Hoje em dia, podemos dizer que a tecnologia é nossa maior aliada, fazendo com que os empreendimentos cresçam e se fortaleçam cada vez mais, como é no caso do CRM para academias.
O seu aluno ou aquele cliente que ainda não foi fidelizado, são o seu foco, uma vez que sem eles não existe obtenção de resultados, lucros ou, até mesmo, não existe vida no seu negócio.
Como sempre abordamos em nossos conteúdos, o comportamento do consumidor tem mudado muito em um curto espaço de tempo.
Isso faz com que a concorrência se adapte de forma rápida, engolindo aqueles que têm ficado para trás.
A época em que os serviços oferecidos e aparelhos de última geração eram o pilar principal de um negócio ficaram no passado, não que esses detalhes não sejam importantes.
Mas, como vale a pena ressaltar, as pessoas estão em busca de experiências completas e que sejam capazes de ir além das expectativas, além de suprir “apenas” as necessidades.
Antes de abordarmos o tema, vamos desvendar juntos o que, afinal, é o CRM – Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.
CRM para academias: o que é, e para que ele serve?
CRM nada mais é do que uma ferramenta em que é possível nivelar suas ações ao nível de envolvimento que o cliente tem com o seu negócio.
Dessa forma, o responsável poderá realizar estratégias específicas fazendo com que o lead (seu futuro cliente) se movimente dentro do funil de vendas.
Cada detalhe poderá ser pensado e desenvolvido de acordo com as atitudes que o seu cliente tomou dentro da sua plataforma. Quer ver um exemplo?
João baixou um e-Book desenvolvido pela equipe de marketing da sua academia, através do download foi possível captar alguns dados, como nome e e-mail.
Porém, você visualizou que João também clicou em outros artigos do seu blog, tendo eles peso máximo em interesse. Ou seja, de acordo com a pontuação alinhada dentro da sua plataforma, ele já estaria pronto para receber uma comunicação de venda de produto.
Falando assim, parece complexo, mas tudo isso pode ser configurado de maneira bem simples dentro de um CRM.
Tudo isso serve como uma forma de entender como seu público se relaciona com a sua academia e qual o melhor meio de abordá-lo.
Sendo assim, ele servirá para construir o cadastro dos seus clientes, fazendo com que todos os dados e informações estejam compilados em um único local.
Então, será muito mais fácil e assertivo na hora de conhecer e verificar suas preferências, interesses e fases dentro do funil de vendas.
Tudo isso auxiliará em uma comunicação objetiva, com menos gastos e maiores chances de fechamento de vendas.
E, falando em funil de vendas, desenvolvemos um e-Book completo sobre o tema para que você possa obter informações relevantes que poderão transformar a sua gestão. Baixe gratuitamente o “Funil de vendas para academias: como alavancar os resultados”.
Vale ressaltar que para a utilização de um CRM é necessário que haja a contratação de uma ferramenta específica, gerando custos adicionais à academia.
Para que você possa conhecer algumas opções, separamos nomes do mercado a fim de um comparativo.
Monday CRM
Ferramenta para que seja possível atender às necessidades de crescimento dos clientes, com o objetivo de fechar mais contratos. Confira o que oferece:
- Facilidade para começar em pouco tempo;
- Interface intuitiva e amigável;
- CRM flexível para os pequenos negócios;
- Fluxo automatizado de trabalho e de e-mails;
- 100% adaptável, sem programação ou TI.
Os planos dessa ferramenta variam de acordo com o número de usuários, sendo gratuito para até 2 pessoas e com limitação de funcionalidades (informações referentes a março de 2022).
Pipedrive
Para atrair ainda mais leads qualificados com a interação automatizada de vendas.
- Gerenciamento de leads e negociações;
- Rastreamento de chamadas, e-mails e contatos;
- CRM para o empreendimento da pequena empresa;
- Mais de 300 integrações avançadas.
Opção de teste grátis e preços que variam de US $12,50 a US $99,00 (valores referentes a março de 2022).
