Três perguntas para Flávio Lima
Graduado em Educação Física e especializado em Gestão e Treinamento de Equipes Comerciais, Flávio Lima atua no mercado de academias desde 1986 e como consultor desde 2001. Sócio Proprietário da AquaFan. Palestrante em convenções e eventos de fitness.
- Você ministra um curso de gestão na área de natação. Quais são os principais erros do gestor de uma academia com piscina?
Não diria erro, mas sim foco. É importante que o gestor esteja com foco estratégico, desta forma ele toma decisões mais assertivas. Destaco algumas dicas, nas quais alguns esforços devem ser concentrados.
Vendas: ter estratégia mais adequada para à época do ano, faz toda diferença.
Financeiro: pensar preventivamente quanto a manutenções, fazer provisões para determinadas despesas o ajudará a economizar muito.
Pessoas: manter o time capacitado é fundamental para melhorar a entrega ao cliente, isto reflete na renovação de planos ou longevidade (LTV) do cliente atual.
- O que não pode faltar em uma academia que oferece atividades aquáticas?
Uma academia ou escola de natação deve ter seus processos sistematizados e adequados ao modelo desejado e levar em conta os seguintes aspectos, a serem adotados:
— Método pedagógico.
— Método de vendas.
— Modelo administrativo eficaz.
— Pessoas capacitadas em todos os setores.
— Calendário de datas comemorativas e formas de evidenciar a evolução do aprendizado do cliente.
Um bom gestor deve ser o responsável por tudo que foi evidenciado aqui.
- As escolas de natação e academias com piscina estão preparadas para às exigências dos consumidores que querem cuidar mais da saúde?
Neste início de ano, o mercado está bem aquecido e com isso, muitos gestores conseguiram novos clientes. As academias que ainda sofrem com o resultado do período da pandemia têm sua preocupação na operação e na sobrevivência do negócio. Mas, acredito que as empresas que têm foco no cliente estão mais preparadas sim, pois colocam o cliente no centro de suas decisões e isso é decisivo para atendê-los da melhor maneira possível. Isso é muito bom para os negócios.