Arnold Sports Festival South America: faltam 42 dias

Nos dias 5, 6 e 7 de abril, São Paulo será sede de mais uma edição da Arnold Sports Festival South America, um evento de fitness, esporte, nutrição, saúde e bem-estar, que cresce a cada ano, com feira de exposição, treinos coletivos, workshops, cursos, palestras e debates sobre este mercado. A principal keynote do evento será trazida da Inglaterra. A PhD Andreia Costa Santos é doutora em Economia da Saúde pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSTHM), University of London, professora e pesquisadora na LSHTM. Como consultora da Organização Mundial de Saúde, com significativos avanços da agenda econômica relacionada à promoção de atividade física. O tema da palestra da Dra. Andrea para a abertura da 10ª edição da Arnold South America Festival será “O impacto econômico da inatividade física no Brasil”. Ela vai explorar os custos econômicos de não investir em uma sociedade mais fisicamente ativa e demonstrar os benefícios econômicos e sociais da atividade física. Já está comprovado por meio de estudos que as populações fisicamente ativas gozam de boa saúde física e mental e contribuem para uma economia próspera e para o bem-estar social. Uma sociedade fisicamente inativa gera altos custos sociais para o sistema de saúde e de economia, especialmente quando associados a doenças não transmissíveis evitáveis (DNTs) e condições de saúde mental. Na próxima semana, será divulgada também a programação do Encontro ACAD São Paulo – que prevê rodada de 6 minipalestras ministradas pelos Diretores Regionais da Associação. Este evento será realizado no dia 5 de abril, sexta-feira, dento da Arnold Sports Festival South America. Não perca essa oportunidade: INSCRIÇÃO GRATUITA NA FEIRA ARNOLD – CNPJ de academias poderão se inscrever para participar gratuitamente* da Feira. Clique aqui e faça a sua inscrição. *Os inscritos serão analisadas de maneira exclusiva pela organização da Arnold Sports Festival South America e para cada 01 CNPJ inscrito e aprovado serão disponibilizadas o total de 03 credenciais de acesso gratuito ao evento. Clique aqui e faça a sua inscrição.
INFORMATIVO 144

Nesta edição, você vai ler: – Últimas vagas para o Encontro ACAD Minas na próxima semana– Entrevista com Angelo Vargas – Pós-Doutor em Ciência do Desporto veste a camisa “Somos Essenciais”– Academias: nova lei aprovada no Recife deve alcançar outros municípios– Pesquisa da McKinsey revela seis tendências cruciais de bem-estar nos EUA– Visita à Matrix – Johnson Fitness: Uma Conversa Sobre Inovação e Parcerias no Mercado Fitness Entrevista com Angelo Vargas – Pós-Doutor em Ciência do Desporto veste a camisa “Somos Essenciais” Em agosto de 2023, a ACAD Brasil lançou o movimento “Somos essenciais”, chamando a atenção para a importância das academias e dos profissionais de Educação Física – já reconhecidos oficialmente como da Saúde – para a prevenção e a manutenção da saúde da população brasileira. Nestes últimos seis meses, proprietários de academias, personal trainers, legisladores, médicos, senadores, ministros, empresários… centenas de pessoas aderiram ao movimento em prol do combate ao sedentarismo e por um Brasil mais ativo. Entre os que apoiam o Somos Essenciais – e literalmente vestem a camisa –… Leia mais Pesquisa da McKinsey revela seis tendências cruciais de bem-estar nos EUA A McKinsey reuniu dados sobre 2.000 consumidores dos EUA para revelar insights sobre a mudança do comportamento do consumidor em relação ao bem-estar naquele país. No geral, a “Pesquisa sobre o Futuro do Bem-Estar prevê que o mercado de bem-estar dos EUA continuará em rápido crescimento. O novo relatório também reconfirmou as conclusões das edições anteriores da pesquisa: as principais tendências de consumo têm foco em melhor saúde, boa forma, nutrição, aparência, sono e atenção plena. Curiosamente, os pesquisadores observaram que os consumidores ainda sentem que as suas necessidades não são satisfeitas. O… Leia mais
Visita à Matrix – Johnson Fitness: Uma Conversa Sobre Inovação e Parcerias no Mercado Fitness

