Atividade física e saúde

Saiba como oferecer resultados além da estética

Muitas pessoas, quando decidem praticar pela primeira vez algum tipo de atividade física, pensam primeiro em uma coisa: a estética. 

Porém, é preciso analisar mais a fundo os benefícios oferecidos pelas práticas, visto que eles se estendem ao seu bem maior: à saúde.

Além disso, afasta as chances de doenças cardiovasculares, obesidade, diminui dores, melhora a postura, dentre outras coisas que abordaremos ao longo do texto.

 

Atividade física como sinônimo de saúde: benefícios além da estética

Quem nunca se sentiu desmotivado está mentindo! E você sabia que isso pode estar relacionado com a falta de atividade física? Isso mesmo!

Manter o corpo parado por muito tempo faz mal não só para as estruturas do corpo, mas também para a mente. Inclusive, uma boa prática pode ser crucial para pessoas com depressão, fazendo com que ocorra a diminuição do estresse e do cansaço. 

A mudança de hábito deve ocorrer de forma leve e gradual, por isso, não adianta querer “pegar pesado” logo nos primeiros dias, isso poderá gerar fadiga e até mesmo contusões. 

Quer engajar seus alunos nos treinamentos e influenciá-los de forma positiva? Compartilhe com eles este post e mostre o quanto uma atividade física pode ser benéfica para a saúde.

 

#1 – Melhora o condicionamento físico

Vamos começar pensando que uma pessoa sedentária irá demorar mais tempo para perceber certos avanços, ok? Então o que vale é a persistência e a vontade de superar os obstáculos.

Geralmente, os resultados podem ser observados a partir da segunda semana, mesmo que sejam coisas simples, como: respiração mais controlada, fôlego melhor para pequenas mudanças de ritmo e maior flexibilidade.

Além disso, existe uma potencial diminuição no aparecimento de lesões e cãibras, mesmo as mais simples, que acometem principalmente aqueles que passam muitas horas sentados no trabalho ou de pé.

O fortalecimento dos músculos também aumenta a flexibilidade, evitando encurtamentos e melhorando a capacidade motora. 

E não para por aí, um bom condicionamento também melhora a qualidade do sono, fazendo com que corpo e mente descansem com qualidade, gerando assim uma boa disposição ao longo do dia.

 

#2 – Quer melhorar a concentração? Mexa-se!

Com mais disposição, um sono em dia, controle da ansiedade e do estresse, não tem como a concentração não ser melhorada. 

Você sabia que sair do sedentarismo é muito importante para aqueles que estão estudando para prestar concurso público ou o ENEM? Isso porque quando o seu aluno se movimenta, a cognição é aprimorada também!

Além disso, o hábito de praticar exercícios físicos melhora diversos processos que demandam bastante energia, como:

  • Inteligência;
  • Atenção;
  • Concentração;
  • Memória. 

Uma vez mantido esse hábito, as células cerebrais serão desenvolvidas, o que irá ajudar a estabelecer conexões interneurais e, assim, manter a mente jovem e ativa!

 

#3 – Como o fitness pode estimular a disciplina

Desenvolver a disciplina é fundamental quando o seu aluno traça metas fitness a serem atingidas, pois a motivação, em muitos casos, acaba indo embora em algum tempo. 

Pense naquele caso da pessoa que está matriculada no seu estabelecimento e frequentando regularmente há alguns meses. Porém, mesmo após a dedicação inicial, os resultados esperados ainda não apareceram.

Quando a motivação vai embora, você sabe que tudo vira desculpa para faltar a academia: chuva, sono, fome… e para avançar desse ponto até o cancelamento da matrícula, o percurso não é tão longo.

Por isso, é importante que as atividades oferecidas pelo seu negócio estimulem o seu aluno a ter um compromisso com os resultados desejados.

Assim, quando ele desenvolve a consciência em relação às ações que precisam ser realizadas para emagrecer, melhorar a saúde ou ganhar músculos, é um indício de que a disciplina está agindo. Um ótimo sinal, na verdade!

 

#4 – E o convívio social?

A interação com outras pessoas que praticam atividades físicas pode trazer grandes benefícios ao seu aluno!

Certamente não faltam exemplos a respeito da importância dos exercícios físicos para estimular a saúde social: quando pensamos nas artes marciais, por exemplo, os alunos desenvolvem a liderança e outras competências sociais que são importantes até mesmo na vida profissional.

E quanto às aulas coletivas? Essas dispensam comentários! São locais excelentes para desenvolver o convívio social dos alunos, seja durante as aulas ou nas comemorações que surgem ao longo do ano (qual instrutor de Zumba não gosta de fazer um aulão?).

