Mantenha o seu aluno matriculado o ano inteiro, indo além do projeto verão!
É verão e, como você já sabe, a temporada mais quente do ano oferece motivação extra para os treinos, mantendo a academia sempre cheia.
O crescimento de alunos se dá com o velho argumento do “projeto verão”, que induz a manter o corpo saudável e atlético.
As matrículas são novamente ativadas ou renovadas, pois existe o desejo de resultados quase imediatos durante este período.
Porém, é preciso atenção no decorrer dos próximos meses, visto que com a virada de estação, muitos alunos costumam desistir do famoso projeto, desanimando das práticas de atividades físicas.
Isso acontece muito no inverno ou quando o tempo está chuvoso e frio, pois causa um grande impacto na motivação dos alunos, que já não buscam tanto pelos resultados da musculação ou atividades aeróbicas.
Mas, além disso, é de extrema importância ressaltar que ainda estamos passando por um momento que necessita de muita atenção, afinal, continuamos em meio a uma pandemia.
Esse assunto já foi abordado em outros textos aqui do blog e é necessário dar ênfase às conquistas que conseguimos juntos às autoridades, como a reabertura das academias, por exemplo.
O período é de incerteza e não podemos dizer quando as atividades voltarão 100% à sua normalidade, visto que dependemos de decretos que variam de acordo com as regiões e do andamento da situação como um todo.
Então, leia este texto de uma forma que você possa adaptá-lo aos diversos passos e mudanças das academias e tire dele o que poderá ser trabalhado no momento certo, respeitando cada uma das etapas.
Sazonalidade: o que você precisa saber para manter a academia sempre cheia
O primeiro passo aqui é identificar o perfil sazonal da sua academia!
Além disso, não existe segredo: a sazonalidade deve ser combatida com um bom planejamento. Sem isso, o seu negócio estará refém dos períodos de alta e baixa das matrículas.
Uma vez que você consiga identificar quais são as épocas do ano em que a sua academia fica mais cheia e mais vazia, é possível estabelecer um plano de ação para saber como promover uma experiência positiva ao aluno em todos os meses do ano.
Embora o clima seja um fator motivacional quando o assunto é praticar atividade física, existem outros fatores que explicam a sazonalidade nas academias.
Por exemplo, em uma cidade universitária, é inevitável que ocorra uma baixa no número de alunos durante os últimos meses do ano, por conta do fim das aulas na faculdade.
Além disso, é necessário avaliar o que causa a baixa no número de alunos, porque talvez isso impeça a sua academia de estar sempre cheia. Por isso, vale responder:
- Como está o atendimento da sua recepção?
- Como está o trabalho dos seus professores?
- Os serviços oferecidos deixam o aluno satisfeito?
- E a organização do local: a limpeza está em dia?
- Os aparelhos ficam constantemente em manutenção?
- Sua academia segue corretamente os protocolos de biossegurança? (Relembre quais são clicando aqui)
Para trazer melhorias em alguns destes aspectos citados acima, nós separamos alguns conteúdos para te ajudar:
- Melhor piso para academia, como escolher?
- Como montar uma academia de sucesso?
- Gestão de academia: como a ACAD pode te ajudar?
Como vencer esse desafio e manter a sua academia sempre cheia ao longo do ano? É o que iremos conferir a seguir!
#1 – Motive e treine a sua equipe!
Uma equipe bem treinada pode garantir que seus alunos estejam cada vez mais interessados em frequentar a sua academia.
Isso se dá pelo fato de que os objetivos desejados pelos alunos podem ser reforçados pela interação com os seus funcionários.
Porém, para que isso aconteça de forma natural, saudável e despojada, é preciso que os professores e demais colaboradores estejam na mesma sintonia do ambiente em que estão inseridos.
Sendo assim, recomendamos a leitura do post: dicas infalíveis para promover a retenção de profissionais na sua academia, que auxilia nas suas tomadas de decisão quando o assunto é motivação de equipe.
É preciso que exista uma interação entre os “elementos” do seu negócio, visando um alinhamento entre visão, missão e valores, juntamente com o que os alunos esperam da academia e dos serviços oferecidos.
Para isso, é interessante realizar treinamentos internos (ou até mesmo externos), visto que isso também é uma forma de oferecer novas oportunidades ao seu colaborador, capacitando-o e transformando o seu lado profissional de forma positiva.
Isso é uma excelente ferramenta para fidelizar o professor/funcionário ao emprego, garantindo um atendimento ainda melhor para os alunos! Mas não se esqueça, lado a lado também andam: análise de salários e promoções, bonificação, dentre outros benefícios que oferecem ainda mais motivação para o dia a dia.
#2 – Entenda o que motivou a saída dos seus alunos
Muitas vezes existem aqueles períodos que acontecem uma verdadeira debandada de alunos, com inúmeros cancelamentos e “desaparecimentos” sem motivos aparentes. Mas é aí que você se engana!
Todos os alunos que deixam de frequentar a sua academia ou que cancelam as matrículas têm sim alguma razão. Dentre elas podem estar: falta de motivação, ausência de atividades diferenciadas, ofertas melhores na concorrência, mudança de endereço ou até mesmo metas atingidas.
É preciso analisar quais são os tópicos mais importantes quando o assunto é reter os seus alunos, para que seja possível agregar ainda mais valor àquilo que eles esperam e criam expectativas.
Muitos tendem a deixar as atividades físicas quando criam a falsa ilusão de que os resultados são imediatos, que em 2 ou 3 meses já estarão com um excelente condicionamento físico ou super atletas. Porém, sabemos que não é assim.
Como falamos anteriormente, profissionais motivados e bem treinados podem ajudar nessa questão, oferecendo o suporte necessário para explicações, indicação de outras modalidades complementares, objetivos práticos com metas realistas, dentre outros.
Além disso, outro fator que é super importante é o feedback, que pode agregar informações relevantes para a aplicação de novas estratégias, aulas, mudanças e mais!
Porém, vale ressaltar um detalhe: não espere que o aluno suma para depois procurá-lo. Você deve estar atento diariamente, por isso, mantenha uma equipe dedicada à rotina deles, com análise de frequência, pós-venda (matrícula), interação através de canais sociais e até mesmo bate-papos descontraídos na própria academia.
Existem inúmeras ferramentas para serem trabalhadas, inclusive com aqueles que já cancelaram os serviços há algum tempo. Quem sabe uma retomada não seja possível?
Faça alguns questionamentos básicos:
- Quais são as necessidades e expectativas dos seus clientes?
- Quais dessas necessidades e expectativas importam mais para eles?
- Quão bem a sua academia está satisfazendo essas necessidades e expectativas?
- Quão bem os seus professores e funcionários os estão satisfazendo?
- Como fazer para ultrapassar o nível de satisfação dos seus clientes, de uma forma que poderá deixá-los empolgados?
Ao ter essas respostas mapeadas, sem dúvidas, ficará ainda mais fácil encontrar maneiras de oferecer um serviço que irá garantir um menor índice de desistência dos alunos.
Lembre-se sempre de que as necessidades do seu cliente não são imutáveis, ou seja, elas podem e irão variar. Ou seja, mantenha o seu conhecimento sobre essas questões sempre atualizado.
Pensando nisso, também deixamos aqui embaixo um banner clicável para que você possa ter acesso gratuito ao material “Whatsapp para academias”. Não deixe de usar para obter resultados hoje mesmo!
#3 – Ofereça um atendimento personalizado
A excelência deve ser o objetivo principal de todos em sua academia!
Um aspecto que muitas pessoas gostam é a personalização do atendimento. Em academias menores, é mais fácil oferecer este diferencial. Por isso, aposte nele!
Oriente sua equipe a estar em contato com os alunos quando eles estiverem em seu estabelecimento. Vale perguntar se há alguma dificuldade na execução da série, se deseja alguma orientação extra ou simplesmente oferecer alguma dica ligada à prática de exercícios.
Sabemos que uma execução errada dos exercícios pode levar ao surgimento de lesões. Instrutores que conseguem estar atentos, sobretudo aos alunos novos, ajudam a saber como promover uma experiência positiva ao aluno.
Além disso, muitas pessoas começam a frequentar a academia com um objetivo que vai além da prática de exercícios: aumentar a autoestima e combater a ansiedade são alguns pontos importantes. O instrutor pode ser uma peça fundamental para ajudar o aluno a desenvolver a disciplina necessária para não perder o foco nessa meta!
Por outro lado, em muitos estabelecimentos, é mais difícil dar atenção ao aluno. E nem todos desejam contratar o serviço de um personal para ter um atendimento personalizado. Uma sugestão é agregar ao plano semestral algumas oportunidades de acompanhamento com os instrutores da sua academia!
Estes gestos demonstram cuidado com o aluno e que a academia está junto com ele nesta busca pelos objetivos estabelecidos!
#4 – Invista em relacionamento e promoção de eventos
Complementando a dica anterior, construir um relacionamento com os seus alunos não é uma opção: é obrigatório para ter bons resultados!
Por isso, você precisa manter um bom relacionamento com todos. Abra espaço para uma comunicação clara com o seu público e esteja disponível, exatamente o que falamos no item 2 aqui do post!
Além disso, promova eventos de socialização em seu espaço, sempre respeitando o limite de pessoas, o distanciamento social e os protocolos. Eles podem ser o diferencial durante o período de baixa e, assim, evitar que muitas matrículas sejam canceladas.
Já ouviu falar no famoso “aulão”? Vale promover, em seu espaço, aulas coletivas com propostas diferentes. Por exemplo: cada aluno pode ir fantasiado ou utilizar uma cor específica e, ao final, todos se reúnem para fazer um lanche.