Hubspot
Conta com ferramentas e integrações para marketing, vendas, gerenciamento de conteúdo, atendimento ao cliente e operações.
- Interface lógica e amigável;
- Updates de vendas em tempo real;
- Sistema CRM top para negócios em crescimento.
Seus valores são a partir de US $45,00, podendo chegar a US $3.200,00 (valores referentes a março de 2022).
Agendor
Para desbloquear o potencial de faturamento, essa é uma solução completa de CRM de Vendas.
- Personalização de acordo com as necessidades;
- Criação e gerenciamento de funis de vendas;
- Monitoramento de métricas e KPI’s;
- Acompanhamento do histórico dos clientes.
Teste grátis por 7 dias e depois pode-se optar pelo Plano Pro* por R$ 196,00/mês, sendo R$ 49,00/mês por usuário adicional, ou continuar usando o Agendor gratuitamente por tempo ilimitado (valores referentes a março de 2022).
RD Station
Para criar campanhas, nutrir leads, gerar oportunidades comerciais qualificadas e alcançar mais resultados com marketing digital.
- Funis de vendas personalizados;
- Gestão de contatos;
- Relatórios de resultado;
- Lembrete de tarefas.
Possibilidade de planos gratuitos, bem como mais avançados até R$ 69,00 por usuário (valores referentes a março de 2022).
Por que trabalhar com CRM na sua academia
Quando falamos em CRM estamos falando da possibilidade de resultados e aumento de números, afinal, essa é a maior preocupação dos gestores.
Além do impacto positivo que a aplicação dessa ferramenta pode acarretar nos clientes, ela também tem o “poder” de otimizar o dia a dia dos seus colaboradores. Mas por quê?
Às vezes, é muito complicado saber em qual etapa do funil está um cliente que acabou de visitar a academia, por exemplo.
Isso acaba gerando um esforço ainda maior para o funcionário que deseja converter aquela pessoa em aluno, fazendo com que haja até mesmo perda de tempo.
E você há de convir que o ditado popular ainda faz muito sentido nos dias de hoje: “tempo é dinheiro”.
Através da implementação do CRM, é possível filtrar e até mesmo automatizar todos os processos de contato, inclusive dos visitantes da sua academia (de forma física).
Sendo assim, a comunicação se torna ainda mais efetiva e direcionada ao que o cliente realmente deseja naquele momento, fazendo com que o colaborador não perca tempo com aqueles que não desejam se tornar alunos ainda.
Tal forma de comunicação, acaba gerando no cliente um certo sentimento de pertencimento, ou seja, ele passa a se ver dentro do seu negócio, fazendo parte da sua academia.
Ao trabalhar com uma linguagem que entende os processos pelos quais eles estão passando, os laços tendem a se estreitar, oferecendo grandes chances de aproximação.
Sem contar que toda a jornada do consumidor ficará salva em um único local, facilitando acessos posteriores, bem como de outros colaboradores.
Principais vantagens além das que já abordamos
Através do CRM é possível garantir feedbacks mais fiéis e eficientes, além de organizar os alunos de acordo com suas preferências de aulas, críticas, sugestões, expectativas e até mesmo fases de treino, por exemplo.
Além disso, é possível mensurar em qual estágio de venda o seu cliente está, mesmo que ele seja “apenas” um visitante.
Dessa forma, fica muito mais eficiente a otimização do tempo, tanto para o cliente quanto para o colaborador.
Sendo assim, a comunicação fica muito mais assertiva e eficiente, ou seja, os seus esforços serão muito mais focados, favorecendo resultados positivos.
Tudo isso de forma nada burocrática, sendo de manuseio simples, direto e com possíveis integrações que favorecem análises posteriores para futuras decisões.
O CRM é incrível para o seu negócio, abrindo a possibilidade de acompanhamento de indicadores reais, cada vez mais eficientes de acordo com a “alimentação” de dados.
Isso pode levar a sua gestão a um outro patamar, através de integrações, outras ferramentas e recursos que podem fazer do CRM uma ferramenta consistente e infalível.