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Como manter a minha academia sempre cheia?

É verão! A época mais quente do ano chegou e trouxe a tão esperada motivação extra para manter a sua academia sempre cheia.

E como você sabe, a estação é conhecida como uma das épocas de alta nas academias!

Afinal, quem está matriculado deseja alcançar determinados resultados para o corpo durante o verão. 

E quem não está, costuma se matricular na academia neste período com o mesmo objetivo.

Porém, com a chegada do inverno, vem o desânimo em praticar atividade física. 

O tempo chuvoso e o frio acabam impactando a motivação em buscar resultados na musculação ou a atividade escolhida. 

Sazonalidade nas academias: o que você precisa saber

O primeiro passo aqui é identificar o perfil sazonal da sua academia!

Embora o clima seja um fator motivacional quando o assunto é praticar atividade física, existem outros fatores que explicam a sazonalidade nas academias.

Por exemplo, em uma cidade universitária, é inevitável que ocorra uma baixa no número de alunos durante os últimos meses do ano, por conta do fim das aulas na faculdade.

Além disso, é necessário avaliar o que causa a baixa no número de alunos, porque talvez isso impeça a sua academia de estar sempre cheia. Por isso, vale responder: 

  1. Como está o atendimento da sua recepção?
  2. Como está o trabalho dos seus professores?
  3. Os serviços oferecidos deixam o aluno satisfeito?
  4. E a organização do local: a limpeza  está em dia?
  5. Os aparelhos ficam constantemente em manutenção?

Para trazer melhorias em alguns destes aspectos citados acima, nós separamos alguns conteúdos para te ajudar:

Como vencer este desafio e manter a sua academia cheia ao longo do ano? É o que iremos conferir a seguir!

#1 – Motive e treine a sua equipe!

Para que os professores da sua academia ajudem os alunos a alcançarem o objetivo, é necessário estar com a motivação em dia.

Conforme já falamos em outro artigo, a motivação é o primeiro passo para promover a retenção de profissionais

Para isso, realizar treinamentos internos é uma forma de dar a oportunidade do seu colaborador se capacitar e se tornar um profissional cada vez melhor. 

Além de fidelizar o professor ao emprego, também irá influenciar em um atendimento melhor para os alunos!

#2 – Entenda o que motivou a saída dos seus alunos 

Além de entender o que fez seus alunos cancelarem a matrícula, é necessário compreender o porquê deles não renovarem o plano.

Como dissemos acima, a motivação não é a única causa da saída! Os alunos podem estar insatisfeitos com alguma questão interna em seu estabelecimento.

Neste caso, vale pedir o bom e velho feedback!

Enviar um e-mail ou uma mensagem no WhatsApp para que ele se sinta à vontade para contar quais motivos fizeram cancelar o vínculo com a academia pode ajudar a melhorar a qualidade do serviço prestado.

E, claro, também ajuda a evitar que muitas questões se repitam! Por isso, é essencial buscar clareza na comunicação com todos da equipe aos ex-alunos.

#3 – Ofereça um atendimento personalizado

A excelência deve ser o objetivo principal de todos em sua academia!

Um aspecto que muitas pessoas gostam é a personalização do atendimento. Em academias menores, é mais fácil oferecer este diferencial. Por isso, aposte nele!

Oriente sua equipe a estar em contato com os alunos quando eles estiverem em seu estabelecimento.

Vale perguntar se há alguma dificuldade na execução da série, se deseja alguma orientação extra ou simplesmente oferecer alguma dica ligada à prática de exercícios.

Estes gestos demonstram cuidado com o aluno e que a academia está junto com ele nesta busca pelos objetivos estabelecidos!

#4 – Invista em relacionamento e promoção de eventos

Complementando a dica anterior, construir um relacionamento com os seus alunos não é uma opção: é obrigatório para ter bons resultados! 

Por isso, você precisa manter um bom relacionamento com todos. Abra espaço para manter uma comunicação clara com o seu público e esteja disponível!

Além disso, promova eventos de socialização em seu espaço. Eles podem ser o diferencial durante o período de baixa e, assim, evitar que muitas matrículas sejam canceladas.

Já ouviu falar no famoso “aulão”? Vale promover, em seu espaço, aulas coletivas com propostas diferentes. 

Por exemplo: cada aluno pode ir fantasiado ou utilizar uma cor específica e, ao final, todos se reúnem para fazer um lanche.

“Ah, mas a minha academia não possui muito espaço…” Neste caso, você pode pensar em atividades que possam ser realizadas ao ar livre! 

Que tal um dia diferente na praia ou na praça? No caso da atividade ser realizada na areia, todos se exercitam e em seguida podem dar um mergulho no mar. Pense nisso!

E é claro que a dica também vale para reconquistar quem não está com a matrícula ativa.

Que tal um aulão apenas para aqueles que não estão matriculados em sua academia hoje, como se fosse um “reencontro” dos antigos alunos?

Ele compareceu? Ótimo! Talvez seja o momento de oferecer algum tipo de recompensa, caso ele resolva se matricular novamente nos próximos três dias, por exemplo.

#5 – Pense nos serviços oferecidos em sua academia

Para manter a academia sempre cheia, vale pensar nos serviços oferecidos no estabelecimento.

Como gestor de academia, você sabe que nem todo mundo possui a musculação como preferência quando o assunto é praticar atividade física. 

Muitos praticam porque querem se movimentar, mas o perigo é a desmotivação que pode surgir por esta não ser a preferência do aluno.

Se a sua academia possui espaço para aulas coletivas, vale procurar entender quais as preferências dos seus alunos. 

O que eles gostariam de ver: 

  •  Yoga?
  • Spinning?
  • Jump?
  • Aulas de dança?

Para responder, a solução é clara: comunicação!

Fale com os seus alunos para entender o que eles gostaria de ver em seu estabelecimento!

Resumindo o que você viu aqui:

  • Para manter a academia sempre cheia, é preciso pensar na sazonalidade causada pelo clima predominante no verão e no inverno…
  • …mas isso não é tudo! Existem outros fatores, como o serviço prestado, que pode impactar em momentos de alta e baixa em seu estabelecimento.
  • Por isso, algumas dicas são essenciais:
    • Motive e treine sua equipe;
    • Entenda o que motivou a saída dos seus alunos;
    • Ofereça um atendimento personalizado;
    • Invista em relacionamento e promoção de eventos;
    • Pense nos serviços oferecidos em sua academia.

Conclusão

Para manter a sua academia sempre cheia, o segredo é manter uma comunicação direta com o seu aluno!

Além disso, estude os seus picos de sazonalidade para entender o que faz as matrículas serem canceladas e conseguir mantê-los motivados durante estes momentos de baixa.

Para te ajudar nesta missão, nós desenvolvemos um conteúdo para melhorar a comunicação pelo aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo: WhatsApp.

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