Após anos de dedicação ao segmento fitness, você decidiu montar uma academia!
Após dar aulas em academias e até mesmo atuar como personal durante anos, você resolveu que é o momento ideal para ter um negócio para chamar de seu.
E como você sabe, há tempos as academias deixaram de ser um espaço frequentado apenas por jovens, tornando-se um local que recebe o público de todas as idades.
Não se trata apenas de estética, porque essas pessoas estão em busca dos mais variados resultados para o corpo e saúde em geral.
Por isso, para montar uma academia, o empreendedor precisa levar em consideração uma série de fatores essenciais que envolvem o seu bom funcionamento.
Elaborar um bom plano de negócios pode ser um começo para montar uma academia. A definição dos serviços que serão oferecidos, por exemplo, entram nessa etapa.
O gestor preparado para montar uma academia terá que realizar estudos de mercado para entender melhor a sua concorrência, clientes potenciais e fornecedores.
Isso abre novas possibilidades para quem quer abrir sua academia, mas também traz novos desafios.
Confira agora dicas de como montar uma academia de sucesso. Boa leitura!
#1 – Escolha uma boa localização
Para montar uma academia, a sua localização deve ser em um local estratégico.
O ideal é que não haja outra academia muito perto do lugar onde você pretende abrir a sua unidade, principalmente se o concorrente estiver há mais tempo no mercado, o que pode ser mais arriscado.
Locais com maior movimentação e de fácil acesso, como avenidas e ruas principais, possuem maior preferência.
Dica extra: Abriu o seu negócio? Cadastre a sua academia no Google Meu Negócio!
Com o objetivo de facilitar a divulgação do seu negócio online, cadastre a sua academia no Google Meu Negócio! Isto irá aumentar o seu alcance e interação com o público-alvo.
Assim, você irá incluir a sua academia no Google Maps, ampliando a visibilidade dela na sua região.
#2 – Analise o perfil dos seus clientes
Após a definição do local onde irá montar a academia é possível saber o perfil dos seus frequentadores.
É necessário avaliar, por exemplo, os seguintes aspectos:
- Qual a faixa etária predominante: idosos, jovens ou adultos?
- Quais são os hábitos e costumes desse público?
- Qual o poder aquisitivo dessas pessoas?
Estas informações farão com que a academia atenda às principais necessidades do seu público.
Lembrando que você terá dois desafios aqui: trazer novos alunos para a sua academia e reter aqueles que já estiverem matriculados. Confira o artigo que desenvolvemos sobre o assunto:
#3 – Fique de olho nas condições do imóvel
Para comportar a quantidade de pessoas e equipamentos na hora de montar uma academia, é preciso se atentar às condições do imóvel escolhido.
Ou seja, o local deverá ter uma boa estrutura para atender todos os clientes.
E ninguém gosta de dor de cabeça, né? Por isso, atente-se aos seguintes aspectos:
- Infiltração: verifique se o imóvel possui este tipo de problema;
- Espaço: certifique-se de que todos os equipamentos que você pretende disponibilizar cabem no imóvel;
- Iluminação: é um local que conta com iluminação adequada?
- Instalação elétrica: preste atenção se há a quantidade certa de tomadas para manter todos os equipamentos que necessitam de energia elétrica em funcionamento. Lembre-se, também, de verificar se a rede do prédio/local suporta o uso de ar condicionado necessário para o seu negócio!
- Adaptação do espaço: verifique com antecedência quais alterações você deve realizar na futura academia. Por exemplo, pode ser necessário instalar um piso adequado para o local.
#4 – Cumpra com as exigências legais
Lembre-se que é preciso cumprir com todas as exigências legais antes de montar uma academia.
O ideal é a contratação de um contador, que dará todo o suporte necessário na hora de legalizar as documentações como:
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- Prefeitura Municipal (Alvará);
- Entidade Sindical Patronal (Para o recolhimento obrigatório da contribuição);
- Caixa Econômica Federal (Cadastro INSS/FGTS);
- Corpo de Bombeiros Militar;
- Registro do estabelecimento no CONFEF.
#5 – Tenha uma equipe de qualidade
A sua equipe possui um impacto direto nos resultados da academia!
Para orientar os clientes, é obrigatória a permanência no local de profissionais registrados no conselho regional de educação física. Além disso, o professor é o principal responsável por ajudar os alunos a alcançarem seus objetivos.
Além disso, uma boa recepção, equipe de vendas e assistentes administrativos são profissionais indispensáveis na hora de montar uma academia.
Manter o mesmo quadro de funcionários gera mais credibilidade em sua academia! Pensando nisso, desenvolvemos algumas dicas para promover a retenção de profissionais em sua academia:
#6 – Como será a estrutura da academia?
Quanto maior for o diferencial da sua academia, maior será o investimento necessário e, consequentemente, o valor da mensalidade.
Na hora de definir a estrutura da sua academia, leve em consideração os seguintes aspectos:
- Recepção;
- Sala de avaliação física;
- Sala administrativa;
- Espaço para aulas coletivas;
- Espaço para musculação com aparelhos;
- Espaço para aquecimento/alongamento;
- Vestiários femininos e masculinos com espaço para armários.
Como forma de se destacar dos demais concorrentes, ao montar uma academia o gestor pode escolher por acrescentar lanchonetes, estacionamento próprio, loja de moda fitness e loja de suplementos, por exemplo.
#7 – Invista em bons equipamentos
O investimento em equipamentos de qualidade ao montar uma academia é primordial.
Priorizar a qualidade dos equipamentos é um fator de sucesso para conquistar a confiança dos seus clientes!
Além de oferecer a melhor estrutura para a melhora do condicionamento físico dos alunos, investir em bons equipamentos também impacta o trabalho dos professores em sua academia.
Afinal, equipamentos adequados ajudam a otimizar as operações, o que gera bem-estar e credibilidade para os colaboradores.
Além disso, instrumentos de qualidade evitam a necessidade de manutenção precoce, ou seja: gastos que podem estar fora do seu planejamento financeiro.
Assim, o preço dos equipamentos deve ser visto como um investimento, não como um gasto.
#8 – Monte os pacotes de serviços pensando no cliente
É necessário, primeiro, entender as preferências, desejos e necessidades dos seus clientes. Por isso, você deve saber quais são os principais interesses do potencial aluno e avaliar os custos mensais da academia.
O primeiro passo é compreender o serviço que será oferecido, elencar seus diferenciais e averiguar formas de combiná-lo com outras soluções para, assim, poder expor aos seus clientes.
Por exemplo: você pode combinar dois ou mais serviços oferecidos pela academia por um preço diferenciado para que o aluno esteja ainda mais engajado com o seu estabelecimento. Assim, ele pode adquirir pacotes, como:
- Musculação + lutas
- Musculação + natação
Tudo irá depender dos serviços oferecidos na sua academia.
#9 – Divulgue o seu negócio!
Você precisa divulgar o seu negócio se quiser vê-lo crescer!
O crescimento da academia não se dá apenas em visibilidade, mas em especial nos seus resultados financeiros.
Utilizar a fachada da sua academia pode ser uma ação que você considera para divulgar o seu negócio, mas não é o suficiente para atingir os melhores resultados.
Por isso, é fundamental pensar na sua presença no mundo digital e no meio offline na hora de divulgar a sua academia. Saiba mais detalhes em nosso artigo:
#10 – Atendimento é tudo!
Um bom atendimento é uma atitude que faz toda a diferença!
Atender bem o seu cliente é primordial para manter os alunos que você já tem e para poder conquistar novos.
O consumidor está cada vez mais exigente. Eles desejam ser bem atendidos e ouvidos, tendo suas necessidades cumpridas através de um bom atendimento.
Sendo assim, é muito importante ter colaboradores e profissionais de atendimento capazes de tratar bem todos os clientes, além de ajudá-los a cumprir seus objetivos na academia.
Resumindo o que você leu aqui:
- Após anos de dedicação ao segmento fitness, você decidiu montar uma academia! Para ter sucesso, é necessário levar em consideração uma série de fatores:
- Escolha uma boa localização;
- Analise o perfil dos seus clientes;
- Veja as condições do imóvel;
- Atente-se às exigências legais;
- Conte com uma equipe de qualidade;
- Pense na estrutura da sua academia;
- Invista em bons equipamentos;
- Monte os pacotes de serviço com foco no cliente;
- Divulgue o seu negócio;
- Faça um bom atendimento!
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