Blog

Academia de nicho: uma tendência para você ficar de olho!

Também é possível oferecer serviços cada vez mais segmentados.

Vamos começar 2021 com uma tendência que chegou para ficar no segmento fitness?

Conheça a academia de nicho

Se você ainda acha que os estabelecimentos fitness se dividem apenas entre as academias de bairro e as grandes redes, saiba que essa realidade mudou há tempos! Hoje, podemos destacar, principalmente, quatro grandes exemplos que estão presentes no mercado: low cost, full service, boutique e nicho, que é o nosso tema de hoje. 

O seu diferencial, entre os outros tipos, é justamente a sua especificidade: trata-se de um modelo de serviço segmentado para atender um público-alvo ou oferecer uma única modalidade. 

Em outras palavras, a academia de nicho possui o objetivo de atender uma necessidade específica do aluno. Por conta disso, surgem algumas características que são comuns aos estabelecimentos do segmento e que vamos falar ao longo deste artigo.

 

Boa leitura!

 

Promover experiências ainda mais personalizadas? Com uma academia de nicho é possível 

Quando o gestor de academias escolhe um nicho de atuação para construir o seu negócio, é possível planejar os investimentos a serem realizados e definir estratégias mais precisas para atrair o seu público.

Considere o seguinte: uma academia que oferece variadas atividades precisa atrair, pelo menos, homens e mulheres de diferentes faixas etárias, aqueles que são apaixonados por musculação e cuidados com a saúde, além daqueles que são adeptos da atividade aeróbica, que está super em alta hoje em dia.

Ou seja, são diferentes públicos que você precisa trazer para dentro do seu estabelecimento! Ainda assim, considere que dificilmente um aluno irá usufruir de toda a estrutura da academia

Por outro lado, em uma academia de nicho, as ações empregadas são altamente objetivas para que o público esteja 100% (ou muito perto disso) focado em tudo o que você oferece, sempre seguindo um nível de qualidade muito alto.

 

Reajuste de mensalidade de acordo com a qualidade do serviço oferecido  

Com características pensadas e implementadas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo, uma academia de nicho tem tudo o que precisa para cobrar um pouquinho a mais do que as concorrentes. Mas por quê?

Primeiramente, precisamos levantar a questão da exclusividade. Você há de convir que, atualmente, a maioria das pessoas deseja se sentir especial, com serviços oferecidos de acordo com as suas necessidades. 

Isso faz com que um atendimento especializado e personalizado se torne algo no topo da lista na hora de buscar por uma academia, aumentando assim o seu ticket médio.

Mas preste bastante atenção para que o seu objetivo não esteja apenas no lucro, é preciso ir além e mostrar que o seu foco está na experiência oferecida ao aluno.

As academias de nicho exigem uma alta qualidade na prestação de serviço, com uma equipe formada por profissionais especializados.

Analise o público da região que você deseja abrir a academia e/ou onde ela está instalada, pois através de atividades diferenciadas, é possível agregar ainda mais valor ao seu negócio. 

 

Afinal, como podemos exemplificar a academia de nicho?

Vamos lá, trouxemos aqui alguns bons segmentos que podem ser trabalhados e que possuem uma boa aderência de mercado. 

As academias específicas para idosos estão super em alta, visto que a expectativa de vida foi aumentada em muitos anos e tende a crescer ainda mais.

Isso faz com que as pessoas da melhor idade tenham o desejo e a necessidade de manter uma rotina ativa, com exercícios voltados para o seu desempenho. 

A qualidade de vida auxilia no bem-estar e também com as comorbilidades que a idade tende a “oferecer”. Tudo isso aliado a parcerias saudáveis funcionam muito bem como um negócio complementar (nutricionistas, fisioterapeutas etc).

Um ambiente harmonioso, tranquilo e eficiente poderá atrair inúmeras pessoas interessadas, visto que os perfis se modificam muito no decorrer dos anos. 

Você consegue imaginar um idoso malhando em um ambiente que toca música eletrônica o dia todo? Nada confortável para alguns, não é mesmo? E isso é apenas um detalhe. 

Ter profissionais preparados e bem treinados também facilita a execução dos exercícios, principalmente se eles forem selecionados de acordo com as limitações de cada aluno. 

Também podemos citar academias que capacitam esportistas, com treinamentos funcionais e ligados aos objetivos de cada atividade desempenhada por eles, sejam profissionais ou não. 

Um bom condicionamento é extremamente necessário nesses casos, então, não há nada mais eficiente do que contar com uma academia que poderá proporcionar resultados concretos. 

Uma academia de nicho ajuda muito no planejamento estratégico do gestor, favorecendo também seus investimentos, visto que serão empregados de maneira ainda mais específica.

 

Repassando o que vimos neste post

  • A divisão dos estabelecimentos fitness mudou há tempos e podemos destacar os seguintes segmentos:
    • low cost;
    • full service;
    • boutique;
    • nicho. 
  • A academia de nicho possui o objetivo de atender uma necessidade específica do aluno.
  • Em uma academia de nicho, as ações empregadas são altamente objetivas para que o público esteja 100% (ou muito perto disso) focado em tudo o que é oferecido.
  • Atendimento especializado e personalizado pode aumentar o seu ticket médio da sua academia.
  • Exemplos de segmentos que podem ser trabalhados e que possuem uma boa aderência de mercado.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat