Blog

Treinamentos para atletas, por que é importante implementar na sua academia?

por que é importante implementar na sua academia?

Para que o alto rendimento se mantenha, mesmo que fora das competições e outras atividades, é preciso que os treinamentos para atletas estejam alinhados às suas necessidades.

Principalmente visando melhorar o aumento do rendimento, bem como desenvolver habilidades.

Nesses casos, não só se trabalha a parte física, como também a mental, em um conglomerado de exercícios capazes de atuar em diversas regiões do corpo e suas funções.

Dessa forma, é possível auxiliar também no equilíbrio, na coordenação motora, no rendimento, na respiração e muito mais.

Além disso, os treinamentos para atletas ajudam na prevenção de lesões e problemas musculares, fazendo com que esses tipos de imprevistos possam existir com cada vez menos frequência.

Como os treinamentos para atletas podem ser feitos na academia

Antes de mais nada, é preciso avaliar o cliente, quais são as suas necessidades e prioridades, o que pode variar de acordo com cada esporte praticado.

Essa análise deverá ser feita de forma individualizada, através de entrevista, estudo de caso, pesquisa, teste corporal e de carga, checkup e outros.

Tudo isso será crucial para a seleção assertiva das atividades, pois pontos fortes e fracos poderão ser observados.

Não deixe o atleta de fora, pois ele também conhece muito bem suas limitações e o que é necessário para uma melhor performance dentro do seu esporte.

Sendo assim, o índice de adesão do treinamento poderá ser ainda maior, com esforços adequados aos resultados que se deseja.

Dando início ao treinamento

Após toda a análise e a seleção dos exercícios a serem realizados pelo atleta, é preciso um planejamento com profissionais dedicados a cada necessidade específica.

Geralmente, os treinamentos para atletas englobam uma ampla gama de exercícios, visto que eles precisam desenvolver diferentes movimentos e áreas do corpo.

Dessa forma, há a necessidade de se trabalhar de forma conjunta para que uma maior desenvoltura possa ser alcançada.

Existe também uma progressão, mesmo que o atleta já treina há anos, pois será um novo ambiente, com novas técnicas e profissionais.

É preciso alinhar de forma clara que essa forma gradual poderá ser muito mais benéfica do que já começar com pesos muito acima do que é considerado para o início de uma verdadeira jornada.

Sendo assim, com o passar do tempo e das atividades, os pesos vão aumentando, bem como a intensidade dos treinos, que podem ficar mais completos e complexos.

Para todo exercício praticado na academia, independente de ser para atletas ou não, os objetivos são sempre a longo prazo, o que deve estar claro para cada indivíduo.

Sua academia pode oferecer esses tipos de treinamento

Porém, um dos maiores desafios é conseguir dar aos atletas de alta performance o que eles precisam de fato, realizando treinamentos de forma satisfatória.

Isso porque os atletas precisam confiar, e muito, nos serviços que estão sendo oferecidos, pois, o desempenho irá depender totalmente disso.

Atletas de alto rendimento poderão ser muito prejudicados em sua performance caso os treinamentos dados não estejam de acordo com as suas necessidades e limitações.

Dessa forma, é fundamental se aprofundar em cada um dos casos, como falamos anteriormente, a fim de alcançar as metas e os objetivos estipulados.

O serviço oferecido pode, inclusive, determinar o sucesso da carreira desses atletas, suas habilidades técnicas e a tática.

Ter um profissional de educação física especializado em atender estes atletas em sua academia pode ser um grande diferencial na hora de ofertar seus serviços.

Mostre que possui um ambiente e uma equipe capaz de oferecer vantagens para competições, por exemplo.

Ter em mente todo o calendário do atleta que está sendo treinado é fundamental para alinhar o seu preparo, uma vez que poderá oferecer diferentes atividades alinhadas a isso, tais como:

  • Musculação;
  • Treinamento funcional;
  • Atividades focadas em condicionamento físico;
  • Exercícios de recuperação;
  • Exercícios na água.

Obviamente, estando alinhados às necessidades dos atletas e aos esportes desempenhados pelos mesmos.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat