A Black Friday para academias é a sua oportunidade de captar novos alunos e renovar as matrículas que irão vencer!
Embora a Black Friday seja uma campanha consolidada nos EUA há muito tempo, com descontos expressivos e queimas de estoque para o fim de ano, a ocasião tem sido incorporada ao comércio brasileiro e ganhado força.
E a estratégia tem dado certo! Ano após ano, o aumento das vendas nesta época tem acontecido de forma constante, seja no comércio físico ou eletrônico.
E você, dono de academia, deseja aderir a Black Friday, mas ainda não sabe por onde começar? Ou tem receio de ficar no prejuízo?
Então, vem com a ACAD Brasil! Nós iremos te ajudar a planejar a sua ação para que a sua academia não fique de fora.
Começando a planejar a estratégia de Black Friday para a sua academia!
Para começar, vamos pensar em um ponto muito importante: o objetivo. Ou seja, a sua ação será direcionada para captar novos alunos? Renovar matrículas?
Para que o planejamento da Black Friday para a sua academia traga bons resultados, devem ser observados os três pontos abaixo:
#1 – Transmitir senso de urgência
Esta ação deve ser divulgada de forma rígida, ou seja: por tempo limitadíssimo! O aluno (ou potencial aluno) deve ter em mente que é uma oportunidade única para fazer a matrícula.
Além disso, você também não pode ter prejuízo em seu estabelecimento ao ofertar a matrícula por um valor que não irá cobrir as suas despesas.
#2 – Escassez
Complementando o senso de urgência, a escassez é um aspecto que lida com o lado psicológico do aluno.
Ou seja, ele precisa ter a sensação de que irá perder algo caso não se torne aluno da sua academia.
Uma das ações que podem ser realizadas aqui é limitar a quantidade de pessoas que irão fechar com a sua academia, como “Exclusivo para os 100 primeiros clientes!”.
#3 – Exclusividade
Um dos segredos para uma ação dar certo é gerar a sensação de pertencimento no aluno, para que ele entenda que está fazendo parte de algo inédito!
Dar a possibilidade ao aluno de possuir algo inédito, restrito a uma quantidade de pessoas, também é um gatilho importante para a exclusividade.
5 estratégias para a sua academia vender mais na Black Friday!
Um conselho: antes de você apostar em promoções de black friday para a sua academia, tenha controle sobre o valor da mensalidade!
Assim você irá saber como uma ação desse tipo pode impactar em seu caixa e você irá avaliar a melhor escolha para não ficar no prejuízo.
Além disso, lembre-se que é importante calcular a quantidade de alunos que o seu espaço consegue comportar, afinal, casos de superlotação resultam em cancelamentos de matrícula.
Confira, a seguir, 5 estratégias e planeje a Black Friday em sua academia com promoções exclusivas:
#1 – Apresente um valor especial na 1ª mensalidade
Você pode oferecer a primeira matrícula a um valor abaixo do normal, com um desconto considerável, desde que a pessoa adquira um dos planos específicos.
Outra estratégia é oferecer um desconto progressivo: quanto melhor o plano adquirido pelo aluno, maior será o desconto na primeira mensalidade.
#2 – Traga o plano mensal com desconto
Com o objetivo de promover a sua academia para alunos novos, o plano mensal pode ser oferecido com um desconto razoável.
Esta ação vale como uma “amostra” dos serviços oferecidos pela academia para que o aluno aumente o vínculo com a academia. Ou seja, adquira um plano trimestral, semestral ou anual!
#3 – Ofereça descontos mensais para o aluno que já está matriculado na sua academia
A ideia aqui se resume em oferecer ao aluno que paga o plano mensal pelo mesmo valor do plano anual dividido por 12.
Ou seja, se o plano anual custa 1200 reais, o mensal custaria 120 reais até novembro do próximo ano para aqueles que não possuem cartão de crédito/cheque.
Por que oferecer este desconto? Esta ação é válida para oferecer o mesmo benefício que aqueles que pagam o plano anual possuem. E, lembrando, que esta é uma ação exclusiva para o dia da Black Friday!
#4 – Faça uma promoção “2 por 1”
Neste caso, a estratégia a ser adotada é: 2 alunos = uma mensalidade durante o primeiro mês (ou os próximos, caso você queira estender a promoção).
Uma das formas de explorar esta ação é: “Traga um amigo e ganhe 50% de desconto para vocês dois durante o primeiro mês!”.
#5 – Presenteie o aluno com mais 3 meses se ele adquirir o plano anual
Aqui, você concede mais 3 meses para o aluno que quiser renovar ou adquirir o plano anual.
Outra opção, neste caso, é conceder 2 meses para a pessoa que adquiriu o plano e 1 mês de bônus para um amigo. Assim, você irá fidelizar quem já está matriculado e promoverá a experimentação do serviço para um potencial aluno.
É importante lembrar:
Campanhas como a Black Friday possuem um potencial enorme de gerar um marketing boca a boca para a sua academia: se o preço promocional estiver alinhado a um bom serviço, o sucesso é garantido!
No entanto, vale lembrar que a promoção é uma porta de entrada para os alunos! Eles precisam ser fidelizados para que o vínculo com a academia não termine ao final do contrato de três meses – ou um ano.
Ah, não deixe de utilizar as redes sociais para divulgar as promoções em sua academia!
A seguir, você encontra algumas dicas de gestão que vão te ajudar a cuidar da sua academia:
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Dicas infalíveis para promover a retenção de profissionais na sua academia;
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Qual o impacto do plano de negócios no sucesso da sua academia?
E aí, gostou da matéria? Com essas dicas você já pode criar a campanha de Black Friday para a sua academia!
Estamos juntos!