Mas se você pensa que esse convívio social é importante apenas para os jovens, saiba que a história não é bem assim! No estudo Os Benefícios que a Prática de Atividade Física Proporciona aos Idosos, a autora Maria Miranda encontrou um resultado significativo: 90% dos entrevistados apontaram a melhora do convívio social após começarem a se exercitar. 

 

O fato de praticar atividades em grupo trouxe benefícios, como:

  • Melhora da autoestima;
  • Aumento da disposição;
  • Alegria;
  • Desenvolvimento de amizade com outras pessoas que praticam atividades físicas.

 

#5 – Como a prática de exercícios ajuda a melhorar a saúde mental?

Você sabia que a depressão, a ansiedade e o estresse podem ser tratados com o apoio dos exercícios físicos? 

Quando o seu aluno realiza a matrícula no seu estabelecimento fitness, ele não está combatendo apenas o sedentarismo: um grande benefício que será adquirido diz respeito à saúde mental. 

De acordo com a Harvard T.H. Chan School of Public Health, correr por 15 minutos ou caminhar por uma hora diariamente ajuda a reduzir o risco de depressão em 26%. Para entender a relevância deste dado, veja o impacto da pandemia na saúde mental dos brasileiros: em março e abril de 2020, dados coletados apontaram que o índice de depressão saltou de 4,2% para 8,0%.

 

Veja, a seguir, os benefícios do exercício para a saúde mental:

  • Depressão

A prática de atividades físicas pode beneficiar o aluno da sua academia que possui depressão leve ou moderada, dispensando até mesmo o uso de medicamentos.

Os exercícios são importantes para ajudar a interromper o fluxo de pensamentos negativos, que são comuns nessa doença, além de estimular substâncias como endorfina e sentimentos de bem-estar e calma.

  • Ansiedade

Quando o seu aluno concentra o seu foco dentro da atividade, a mente agradece! 

Alguns benefícios importantes são o alívio da tensão, a interrupção do ciclo de preocupações que passam pela sua cabeça e a liberação de endorfina, assim como acontece na depressão.

  • Estresse

 Os exercícios são uma ferramenta eficaz para combater o ritmo estressante causado pela rotina. 

Ao relaxar e aliviar a tensão no corpo, a prática de atividade física proporciona alívio nas dores de cabeça e nas costas, que são causadas pelo estresse, além de melhorar outros sintomas como insônia, diarreia e azia, por exemplo.

 

#6 – E, principalmente, traz benefícios para a saúde física

Muito além de afinar a cintura ou ganhar músculos, a saúde física é amplamente melhorada com a prática de atividades físicas. 

Já foi comprovado que a prática regular de atividade física é um meio altamente eficaz de fortalecer a imunidade, o que é importante para o organismo apresentar uma resposta rápida em quadros infecciosos.

Mas é importante destacar que não se trata apenas de ir à academia para garantir a imunidade lá no alto! A alimentação saudável, uma boa noite de sono e os cuidados com a saúde mental também são importantes para garantir resultados ainda melhores.

Não podemos deixar de falar da pandemia do novo coronavírus, afinal, estudos já comprovaram a importância dos exercícios físicos para o combate à Covid-19.  

Destacamos a produção do hormônio irisina, que reduz a produção da proteína responsável pelo transporte do novo coronavírus para dentro das células. Além disso, um estudo apontou que a taxa de hospitalização entre aqueles que são fisicamente ativos é 34,3% menor em relação aos demais.

Lembrando que você pode conferir esses dados e muito mais em nossa cartilha. Clique no link a seguir para acessá-la agora:

 

Chegou a sua vez de se movimentar!

Agora que você já encontrou os principais benefícios que a prática de atividades físicas pode trazer ao seu aluno, chegou o momento de agir! 

Se você ainda não sabe como trazer esses benefícios na comunicação da sua academia, a gente ajuda você: separe alguns dos dados divulgados neste post e faça publicações para as redes sociais da sua academia.

Vale criar imagens e vídeos para difundir que a atividade física é uma questão de saúde: física, mental e social!

Para ajudar você nessa, criamos um pack de apoio ao não fechamento das academias, com os principais dados que reforçam a importância do nosso setor no atual momento.

 

Clique no banner a seguir e acesse! 

 

Repassando o que vimos neste post

  • Atividade física é sinônimo de saúde: os benefícios vão além da estética;
  • A saúde física, mental e social são beneficiadas pela prática; 
  • O que melhora exatamente? Veja: 
    • O condicionamento físico; 
    • A concentração;
    • A disciplina;
    • O convívio social;
    • Depressão, ansiedade e estresse;
    • Imunidade (em tempos de Covid-19, isso é ainda mais importante!).
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat