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Como diminuir a inadimplência na academia?

Diminuir a inadimplência na academia pode ser um grande desafio para um gestor.

Embora o número de pessoas que deixam de pagar a mensalidade da academia seja menor em relação a outros serviços, a inadimplência pode comprometer o seu planejamento financeiro.

Imagine a seguinte situação: você está com planos de finalmente resolver o problema da infiltração em sua academia ou até mesmo trocar algum equipamento, mas então… descobre que o valor arrecadado nos últimos meses foi abaixo do esperado, 

E agora? 

Bom, este é o momento de dizer “até logo” para a manutenção! Afinal, você precisa pagar as contas essenciais para o funcionamento da sua academia (luz, telefone…) e, também, os colaboradores da sua equipe. 

Já falamos sobre a importância em manter um planejamento financeiro realista em sua academia, afinal ele ajuda a evitar surpresas no orçamento.

Neste artigo, a ACAD Brasil traz algumas dicas para diminuir a inadimplência na academia. Confira a seguir!

#1 – Analise quem é o aluno inadimplente

Qual é o perfil do aluno que deixa de pagar a academia: trata-se de alguém que costuma praticar atividades físicas com frequência ou é uma pessoa que vai ao estabelecimento uma vez por mês?

Além disso, vale considerar o histórico do aluno em relação à inadimplência. 

Ou seja, verificar se deixar de pagar a mensalidade (ou pagar com atraso) é uma situação comum ou se não costuma acontecer.

Este pode ser o primeiro passo para uma análise mais profunda sobre a taxa de inadimplência. 

#2 – Invista no relacionamento com o seu público

O relacionamento é o segredo para atrair novas pessoas e manter as que já estão matriculadas em sua academia.

Quem não gosta de sentir que alguém se importa conosco? A ideia é exatamente essa! 

Procure saber com o seu aluno o motivo da falta de pagamento. Por se tratar de alguém que não costuma deixar de pagar a mensalidade, ele pode estar passando por um momento delicado (financeiramente falando). 

A chave, aqui, é deixar claro para o aluno que você se importa com a ausência dele e que torce para que ele volte a praticar a atividade física muito em breve.

E, claro, a dica não vale apenas para público que passa por dificuldades financeiras. Manter um bom relacionamento com os alunos é fundamental para a fidelização.

No artigo a seguir, nós abordamos algumas dicas para a retenção do aluno em sua academia. Clique para ler o conteúdo completo:

#3 – Valorize quem costuma pagar as mensalidades em dia

Este tópico pode ser considerado um complemento da ideia divulgada acima, afinal, ainda estamos falando sobre relacionamento.

Existem algumas ações que podem ser realizadas para valorizar o aluno que paga as suas mensalidades em dia. Separamos duas:

Oferecer uma aula para a turma dos “melhores” alunos

Imagine que você irá inaugurar uma sala de spinning em sua academia. Este é o momento oferecer a primeira aula exclusiva para os melhores pagantes da academia!

Neste caso, você pode mandar um e-mail ou mensagem no WhatsApp (caso a sua academia possua uma conta no aplicativo) com o convite.

Além disso, você deve sinalizar que a inscrição para a aula é limitada, ou seja, a classe está sujeita à lotação.

Realizar o “dia do amigo” em sua academia

Neste caso, os melhores alunos terão a oportunidade de levar um amigo que não está matriculado para realizar uma aula específica ou fazer musculação. 

Aqui podemos considerar um benefício em que todos saem ganhando! 

Afinal, a ação fideliza quem já está matriculado, desperta o interesse em um potencial aluno e você poderá captar novas pessoas para a sua academia.

#4 – Cuide das finanças da sua academia

Uma boa gestão financeira evita surpresas desagradáveis para o dono da academia.

Além de controlar os valores que irão entrar em seu caixa e os gastos que você irá ter durante o mês, a gestão dos seus recebimentos também deve ser levada em consideração.

Se você já opta pelo recebimento em crédito recorrente em sua academia, é necessário realizar um controle eficiente desta modalidade. Uma das formas de atingir o objetivo é consultar um sistema que informe possíveis problemas com o cartão.

No artigo a seguir, esclarecemos dúvidas sobre o pagamento recorrente. Clique no link abaixo para acessar:

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#5 – Ofereça um desconto para quem paga o plano à vista

Uma alternativa para diminuir a inadimplência na academia é oferecer um desconto para o aluno que pagar o plano à vista. 

Desta forma, você irá receber o valor do plano trimestral, semestral ou até mesmo anual de uma vez só, seja no débito ou no dinheiro.

E se você já é associado da ACAD Brasil, você pode utilizar as taxas diferenciadas de antecipação da Getnet para receber o valor quando quiser!

#6 – [Dica bônus] Aceite o pagamento em crédito recorrente 

Você sabia que o associado da ACAD Brasil conta com benefícios exclusivos da Getnet? Um deles é a possibilidade de oferecer o pagamento recorrente ao cliente. 

Assim, ele irá receber a cobrança de forma automática no cartão, sem a necessidade de onerar o seu limite.  

O pagamento em crédito recorrente também ajuda a diminuir a inadimplência na academia! O aluno não precisa se lembrar de pagar a mensalidade e também não irá passar pela situação de ser barrado na entrada da academia por conta da falta de pagamento.

Como cobrar um aluno inadimplente?

Existem algumas formas de realizar a cobrança ao cliente que deixou de pagar uma mensalidade em sua academia.

A primeira, e mais sutil de todas, é enviar um e-mail sinalizando, por exemplo, que a mensalidade venceu há alguns dias e o aluno pode realizar o pagamento com um valor especial (ou seja, sem juros) em até 48 horas.

Após este prazo, vale uma segunda tentativa, ainda por e-mail, para sinalizar que já foi realizado um primeiro contato para quitar a mensalidade e afirmar que a academia está de portas abertas para receber este pagamento. 

Caso o aluno não efetue o pagamento nos próximos dias, a ligação telefônica é uma possibilidade a ser levada em consideração. 

Neste caso, vale verificar com o aluno a causa da inadimplência, caso ele não tenha o hábito de deixar de pagar a academia, e oferecer uma solução viável para ambas as partes.

Lembre-se: um bom relacionamento fideliza o aluno! 

Resumindo o que você leu aqui:

  • Um planejamento financeiro realista ajuda a evitar surpresas no orçamento da academia;
  • Analise quem é o aluno inadimplente;
  • Invista no relacionamento com o seu público para diminuir a inadimplência na academia;
  • Valorize quem costuma pagar as mensalidades em dia;
  • Cuide das finanças da sua academia;
  • Ofereça um desconto para quem paga o plano à vista;
  • Aceite o pagamento em crédito recorrente para diminuir a inadimplência em sua academia.

Se você ainda não conhece a parceria de e-co-no-mi-a entre a ACAD Brasil e a Getnet, acesse a nossa calculadora e confira as taxas exclusivas, a partir de 0,89%, que oferecemos para você!

 

Getnet

 

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