Nesta sexta-feira, dia 16/02/2024, a equipe da ACAD Brasil, representada pelo Presidente, Ailton Mendes e Gestora Executiva, Andrea Rodrigues, teve a honra de ser recebida pelo CEO da Johnson Fitness, Reginaldo Recchia, e pela Head de Marketing, Deborah Gomes, em uma visita que promete fortalecer ainda mais a parceria e impulsionar o mercado fitness nacional. A visita foi marcada por uma troca de ideias inspiradora, onde ambos os lados puderam compartilhar suas visões e estratégias para o mercado. A ACAD Brasil destacou seu compromisso em promover a saúde e o bem-estar através da atividade física. “A parceria entre a ACAD Brasil e a Matrix é estratégica e fundamental para o fortalecimento do setor. Estamos animados com as possibilidades que surgirão dessa colaboração”, afirmou Ailton Mendes. A ACAD Brasil agradece a receptividade e o profissionalismo da equipe da Matrix e aguarda com expectativa as oportunidades e projetos que surgirão dessa parceria promissora. Juntos, estamos comprometidos em elevar o padrão do mercado fitness e promover uma vida mais saudável para todos.
Pesquisa da McKinsey revela seis tendências cruciais de bem-estar nos EUA

A McKinsey reuniu dados sobre 2.000 consumidores dos EUA para revelar insights sobre a mudança do comportamento do consumidor em relação ao bem-estar naquele país. No geral, a “Pesquisa sobre o Futuro do Bem-Estar prevê que o mercado de bem-estar dos EUA continuará em rápido crescimento. O novo relatório também reconfirmou as conclusões das edições anteriores da pesquisa: as principais tendências de consumo têm foco em melhor saúde, boa forma, nutrição, aparência, sono e atenção plena. Curiosamente, os pesquisadores observaram que os consumidores ainda sentem que as suas necessidades não são satisfeitas. O relatório destaca as seis tendências mais fortes: 1. ‘Natural’ e ‘limpo’ têm seus limites – os pesquisadores da McKinsey testemunharam um declínio no interesse em produtos rotulados como “limpos” e “naturais”. Muitos consumidores passaram a valorizar a eficácia e um fator em jogo, dizem eles, é que pode haver um certo grau de superexposição a essas alegações. 2. Diferenças nas preferências das marcas próprias – o estudo mostra que os consumidores dos EUA dão prioridade às marcas próprias. As marcas emergentes estão na vanguarda da inovação de produtos e modelos de negócios que os consumidores reconhecem e valorizam. A McKinsey afirma que o ritmo da inovação apresenta oportunidades para as empresas entrarem no mercado. 3. Aumentar o foco no sono – 45% dos entrevistados consideraram que dormir melhor é uma prioridade muito alta. Mais de um quarto afirma que “definitivamente darão maior prioridade ao sono nos próximos dois a três anos”. Em comparação com anos anteriores, é agora oferecida aos consumidores uma grande variedade de produtos para ajudar a melhorar o sono, tais como wearables, colchões inteligentes e suplementos. No entanto, esta é a área com as maiores necessidades não satisfeitas dos consumidores e, consequentemente, há uma oportunidade significativa para novas empresas entrarem na arena e revolucioná-la. Os pesquisadores sugerem que as empresas que vinculam seus produtos a melhorias tangíveis no sono serão as mais bem-sucedidas. 4. A geração millenials é a que gasta mais – as conclusões indicam claramente que pessoas que nasceram entre 1981 e 1995 estão no topo da lista como a geração que mais dá prioridade à saúde e ao bem-estar. Elas também exibiram a maior taxa média de compra de produtos e serviços de bem-estar. A McKinsey recomenda que, para aproveitar essa base de consumidores crucial, as empresas invistam em marketing adaptado para atrair esse segmento, como explorar influenciadores ou celebridades para campanhas de marketing ou para trabalhar com canais de mídia social como TikTok ou Instagram. 5. Necessidades não atendidas dos consumidores negros – o relatório também expõe que os consumidores negros são o grupo com maiores necessidades não satisfeitas, com 47 a 55% deste segmento afirmando que precisam de mais produtos e serviços de bem-estar para satisfazer as suas necessidades. Em comparação, apenas 35 a 39% dos consumidores asiáticos e 30 35% dos brancos disseram o mesmo. A McKinsey considera que esta procura só irá aumentar e recomenda que as empresas aloquem uma parte dos seus orçamentos para compreender que tipos de produtos podem satisfazer estes consumidores. 6. Aumento do bem-estar corporativo – os pesquisadores observaram que, desde o início da pandemia, tem havido um influxo de benefícios relacionados com o bem-estar dos funcionários. Para se manterem à frente desta curva, a McKinsey aconselha as empresas a explorarem parcerias empresariais que lhes permitam oferecer os seus produtos e serviços como parte de programas de bem-estar dos funcionários – em si um segmento em crescimento. Para acessar a íntegra do estudo, clique aqui!
Academias: nova lei aprovada no Recife deve alcançar outros municípios

Bares e restaurantes do Recife já passaram por treinamento e ações de conscientização sobre como prevenir e enfrentar a violência e a importunação sexual contra as mulheres naqueles espaços. Em março, será a vez das academias do município pernambucano, que precisarão adotar ações, entre as quais: promover a formação aos seus funcionários sobre como proceder em casos de violência e importunação sexual, e a formação sobre igualdade de gênero e respeito à diversidade. As academias também deverão garantir o distanciamento entre a pessoa em situação de violência e a pessoa indicada como agressoras, removendo-as do estabelecimento caso necessário. O registro de vídeos captados por câmeras de segurança, de acordo com o protocolo, será armazenado pelo prazo mínimo de 180 dias após a ocorrência do caso. Também serão afixados cartazes informando que o estabelecimento adere ao “Protocolo Violeta” e divulgando formas de pedir ajuda e denunciar a violência. A Prefeitura do Recife deu um passo importante no âmbito das políticas públicas voltadas para as mulheres. Foi o primeiro município do país a sancionar, regulamentar e colocar em prática o Protocolo Violeta. Trata-se de uma lei municipal, que tem como objetivo “prevenir e enfrentar a violência e a importunação sexual contra mulheres, bem como o de promover o acolhimento da pessoa em situação de violência no espaço público, em especial em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, hotéis e motéis, casas noturnas e academias de ginástica.” O projeto de lei que deu origem ao Protocolo Violeta é de autoria da vereadora Cida Pedrosa e da vereadora licenciada, atual Secretária-Executiva dos Direitos dos Animais, Andreza Romero. O documento foi baseado no “Protocolo No Callem”, de Barcelona, Espanha. O “No Callem” foi a ferramenta que possibilitou a prisão do jogador brasileiro Daniel Alves por estupro. São princípios do Protocolo Violeta: A atenção à pessoa em situação de violência; O respeito às decisões dessa pessoa; A repreensão à atitude do agressor e o distanciamento da pessoa em situação de violência; A garantia da privacidade e da presunção de inocência da pessoa em situação de violência. Historicamente, Recife tem um papel de pioneiro quanto às políticas públicas voltadas para mulher e, muitas vezes, já serviu de exemplo para outros municípios. É muito provável que o Protocolo Violeta seja lei, também em outras regiões do país, já que um dos objetivos é criar uma rede de enfrentamento à importunação sexual e promover ambientes seguros para as mulheres, com ações que destacam o compromisso conjunto com o bem-estar e a prevenção da violência.
Entrevista com Angelo Vargas – Pós-Doutor em Ciência do Desporto veste a camisa “Somos Essenciais”

Em agosto de 2023, a ACAD Brasil lançou o movimento “Somos essenciais”, chamando a atenção para a importância das academias e dos profissionais de Educação Física – já reconhecidos oficialmente como da Saúde – para a prevenção e a manutenção da saúde da população brasileira. Nestes últimos seis meses, proprietários de academias, personal trainers, legisladores, médicos, senadores, ministros, empresários… centenas de pessoas aderiram ao movimento em prol do combate ao sedentarismo e por um Brasil mais ativo. Entre os que apoiam o Somos Essenciais – e literalmente vestem a camisa – está Angelo Vargas, profissional de Educação Física, pedagogo, Mestre em Educação, Doutor em Ciência da Motricidade, Doutor em Educação Física, Pós-Doutor em Ciência do Desporto, Pós-Doutor em Sociologia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A equipe da ACAD Brasil conversou com o prof. Angelo, um nome de peso que apoia o movimento e veste essa camisa. Qual a importância do movimento e como fazer para que ele alcance cada vez mais pessoas influentes? Eu entendo que o movimento “Somos Essenciais” tem uma importância fundamental, assume uma magnitude impactante na sociedade brasileira e coloca a ACAD Brasil como protagonista da segurança da sociedade. Reconhecendo, por lei, o profissional de Educação Física como um profissional da área da Saúde e a atividade física essencialíssima para a manutenção e a prevenção da saúde, somos nós os únicos profissionais genuinamente da Saúde, porque trabalhamos em saúde preventiva, primária e de recuperação, como reconhece a Organização Mundial da Saúde – OMS. Podemos dizer que o único profissional tecnicamente e academicamente preparado para dar segurança à sociedade neste designo da saúde é o profissional de Educação Física. Divulgar essa essencialidade é, acima de tudo, protagonizar a segurança da sociedade. Assim, este é um movimento de suma importância, justamente porque chama a atenção para a atividade física, o exercício físico, que é a sinergia técnica que tem um objetivo específico: a manutenção da saúde, a priorização da saúde. O que falta para que toda a sociedade se convença de que o combate ao sedentarismo pode salvar muitas vidas? Eu sou bastante intolerante com o cidadão brasileiro e a qualquer atividade, por ação ou omissão, que coloque em segundo plano a segurança da saúde da sociedade. É mais do que sabido, está consagrado mundialmente, inclusive com documento instituídos da OMS, que uma das formas preventivas no terceiro milénio para salvar o ser humano dos males degenerativos da vida contemporânea é o exercício físico bem orientado. Isso é sabido no mundo inteiro, em todos os países desenvolvidos, subdesenvolvidos, emergentes. Não há por que a sociedade brasileira assumir uma conduta omissiva, seja por parte do médico, do fisioterapeuta, do próprio profissional de Educação Física, da dona de casa, do executivo, não importa. Temos que entender claramente o risco que o sedentarismo traz para todos e cada um de nós. A prática da atividade física é imperativa para a manutenção da saúde. O mundo moderno pela automação e tecnologia procura cada vez mais o conforto e este conforto tem o nome: ausência de sinergias e movimento. Quanto mais conforto mais sedentarismo, quanto mais conforto mais necessidade de atividades físicas compensatórias e essas compensações chama-se exercício físico, porque visa sobretudo a manutenção da saúde e muitas vezes até a cura de alguns males que estão perigando nos acometer. Essa essencialidade é imperiosa, porque nós somos essenciais porque somos nós essenciais, porque somos o epicentro de onde tudo começa para garantir a segurança da sociedade. Na verdade, nós somos soldados da saúde, porque nós atuamos o tempo inteiro na saúde, em saúde. Este movimento fala de algo muito importante, algo que não se negocia, que é essencialidade. Qual o papel de uma Associação como a ACAD Brasil neste movimento em prol uma sociedade mais ativa? A ACAD assume importância capital neste movimento, já que divulga este conceito da essencialidade de academias e profissionais de Educação Física, em nome da sociedade. Parabenizo a Associação por assumir esse protagonismo, essa responsabilidade, de divulgar um direito do cidadão de praticar exercício físico com um profissional competente que tenha responsabilidade civil e administrativa para prescrever orientar coordenar exercícios físicos na área da saúde.
Últimas vagas para o Encontro ACAD Minas na próxima semana

Na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro, será aberta oficialmente a super agenda de eventos regionais da Associação, para 2024! Restando pouquíssimas vagas, Encontro ACAD Minas Gerais vai reunir especialistas, empresários, gestores e profissionais do fitness. Na programação, duas palestras com temáticas importantíssimas para a gestão dos negócios de academias. A primeira, sob a temática “Produtividade e gestão do tempo” será com Renato Bruno, consultor, empresário e professor universitário. Na sequência, mais um tema essencial: “Marketing de Aceleração”, palestra que será ministrada por Carlinhos Califórnia, empresário do fitness e especialista em Marketing. Após a rodada de palestras, todos os presentes estão convidados a participar de um happy hour especialmente organizado para que mais um momento de networking e confraternização. 📆 Data: 22 de fevereiro, próxima quinta-feira ⏰ Horário: 14h 🏨 Local: Hotel San Diego Lourdes 📍 Endereço: Av. Alvares Cabral 1.181, Lourdes, Belo Horizonte Clique aqui para garantir a sua vaga!
INFORMATIVO 143

Esta semana, destaque para o Encontro de Líderes 2024 em São Paulo, com foco no alinhamento estratégico e temas cruciais. Apoio do Deputado Federal Eduardo Bismarck ao movimento “Somos Essenciais” e entrevista exclusiva com o Diretor Regional Patrick Aguiar sobre Políticas Públicas. Confira os demais destaques!
Reino Unido: mais de 100 propostas de políticas públicas para atividade física

Lançado esta semana no Reino Unido, o “Manifesto do Caminho para as Eleições de 2024” foi elaborado pelo órgão independente Sports Think Tank e reúne mais de 100 ideias de políticas públicas voltadas para a prática da atividade física. A convite dos organizadores do manifesto, 29 organizações do setor de saúde e de fitness contribuíram com ideias a serem consideradas pelo governo. As políticas de custo neutro sugeridas incluem a criação de ambientes mais ativos. O documento detalha mais de 100 ideias de políticas públicas para a atividade física, o bem-estar e o desporto, incluindo a elevação do estatuto da educação física no currículo escolar; incorporação de ambientes ativos nas políticas de planejamento; abordar desigualdades profundas; incorporar a atividade física no ensino superior e orientar o setor para a saúde e o bem-estar, especialmente através da prevenção em sistemas de cuidados integrados. O objetivo principal da iniciativa é usar a atividade física para criar uma sociedade mais saudável! Andy Reed OBE, fundador e diretor do Sports Think Tank, afirma que os desafios de financiamento foram considerados: “Pedimos aos nossos colaboradores que produzissem ideias políticas que permanecessem neutras em termos de recursos para o governo durante o ciclo orçamental. Nosso objetivo é que o trabalho que realizamos na coleta dessas ideias políticas seja o início de um processo iterativo envolvendo tanto os contribuintes quanto os formuladores de políticas.” Reed diz que muitas das organizações abordadas sentem que não são compreendidas pelos partidos políticos e gostariam de ver uma abordagem multipartidária, com melhor defesa e mais trabalho intergovernamental. Elas estão interessados em ajudar o governo a usar a atividade física para tornar a sociedade mais saudável. O deputado Kim Leadbeater, presidente do Grupo Parlamentar Multipartidário para o Desporto, escreveu o prefácio do manifesto, dizendo: “Não é exagero afirmar que a atividade física continua a ser um dos recursos mais subutilizados que temos à nossa disposição para enfrentar alguns dos nossos desafios mais persistentes, desde aliviar as pressões sobre o sistema público de saúde até combater a criminalidade e melhorar a produtividade económica.” Talvez o mais importante – e é aqui que os partidos políticos deveriam ficar atentos – os contribuintes foram desafiados a tornar cada decisão política neutra em termos de custos. “Nestes tempos economicamente difíceis, este aspecto por si só deveria tornar este documento uma leitura essencial”, disse ele.
Eventos em academia: 7 ideias para inovar e conquistar clientes

O mercado de fitness é extremamente competitivo – principalmente pela demanda de um consumidor cada vez mais exigente. Além de praticar exercício físico, os alunos tendem a procurar espaços nos quais se sintam bem e engajados, a todo instante. A ideia de pertencimento faz das academias um espaço atrativo, propício a criação de “tribos” e isso é uma vantagem mercadológica. E os eventos em academia têm alto potencial para conquistar esse público. Algumas das vantagens de eventos em academias: Tira os alunos da rotina dos treinos; Cria um ambiente interessante e atrativo; Proporciona momentos de descontração e trocas de experiências entre os alunos; Cria espaços para que mais pessoas conheçam a academia; Aumenta o engajamento dos alunos; Melhora a retenção dos clientes, diminuindo a sazonalidade de matrículas; Aumenta a rentabilidade em caso de cobrança de taxa de participação! Para embarcar nessas vantagens, a seguir 7 ideias de eventos para serem realizados dentro da academia e conquistar alunos. 1. Promova competições saudáveis Desafios são ótimos mobilizadores, tanto para quem participa quanto para quem assiste. E as academias estão cheias de oportunidades para desafiar os alunos, sempre de forma saudável. Pense em competições relacionadas à frequência de treinos dos alunos, cumprimento de metas individuais, ou outros desafios que possam mobilizar as pessoas – sem que isso ofenda quem não deseja fazer parte do movimento. 2. Desenvolva eventos para complementar o cuidado com a saúde O cuidado com o corpo está diretamente relacionado a uma alimentação saudável, saúde mental, autoestima e outros benefícios integrados. Realizar eventos que tenham como temática qualquer uma dessas atividades complementares pode melhorar a experiência do aluno na academia. Você também pode promover minicursos, palestras ou workshops levando alguma personalidade ou especialista para ministrar o evento. 3. Comemore datas comemorativas Principalmente as datas comemorativas e comerciais mais conhecidas – como Dia das Mulheres, Réveillon, Carnaval, Natal, etc. – são pratos cheios para celebrações nas academias. Além de decorar o espaço, promova o engajamento dos alunos com músicas e quitutes temáticos e convide para que eles treinem com vestimentas a caráter! 4. Promova eventos beneficentes ou que apoiem alguma causa Com certeza você já ouviu falar que “Gentileza gera gentileza”. Convidar as pessoas para contribuírem com movimentos que apoiem alguma instituição ou causa costumam trazer alto engajamento, principalmente quando elas percebem a mobilização dos outros. É interessante relacionar essas causas com alguma temática saudável, como as campanhas Outubro Rosa ou Novembro Azul, por exemplo. 5. Realize aulões em locais diferenciados Essa é uma prática bem comum em studios de Yoga, por exemplo, em que os professores convidam seus alunos para realizar a prática em parques ou espaços públicos. Além de tirar as pessoas da rotina, eventos como esses ainda fazem com que as outras pessoas que frequentem o local também possam conhecer sua marca. 6. Promova um dia para levar um amigo ou familiar Outra ótima forma de conquistar novos clientes é criar um dia para que os alunos convidem uma pessoa para treinar junto com eles, seja um amigo ou familiar. Nessa data é interessante criar exercícios diferenciados para não impactar quem não aderir ao evento e engajar aqueles que vão fazer as atividades com seus convidados. 7. Faça treinos online gratuitos Na mesma linha de realizar aulões em locais diferenciados, os treinos online – que tiveram grande destaque durante a pandemia – também podem contribuir com a promoção da sua imagem de marca. Esses movimentos são importantes para que os participantes conheçam seu espaço, o “clima” da academia e a expertise dos profissionais que trabalham lá. Para alguns, pode até funcionar como uma “aula experimental” sem sair de casa, gerando curiosidade e vontade de realizar a matrícula. O que sortear em eventos na academia? Muitas vezes o engajamento dos eventos em academia é potencializado por meio de uma “moeda de troca”, que pode ser a entrega de brindes e sorteios. Em ambos os casos, é interessante entregar itens que possam ser usados pelos alunos no próprio espaço, como squeeze, camiseta, toalha, mochila, adesivos, entre outros. Considere sempre personalizar esses brindes com o logotipo da sua empresa, para que sua marca seja vista também quando os alunos os utilizarem fora da academia. Mesmo que os convidados não se convertam em alunos, a partir de uma boa experiência, a chance de divulgarem positivamente sua academia é muito maior.