Blog

Academia para mulheres, por que elas fazem tanto sucesso?

Não é de hoje que as academias para mulheres fazem sucesso entre o público. Isso porque elas oferecem diferenciais, como muito mais conforto, além de maior liberdade.

O público feminino tende a ser mais preocupado com a aparência e a gente sabe que o ambiente fitness, muitas vezes, se torna também um campo aberto para o flerte, onde os olhos tendem a observar cada detalhe do outro.

Mas esse é apenas um detalhe, pois ao se trabalhar somente com mulheres, é possível desenvolver treinos muito mais específicos, auxiliando assim nos objetivos de cada uma delas, como emagrecimento ou tonificação muscular, por exemplo, como falaremos abaixo.

Academia para mulheres e seus treinos específicos

As alunas que têm o costume de malhar em aparelhos, quando em uma academia mista, tendem a passar por situações relacionadas aos pesos, principalmente quando se trata dos membros superiores.

Quem nunca viu alguém pedir ajuda porque esqueceram de tirar uma “tonelada” de algum desses aparelhos? 

Principalmente porque as mulheres tendem a focar mais nos membros inferiores, através de exercícios específicos para os glúteos, posterior de coxas e pernas. Além do aeróbico, é claro!

Dessa forma, é possível desenvolver sequências muito mais estimulantes, visto que podem ser pensadas para queimar um maior número de calorias, desenvolver o tônus dessas regiões, bem como se encaixar na rotina corrida das alunas.

Equipamentos específicos para o público

O mercado de aparelhos disponíveis para as academias oferece uma ampla gama de variações que podem facilitar as atividades físicas femininas.

Eles podem auxiliar nos exercícios relacionados a regiões específicas, sem a necessidade de adaptação de pesos, anilhas ou pinos.

Além disso, a anatomia corporal é completamente diferente, ou seja, aparelhos desenhados exclusivamente para esse público-alvo tendem a oferecer maior eficiência, agilizando também todo o processo.

Ambiente confortável e com profissionais qualificados

Vale ressaltar também que em uma academia pensada e desenhada única e exclusivamente para o público feminino, quem fará o acompanhamento profissional também são mulheres.

Ou seja, o processo se torna ainda mais próximo, visto que é uma conexão entre o mesmo biotipo.

Esse acompanhamento tende a ser ainda mais diferenciado, onde cada particularidade é analisada de forma individualizada, tendo o cuidado de se observar também os fatores hormonais e limitações específicas que podem existir.

Sem contar que existe um sentimento de proteção e confiança, onde as alunas podem se sentir seguras com relação a comportamentos sexistas, excluindo a chance de assédio e comentários disfarçados de elogio.

Logo, em uma academia onde só existem mulheres, fica muito mais fácil se sentir livre para vestir o que quiser, não se preocupando com cabelo, maquiagem, se a roupa está marcando ou outros detalhes que só um ambiente misto proporciona como desconforto.

Um diferencial que vale por muitos

Ao optar por trabalhar com esse público, você pode tomar como referência grandes nomes que estão se consagrando no segmento, pois hoje podemos perceber que empreendedores se dedicam a montar verdadeiros spas.

As estruturas podem oferecer nutricionistas, com orientações de dietas e afins, aulas pensadas para gestantes e mulheres no pós-parto, massagens relacionadas às boas práticas físicas ou até mesmo relaxantes e redutoras, acupuntura, shiatsu, depilação e até mesmo bronzeamento. 

E não ache que estamos indo longe demais com essas ideias, pois a maior facilidade para a mulher atual, que é super ocupada, é encontrar serviços de qualidade em um único local. 

Muitas das unidades exclusivas para o público feminino, também costumam ter um espaço menor, mas não pense que o tamanho é capaz de impedir de ir além. Afinal, mesmo que academias desse nicho tenham um espaço menor, seu ticket médio pode ser mais alto, visto que oferecem serviços diferenciados e exclusivos, quando comparadas a outras.

Pois, dessa forma, com um foco mais nichado, é possível criar ambientes muito mais objetivos, que estejam enquadrados exatamente naquilo que se almeja, sendo altamente customizáveis.

Sem contar que as profissionais inseridas neste tipo de ambiente conseguem ter um cuidado ainda maior com as alunas, garantindo que os exercícios sejam feitos da forma correta, evitando lesões, respeitando as limitações físicas, como falamos anteriormente, e aprimorando-as.

Outro fator que não poderíamos deixar de trazer neste texto é a facilidade de socialização, conhecendo pessoas novas, desenvolvendo verdadeiras amizades e futuras parcerias.

Dessa forma, a assiduidade pode ser cada vez mais observada, pois existe o estímulo à permanência e à frequência da prática de exercícios físicos.

Muito mais do que malhar, se torna um lugar de diversão, bate-papo e compartilhamento!

 

Leia mais sobre esse tema ao acessar a edição 98 da Revista Digital da ACAD. 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma resposta

  1. Sou Matheus, professor de artes marciais. Futuramente penso em abrir uma academia de artes marciais. E estava pensando justamente no conforto para o publico feminino. Por que sei que quando há homens e mulheres num espaço desses há também um desconforto para as mulheres por causa de homens estúpidos (de forma geral em todas as academias que tenho conhecimento sempre são os homens que causam esses problemas, isso é uma vergonha), nenhuma pessoa deveria se sentir desconfortável em um academia, ali é lugar de treino. Venho pensando em várias coisas como roupas, comportamentos de reflexão que poderiam ser disponibilizados para que os homens apreendessem sobre respeito…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat