Você pode tomar atitudes para que os alunos se mantenham ativos! Não teve jeito? Existirá uma nova oportunidade depois da quarentena!
Após seguir a recomendação dos órgãos responsáveis para a prevenção ao Coronavírus, sua academia fechou, definitiva ou temporariamente.
O período de paralisação das atividades pode gerar incertezas, fazendo com que exista uma grande possibilidade de que alunos cancelem suas matrículas, gerando despesas e falta de receita.
Entendemos que este é um momento de prevenção à transmissão do Coronavírus e que é difícil pensar de forma positiva com relação aos negócios que dependem do fluxo de pessoas.
Por isso, estamos atuando para que seu negócio possa atravessar este momento da melhor forma possível.
Em nosso site, você pode acompanhar as atualizações sobre o segmento fitness e obter orientações sobre o seu negócio. Destacamos:
Para acompanhar todas as orientações e decretos, clique aqui para acessar o Informativo Coronavírus.
Além disso, a ACAD Brasil preparou algumas dicas para que você, gestor, saiba como não deixar o seu aluno perder a motivação durante o tempo distante da academia.
Confira, a seguir, em nosso artigo, e não deixe de colocar em prática. Boa leitura!
#1 – Sua academia fechou? Envie exercícios on-line para os alunos!
Você já deve ter visto que profissionais e academias estão disponibilizando conteúdo de forma gratuita no site e nas mídias sociais, certo?
Se você é um profissional de Educação Física, o envio de vídeos para os seus alunos é uma boa dica! Vale compartilhar nos grupos do WhatsApp e nos perfis do Instagram e Facebook, por exemplo.
Caso a sua academia já possua os vídeos gravados, também vale reutilizar o material. O mais importante, aqui, é manter os seus alunos ativos!
Outra ideia é realizar transmissões ao vivo (lives) pelo Instagram. Você pode avisar aos seus alunos pelo WhatsApp e publicações em mídias sociais, por exemplo, que haverá um aulão de Zumba e já deixar marcado o dia e horário para que todos acompanhem a atividade.
Mas tenha atenção: se o profissional estiver de férias coletivas, ele não poderá gravar vídeos em nome da academia durante o período, ok?
#2 – Se as turmas coletivas possuem grupos no WhatsApp, não deixe o grupo ficar inativo
Se a sua academia fechou, existe outra forma de não deixar o relacionamento esfriar: mantendo o contato por meio dos grupos do WhatsApp.
É importante que o aluno perceba que a academia continua fazendo parte da sua rotina de alguma forma.
Além de divulgar as aulas on-line que mencionamos acima, este, inclusive, pode ser um momento para coletar o feedback dos seus alunos da academia e pensar em algumas melhorias simples, mas que podem causar um impacto positivo!
Talvez uma queixa dos seus alunos seja a falta de aulões temáticos nas turmas de dança, por exemplo. Assim, vale a pena pensar em um calendário de atividades especiais para quando a paralisação terminar.
Não se esqueça, também, de cuidar do relacionamento com a sua equipe
Afinal, este é um momento delicado para os trabalhadores que atuam na sua empresa, estando cercados de dúvidas e incertezas sobre o “dia de amanhã”.
Procure demonstrar interesse em saber como todos estão durante a paralisação dos estabelecimentos fitness. Reforce que eles podem contar com o seu apoio e atenção!
Sentir apoio vindo do líder é fundamental, além de motivar o profissional a dar o seu melhor quando a academia reabrir.
#3 – Utilize as mídias sociais da sua academia para se comunicar com os alunos e compartilhar dicas
Outra forma de manter uma comunicação ativa e eficiente com os seus alunos é por meio das mídias sociais.
Seus alunos estão fazendo as aulas on-line que você está disponibilizando? Ótimo!
Que tal sugerir que eles gravem o exercício ou tirem fotos para publicar no próprio perfil e marcar a academia? Assim, você pode aproveitar para compartilhar o conteúdo produzido pelos seus alunos.
Além de valorizar o seu cliente, você também estará fomentando a rede de apoio entre os alunos de sua academia. Afinal, estamos vivendo um momento delicado e o apoio é fundamental para sairmos mais fortes desta situação.
Você também pode compartilhar dicas de alimentação, lifestyle e até mesmo sobre o home office (por exemplo: dicas para manter a postura correta trabalhando em casa ou um vídeo ajudando a fazer alongamento a cada hora).
Esse é um excelente segmento a ser abordado, visto que milhões de trabalhadores estão cumprindo a quarentena trabalhando de casa.
Pensando a longo prazo, essas medidas simples podem até mesmo ajudar a atrair novos alunos!
#4 – Sua academia fechou, mas ela deve continuar ativa na Internet
Sua academia está cadastrada no Google Meu Negócio?
Gratuita, a ferramenta facilita a divulgação do seu negócio no ambiente on-line, trazendo benefícios como:
- Ampliação do alcance do seu negócio na Internet;
- Interação com o seu público-alvo;
- Você pode coletar o feedback dos seus alunos lá, o que irá reforçar a sua reputação positiva.
Cadastre a sua academia no Google Meu Negócio agora mesmo! Se você já realizou o cadastro, não deixe de conferir se as suas informações estão atualizadas.
Se a sua academia possui um Blog, este também é um bom momento para atualizá-lo com dicas para os alunos, além de estimular acessos ao site por potenciais clientes.
O que você pode publicar em seu blog?
- Divulgação dos seus treinos/das aulas coletivas on-line;
- Dicas de alimentação durante o período de isolamento;
- Depoimentos de alunos que conquistaram bons resultados em sua academia;
- Como preparar o espaço em casa para treinar e obter bons resultados.
#5 – Precisei fechar minha academia definitivamente, e agora?
Sabemos que o momento exige calma e discernimento, mas, infelizmente, essas características não ajudam na hora de pagar as contas.
Os aluguéis continuam sendo cobrados, independente da crise, você precisa arcar com as despesas dos funcionários e tantos outros trâmites que envolvem um dinheiro que não está “entrando” da forma como o seu sistema operacional está acostumado.
Com a necessidade do fechamento das portas, de forma definitiva, fica a dúvida: o que fazer agora?
O primeiro passo é tentar um acordo com os funcionários, para que ambas as partes não saiam perdendo ou prejudicadas, entre em contato com um contador de confiança ou com um dos advogados ACAD, os associados já possuem essa possibilidade.
Seus aparelhos estão parados? Tente conseguir um bom valor por eles! Muitas academias fazem parte de grandes redes e podem enxergar na sua venda uma grande oportunidade.
Com o dinheiro recolhido, tente liquidar o máximo de dívidas possível e, se sobrar algum montante, faça uma reserva para começar de novo.
Lembre-se: a sua academia pode ter fechado as portas de forma definitiva, mas você continua sendo um profissional do segmento, podendo adentrar no universo on-line, oferecendo vídeos, pacotes e/ou aulas gratuitas para chamar alunos.
As dicas que passamos acima, se adaptadas, também valem para você! Afinal, seus alunos continuam existindo e eles não trocaram de ambiente, apenas estão seguindo as recomendações da quarentena.
Pense nos seus contatos como ainda sendo seus alunos, viabilize aulões on-line e mantenha o relacionamento com eles.
Essa pode ser uma porta aberta para a retomada das suas atividades, assim que esta situação se normalize.
REPASSANDO O QUE VIMOS NESTE POST
- O período de paralisação das atividades pode gerar incertezas e até mesmo o receio em perder alunos e receitas em sua academia;
- Mas, se a sua academia fechou, a ACAD Brasil traz dicas para evitar que o relacionamento do seu estabelecimento com os alunos esfrie;
- Envie exercícios on-line para os seus alunos;
- Se as turmas coletivas possuem grupos no WhatsApp, não deixe o grupo ficar inativo;
- Não se esqueça, também, de cuidar do relacionamento com a sua equipe;
- Utilize as mídias sociais da sua academia para se comunicar com os alunos e compartilhar dicas;
- Sua academia fechou, mas ela deve continuar ativa na Internet;
- Como tomar atitudes mesmo com a academia fechada definitivamente.
Lembre-se: a ACAD Brasil está ao seu lado neste momento! Acompanhe nosso site e nossas mídias sociais para ver notícias, atualizações e dicas para te auxiliar.
Separamos alguns conteúdos para te ajudar a conquistar resultados com a sua academia:
- Como montar uma academia de sucesso?
- Como fazer a captação e retenção de alunos para a sua academia
- 3 segredos para manter um bom relacionamento com o aluno da academia
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Juntos, somos cada vez mais fortes!