“Ah, mas a minha academia não possui muito espaço…” Neste caso, você pode pensar em atividades que possam ser realizadas ao ar livre!
Que tal um dia diferente na praia ou na praça? No caso da atividade ser realizada na areia, todos se exercitam e em seguida podem dar um mergulho no mar. Pense nisso!
Inclusive, você pode promover esses encontros on-line, com grupos especiais, sorteio de brindes e aulas exclusivas, por exemplo. Existem diversas alternativas, basta pensar fora da caixa e usar a criatividade como guia.
E é claro que a dica também vale para reconquistar quem não está com a matrícula ativa.
Que tal um aulão apenas para aqueles que não estão matriculados em sua academia hoje, como se fosse um “reencontro” dos antigos alunos?
Ele compareceu? Ótimo! Talvez seja o momento de oferecer algum tipo de recompensa, caso ele resolva se matricular novamente nos próximos três dias, por exemplo.
#5 – Pense nos serviços oferecidos em sua academia
Para manter a academia sempre cheia, vale pensar nos serviços oferecidos no estabelecimento.
Isso porque não são todos os alunos que possuem a musculação como prioridade, por exemplo, quando o assunto é praticar atividade física. E quando a desmotivação surge, você já sabe o que acontece, certo?
Pode ser questão de tempo para uma matrícula ser cancelada! A boa notícia é que, em muitos casos, é possível reverter essa situação.
Se a sua academia possui espaço para aulas coletivas, vale procurar entender quais as preferências dos seus alunos.
O que eles gostariam de ver:
- Yoga e meditação: duas modalidades super em alta hoje em dia, atraindo um público mais segmentado e diferente, fugindo dos exercícios de peso e aeróbicos.
- Artes marciais: muitas pessoas têm procurado manter a saúde física e mental dando uma extravasada nas emoções através desse tipo de prática.
- Aulas de dança: diversão garantida e uma atividade super gostosa, que atrai muitas duplas, amigos e parceiros.
- Treinamento funcional: com profissionais dedicados a grupos segmentados de alunos de acordo com as suas necessidades físicas.
Para entender ao certo qual é a expectativa dos seus alunos, a solução é uma: comunicação. Afinal, também não adianta oferecer a modalidade que está na moda se ela não estiver alinhada à preferência do público que frequenta o seu estabelecimento.
Vale falar com os seus alunos para entender o que eles gostariam de ver em seu estabelecimento! Você pode criar um formulário e pedir que respondam por WhatsApp, por exemplo.
#6 – A Internet é uma aliada da sua academia?
Esperamos que a resposta seja sim! A presença digital é essencial para que o seu negócio prospere cada vez mais e evite momentos de crise.
Por exemplo, se o aluno viaja a trabalho ou sai de férias, ele pode continuar praticando atividades onde estiver, sem a necessidade de trancar a matrícula ou cancelá-la.
Sem contar que as incertezas do Covid ainda pairam no ar, literalmente. Isso faz com que não se saiba quando poderemos voltar de fato ao “mundo real”. Então, a Internet ainda continua como forte aliada na hora de oferecer as suas aulas.
Além disso, lembra que comentamos acima sobre manter uma comunicação ativa com os seus alunos? E-mails, redes sociais e chats são extremamente importantes para ativar, manter e retomar vínculos.
Isso faz com que a sua academia esteja presente na rotina do seu aluno 100%, não somente quando ele pisa dentro do ambiente para a prática da atividade física.
Você também pode trabalhar com dicas de alimentação, atividades extra para relaxamento muscular em home office e/ou escritório, alongamento para acordar mais disposto, dentre tantas outras informações que agregarão valor ao serviço que você oferece.
Lembre-se de que estamos conectados 24h por dia, então, se faça presente em alguns momentos dentro dessas horas. Seus alunos irão lembrar da sua academia como uma fonte de informações relevantes, o que vai muito além da estética e da saúde, tornando-se uma verdadeira filosofia de vida.
Resumindo o que você viu aqui:
- Para manter a academia sempre cheia, é preciso pensar na sazonalidade causada pelo clima predominante no verão e no inverno…
- …mas isso não é tudo! Existem outros fatores, como o serviço prestado, que pode impactar em momentos de alta e baixa em seu estabelecimento.
- Por isso, algumas dicas são essenciais:
- Motive e treine sua equipe;
- Entenda o que motivou a saída dos seus alunos;
- Ofereça um atendimento personalizado;
- Invista em relacionamento e promoção de eventos;
- Pense nos serviços oferecidos em sua academia;
- A Internet é uma forte aliada da sua academia.
Conclusão
Para manter a sua academia sempre cheia, o segredo é manter uma comunicação direta com o seu aluno!
Além disso, estude os seus picos de sazonalidade para entender o que faz as matrículas serem canceladas e conseguir mantê-los motivados durante estes momentos de baixa.
Para te ajudar nesta missão, nós desenvolvemos um conteúdo para melhorar a comunicação pelo aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo: WhatsApp.