Mindfulness no treinamento, o que é e como transformar em um diferencial

Como manter o foco e a concentração para exercícios com altos índices de aproveitamento

As técnicas meditativas estão ganhando espaço quando o assunto é uma rotina corrida e exaustiva, então, que tal conhecer um pouco mais sobre Mindfulness no treinamento?

Antes de mais nada, é preciso trazer um pouco de informação sobre essa verdadeira cultura, uma vez que para que ela seja implementada é necessária técnica e constância.

Ter falta de atenção todo o tempo já é algo corriqueiro e muito presente no dia a dia, visto que estamos sempre atarefados demais para uma consciência 100% no presente.

Quem nunca desempenhou uma tarefa pensando em outra que atire a primeira pedra! 

Trabalhamos quase que mecanicamente, enquanto nosso cérebro viaja a milhares de quilômetros.

Grande parte desse “incentivo” é devido ao infinito de estímulos recebidos de variadas fontes, como a internet, por exemplo.

E, dentro desse contexto, a Mindfulness poderá fazer toda a diferença. Vamos conhecer mais sobre o assunto?

Mindfulness no treinamento, mas de onde vem essa técnica?

A falta de foco pode ocasionar em muitos problemas, principalmente relacionados à saúde mental e ao bem-estar. Está alinhado ao estresse e ansiedade, prejudicando assim atividades até mesmo simples.

A técnica Mindfulness nada mais é do que estar presente no aqui e no agora, através de uma atenção plena, alinhada aos afazeres diários, quaisquer sejam eles.

Com certeza você já se deparou com algumas falas relacionadas a estar preso ao passado ou pensando demais no futuro, e é exatamente isso que não deve ser feito.

Também conhecido como Psicologia da Atenção Plena, é um exercício intencional, pois é necessário que exista dedicação e autorregulação por parte do indivíduo que irá aplicar a técnica.

Nada mais é do que uma conexão entre ação e pensamento, com o intuito de estar presente e com foco total naquilo que está sendo feito, mesmo que não seja nada.

Alguns benefícios do Mindfulness

Seja no âmbito pessoal, nos treinos ou profissional, essa técnica pode oferecer muitos benefícios. Confira alguns deles:

  • Auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional, bem como da empatia.
  • Proporciona maior aprofundamento para que o autoconhecimento seja adquirido.
  • Aumenta a capacidade de concentração e foco, além de controlar de forma efetiva os níveis de estresse e de ansiedade.
  • Reduz a insônia, melhorando até mesmo a qualidade do sono e a capacidade de memória devido ao bom condicionamento do cérebro.
  • É capaz de auxiliar na melhora dos relacionamentos interpessoais.
  • Incentiva a criatividade, diminuindo, inclusive, o impacto de possíveis pensamentos negativos.

Além disso, também auxilia no entendimento dos limites do próprio corpo, através do reconhecimento e do respeito às sensações.

Dessa forma, acaba evitando com que as pessoas praticantes entrem em um ciclo vicioso de processos exaustivos, levando o organismo ao seu limite.

Aplicação do Mindfulness no treinamento físico

Você deve estar se perguntando como é possível aplicar Mindfulness no treinamento, e essa resposta é muito simples.

É preciso sair do piloto automático e tomar as rédeas da própria vida, focando em escolhas conscientes e que façam a diferença em diferentes campos, como é o caso do treinamento físico.

Prestar atenção no corpo como um todo ou focar em áreas específicas é um bom começo. Observar a respiração também é algo que reconecta com o presente e auxilia a manter o foco.

A paciência trazida pela técnica também pode ser considerada como uma virtude dentro dos treinamentos, uma vez que seus alunos conseguirão equilibrar o desejo pelos resultados, mesmo sabendo que eles acontecerão a longo prazo.

Além disso, também afeta significativamente a performance em atividades diárias, como no caso da academia, pois estando no momento presente, o esforço é muito mais focado.

Dito isso, é possível perceber o quanto os resultados podem ser surpreendentes para seus alunos.

O diferencial da sua academia pode ser Mindfulness

Hoje em dia, é praticamente impossível deixar de lado a vida pessoal quando se está fazendo qualquer outra coisa, o que pode ser errado.

Ao treinar na academia, é preciso que o foco esteja nos exercícios que estão sendo praticados, uma vez que é preciso atenção para manter a postura, contagem, frequência e respiração, por exemplo.

Um profissional que atue, ou que pelo menos conheça a técnica, pode dar um pontapé inicial para que os alunos a pratiquem de forma efetiva.

Deixar a vida pessoal lá fora pode ajudar com o foco e a atenção plena, uma vez que nada será resolvido dentro daquele espaço de tempo, evitando assim estresse e ansiedade desnecessários.

Antes de dar início a uma série de exercícios é fundamental respirar, entendendo como a respiração está naquele momento específico, recolocando a mente no presente.

De cinco a dez minutos são suficientes para que a calma e a concentração se façam presentes.

Um outro detalhe fundamental é esquecer do celular e das redes sociais, que é o que mais vemos acontecer nas academias.

Deixar o aparelho de lado e desativar as notificações durante a execução dos exercícios é importante para esses momentos de pausa.

Dito isso, todo o conhecimento adquirido através da prática é importante para que os alunos possam usufruir de maneira completa as atividades, focando cada vez mais em uma rotina consciente, com objetivos e metas bem estruturados.

Ao oferecer um treinamento que agregue a técnica, isso pode se tornar um diferencial muito importante, visto que pode ser transformador para a maioria das pessoas.

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