Blog

Natação na pandemia:

Atividades na água não são responsáveis pela transmissão do coronavírus

Desde o começo da pandemia, por se tratar de um tema totalmente novo, muitas dúvidas surgiram, principalmente nas academias que oferecem atividades na água. Mas e aí? A natação na pandemia é realmente segura?

Pensando em esclarecer mais sobre essa questão, separamos algumas pesquisas e pautas relacionadas com o tema, visto que o assunto ainda está super em alta. 

E uma coisa podemos dizer: a natação é extremamente importante para prevenir possíveis acidentes com afogamento, principalmente nesta época do ano, em que muitas pessoas saem de férias para ambientes com praias, cachoeiras e piscinas.

Ou seja, é preciso atenção às práticas, principalmente as infantis, que colaboram para uma habilidade que faz falta, inclusive, na vida adulta.

Além disso, a hidroginástica, ou até mesmo a natação como forma de atividade física, são fundamentais para garantir uma boa saúde, bem-estar e qualidade de vida.

 

Natação na pandemia: comprovado! Água e piscina não transmitem coronavírus

Estudos já comprovaram que é seguro praticar natação até mesmo durante a pandemia, pois o vírus causador da Covid-19 é eliminado ao entrar em contato com o cloro!  

Vale lembrar que vários produtos de desinfecção utilizados para eliminar o vírus contêm a substância entre os componentes: a solução de hipoclorito, utilizada em superfícies e até mesmo em hospitais.  

De acordo com o estudo realizado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, as soluções utilizadas nas piscinas com o objetivo de desinfectar a água são o suficiente para exterminar o coronavírus e, também, outros tipos de vírus e bactérias.

Neste caso, a atenção da sua academia ou escola de natação deve estar voltada para o entorno das piscinas: lá, sim, é possível haver a transmissão do novo coronavírus caso o estabelecimento não siga as orientações de biossegurança corretamente. 

Mas lembre-se de que nós já produzimos uma cartilha com os procedimentos de funcionamento da área aquática do seu estabelecimento:

  • Disponibilizar um recipiente de álcool em gel na área da piscina;
  • Uso de face shield na região (recomendação válida para professores);
  • Uso de chinelos nas proximidades da piscina;
  • Após o término de cada aula, higienizar as escadas, balizas e bordas da piscina;
  • Entre outras recomendações!

Para relembrar as principais ações que o seu negócio deve desenvolver agora, acesse a nossa cartilha Procedimentos de reabertura das academias (área seca e aquática)

 

Sua academia de portas abertas para atividades

Para que o seu estabelecimento fitness não precise ficar de portas fechadas, é ideal seguir todos os protocolos impostos pelo seu município. 

Isso faz com que a segurança dos seus funcionários e alunos seja resguardada, diminuindo exponencialmente as chances de contaminação pelo Covid-19

Inclusive, a ACAD conta com um super material de apoio sobre a abertura das áreas secas e molhadas das academias. Acesse para obter todas as informações que você precisa!

É preciso manter os seus alunos ativos, pois exercícios contribuem não só para tirar a população do sedentarismo, mas também para estimular o organismo de maneira terapêutica, através da Irisina: o hormônio do exercício.

É preciso ressaltar que as academias desempenham papel fundamental no enfrentamento à Covid-19, uma vez que trabalham o corpo físico e o mental, diminuindo as chances de comorbilidades e possíveis internações. 

Nossa cartilha mostra estudos e pesquisas que comprovam os fatos, podendo ser compartilhada com outros profissionais do setor, alunos e gestores. Afinal, conhecimento tem ainda mais valor quando alcança um maior número de pessoas.

Não deixe para depois! Obtenha todas as informações necessárias para atravessar este momento da melhor forma possível, mantendo a sua academia de portas abertas e com alunos frequentes. 

Conte com a ACAD para obter conteúdos de fontes confiáveis, nós prezamos por proporcionar ao segmento todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um trabalho excelente, mantendo as academias sempre resguardadas, inclusive juridicamente.

 

Repassando o que vimos neste post 

  • A natação é extremamente importante para prevenir possíveis acidentes com afogamento;
  • É seguro praticar natação na pandemia, pois o vírus causador da Covid-19 é eliminado ao entrar em contato com o cloro;
  • O ideal é seguir todos os protocolos impostos pelo município;
  • Principalmente porque as academias desempenham papel fundamental no enfrentamento à Covid-19;
  • Apresentamos a cartilha que mostra estudos e pesquisas que comprovam os fatos.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

16 respostas

  1. E a divisão de raias que é comum nas academias? Geralmente colocam duas pessoas por raia para ter ganho de alunos nos mesmos horários. Tem problema essa proximidade dentro das raias?

  2. meu filho entrou na natação e faz aulas junto com mais dois colegas. Ficam os três na mesma raia e na mesma plataforma, que deve medir cerca de 1m². A professora me garantiu que é seguro devido ao cloro, achei totalmente errado

    1. Vitor, A ACAD Brasil desenvolveu uma cartilha onde fizemos orientações sobre procedimentos de reabertura das academias. Entendemos que essas medidas ajudarão os clientes a voltarem aos treinos com mais segurança, deixando o medo de lado.

      O que a ACAD está fazendo é sugerindo normas que vão dar segurança para que o aluno volte a treinar. Para ter acesso ao material, acesse: https://www.acadbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/05/procedimentos-de-reabertura-das-academias-area-seca-e-aquatica.pdf

  3. Boa tarde. Gostaria de saber sobre o risco de contaminação por aerossóis nas sessões de hidroterapia, já que minha máscara dica molhada. Obrigada

    1. A ACAD Brasil desenvolveu uma cartilha onde fizemos orientações sobre procedimentos de reabertura das academias. Entendemos que essas medidas ajudarão os clientes a voltarem aos treinos com mais segurança, deixando o medo de lado.

      O que a ACAD está fazendo é sugerindo normas que vão dar segurança para que o aluno volte a treinar. Para ter acesso ao material: https://www.acadbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/05/procedimentos-de-reabertura-das-academias-area-seca-e-aquatica.pdf

  4. Gostaria de uma explicação plausível dá “não”exigência da face shield nas aulas de hidroginástica, sendo que uma das recomendação da OMS é que “todos” usemos máscaras fora de casa.
    Grata .
    ( Aguardo o retorno)
    Bel Marques

  5. Como professora de natação acho arriscado colocar as crianças juntas dentro da piscina sem respeitar a distância mínima de segurança, já é sabido que o cloro mata o vírus, mas não podemos esquecer que a transmissão é feita pelo ar, através de gotículas que saem na fala, na tosse ou no espirro. O que a cartilha fala sobre isso???

  6. E os instrutores crônicos, podem começar a trabalhar após as duas vacinas e controle das cormobidades

    1. Para casos específicos, sugerimos que sigam as orientações das autoridades de saúde para que a retomada seja feita com o máximo de segurança.

  7. Ainda tenho dúvida mo quesito
    Respiração sem máscara no ambiente de piscina pelos alunos.
    Pois as gotículas e ar quente que sai da água +a respiração sem máscara dos alunos na piscina
    Ficam no ambiente.
    O caso não é a água
    É o ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat