha. Caso sejam, siga as recomendações dos órgãos oficiais.

Outra dica é oferecer kits de higiene e segurança aos seus alunos. Vários estabelecimentos estão vendendo garrafinhas de água e máscara para o momento de volta das atividades. Então, que tal adotar a ideia? 

Por fim, continue utilizando as mídias sociais da academia para promover a ideia de que as academias são seguras e que o seu estabelecimento está preparado para receber os alunos! Algumas ideias de conteúdo são:

  • Transmissão ao vivo com o gestor explicando aos alunos todos os procedimentos de reabertura adotados para promover segurança;
  • Fotos dos espaços da academia já com as recomendações adotadas; 
  • Antes x depois dos espaços; 
  • Vídeos que demonstrem o “novo” funcionamento da academia (por exemplo, mostrando como serão as aulas coletivas nas primeiras semanas);
  • Dicas dos professores da academia para que os alunos tenham uma experiência ainda mais segura.

#2: Para os alunos que têm medo de ir à academia

Uma solução para este caso é oferecer (ou continuar oferecendo) pacotes personalizados de aulas on-line, seja em grupo ou individual.

Vamos ao exemplo?

 

Fez a sua própria tabela? Hora de divulgar nos grupos de alunos e nas mídias sociais de sua academia! 

Você pode oferecer um horário extra apenas para a aula experimental para captar novos alunos, especialmente aqueles que ainda não têm hábito de praticar atividades físicas em casa. 

Mas talvez você esteja pensando “várias academias estão oferecendo aulas on-line de graça, será que é uma boa ideia?”. Certamente! Pense nos seus diferenciais:

  • Suas atividades podem ser personalizadas, ou seja, de acordo com as necessidades do seu aluno;
  • Você pode alugar equipamentos da academia e acrescentar um pacote de aulas no serviço.

Sempre pense em como melhorar o seu atendimento!

Se você já possui a aula on-line em sua lista de serviços da academia, aproveite para repensar os pontos que podem ser melhorados. Vale conversar com um pequeno grupo de alunos para avaliar o nível de satisfação com as aulas.

Você lembra do indicador NPS? Caso não se lembre, temos um artigo que fala sobre os motivos pelos quais você deveria utilizar o indicador em seu estabelecimento. Seguindo o mesmo raciocínio, pergunte aos matriculados:

  • De 1 a 5, qual o seu nível de satisfação com as aulas on-line;
  • De 1 a 5, você indicaria o nosso serviço a um amigo?;
  • De 1 a 5, como você avalia a plataforma de vídeos utilizada para as aulas?;
  • Você gostaria de deixar algum comentário/sugerir melhorias para as nossas aulas on-line?

Com o feedback, você pode avaliar os pontos a serem melhorados, trabalhar nisso e oferecer um atendimento ainda mais satisfatório. E o melhor: captar novos alunos para a academia!

#3: Para os alunos que ainda não desejam voltar a praticar atividades físicas

Antes que qualquer coisa, você deve aceitar o trancamento do cliente que ainda não se sente seguro para voltar ao seu estabelecimento

Para quem deseja praticar atividades físicas, mas acha que ainda não é o momento de voltar e também não pretende comprar pacotes de atividades on-line, você pode criar conteúdos específicos para a sua lista de potenciais alunos.

É claro que, em primeiro lugar, ele deve concordar em receber o seu conteúdo. Após o “ok”, você pode colocar em prática uma estratégia de comunicação diferenciada pelo WhatsApp com esse grupo de pessoas. 

Então, o que você pode enviar:

  • Dicas: saúde, bem-estar e home office são alguns temas. Que tal um vídeo sobre a importância do alongamento quando trabalhamos em casa, com a postura inadequada?;
  • Fechou alguma parceria com nutricionistas ou loja de alimentos naturais? Divulgue!;
  • Aulas experimentais gratuitas; 
  • Ofertas de adesão “no momento certo”.

Lembre-se: neste caso, mesmo que não gere nenhuma venda em um primeiro momento, o importante é investir no relacionamento com os seus potenciais alunos. Isso fará a diferença na hora que considerarem realizar a matrícula em um estabelecimento fitness.

#4: [Bônus] Com o distanciamento dentro das academias, ainda haverá equipamentos que não estarão em funcionamento

Se você é gestor de academia e ainda não considerou a ideia de alugar os equipamentos ociosos, talvez este seja um bom momento para pensar a respeito!

Mesmo com a volta das atividades, há a chance de nem todos os seus equipamentos estarem em uso durante as primeiras semanas. Então, que tal alugá-los?

Conforme falamos acima, você ainda pode oferecer um pacote personalizado de aulas para potencializar os resultados do aluno. 

Mas não deixe de fazer um contrato quando alugar o seu equipamento! Assim, você irá se proteger de possíveis questões que podem acontecer, como danos ao aparelho causados por mau uso da pessoa que alugou.

Vale, também, combinar quais reparos devem ser realizados por você, gestor, em caso de necessidade de manutenção. 

Você deseja receber mais dicas para uma volta das academias tranquila?

Você gostou das dicas deste artigo? Já começou a aplicar em seu negócio? Esperamos que elas ajudem você a conquistar resultados expressivos em sua academia!

Para continuar ajudando o seu negócio, separamos outros conteúdos que podem ser interessantes. Veja:

Conte com a ACAD Brasil!

 

REPASSANDO O QUE VIMOS NESTE POST

  • Com a pandemia, muitas academias encontraram novas formas de se reinventar e garantir novas formas de rentabilizar o estabelecimento, mesmo com portas fechadas; 
  • Alguns alunos estão contando os minutos para voltar a praticar exercícios na academia, enquanto outros estão receosos. Diante do cenário, como se destacar na volta das academias?
    • Seguindo as recomendações oficiais e divulgando todas as medidas adotadas em seu estabelecimento;
    • Oferecer/continuar oferecendo aulas em grupo ou personalizadas aos seus alunos;
    • Alimentar o relacionamento com potenciais alunos por meio do WhatsApp;
  • Caso você esteja considerando alugar os seus equipamentos, não deixe de fazer um contrato! A atitude irá evitar que você e o seu aluno tenham dores de cabeça à toa.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat