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Captação e fidelização de alunos:

o que você precisa saber para garantir resultados positivos para a sua academia

Não é novidade falar que o mercado é altamente competitivo, isso você já sabe. Principalmente agora que estamos vendo um alinhamento entre o físico e o on-line, que aumenta as chances daquela academia bem longe do seu bairro se destacar ao oferecer serviços diferenciados em plataformas de treino, por exemplo. Então, é necessário ter atenção no seguinte ponto: captação e fidelização de alunos.

Fazer a captação de alunos para a academia é um dos vários desafios enfrentados pelos gestores fitness e, por isso, a busca por soluções diferenciadas para o negócio não termina. Até porque podemos encontrar recursos cada vez mais interessantes para disseminar os serviços oferecidos.

Ótimos equipamentos, profissionais que possuem nome no mercado, aulas coletivas e o preço competitivo dos pacotes são apenas alguns detalhes que nem podem ser mais vistos como diferencial, pois se transformaram em algo básico. 

Ou seja, é imprescindível ter em mente que é preciso mais do que isso para atrair novos alunos e manter o interesse daqueles que já estão na sua academia há mais tempo.

Buscar diferenciais arrebatadores deve ser um dos seus principais objetivos, visto que são peças fundamentais para que os resultados sejam cada vez mais positivos.

 

Mas como fazer isso? Separamos algumas dicas para que você comece a traçar estratégias que levarão a esse caminho. Boa leitura!

 

A captação e fidelização de alunos começa no planejamento

Muito se engana quem pensa que é só chegar e ir fazendo, muito pelo contrário, estratégias não aparecem e não são criadas da noite para o dia. 

Pode parecer algo muito básico, mas um planejamento bem feito e estruturado pode durar por um longo período na sua academia, precisando ser revisitado apenas para atualizações de mercado e afins. 

Fundamental mesmo é ter um excelente plano de negócios, pois é através dele que as suas estratégias de ação poderão ser definidas, sendo um dos pilares fundamentais para o crescimento da sua academia

Analise metas, custos, observe todos os detalhes necessários para colocar as ideias em prática. Um bom planejamento tem como base a minuciosidade, uma vez que é através dele que as suas decisões posteriores serão tomadas.

O plano de negócios pode ser visto como algo a ser feito quando um empreendimento está surgindo no mercado, porém muitos gestores se esquecem de que ele pode ser organizado até mesmo quando já houve um lançamento ou repaginado para seguir as tendências da sua academia. Acesse aqui um post sobre o assunto para saber mais sobre o tema.

Conheça o seu público e interaja com ele

Atualmente, onde você capta informações sobre serviços que deseja consumir? A resposta é rápida, né? Obviamente é na internet.

Então o que a sua academia ainda está fazendo fora do universo on-line?

Como sempre falamos, a pandemia trouxe uma nova forma de consumo até mesmo para as atividades físicas, uma vez que pode-se agendar horários através de plataformas específicas, escolher modalidades para cada dia da semana ou até mesmo realizar treinos completos sem sair de casa. Uma realidade que já faz parte da vida da maioria das pessoas.

Mas não basta apenas estar presente, pois é preciso conhecer quais são os interesses dos seus alunos, o que eles estão procurando nas redes sociais, sites e blogs?

É preciso analisar a fundo o perfil do público para entregar conteúdos de qualidade que agreguem valor ao dia a dia das pessoas, pois assim elas terão cada vez mais interesse em consumir o que lhes é oferecido. 

A interação também é extremamente necessária, afinal, ninguém gosta de ficar falando sozinho, não é mesmo? O seu público quer interagir, postar, compartilhar, além de sentirem que fazem parte da rotina da academia, não só como consumidores, mas como integrantes de algo maior do que apenas superficial. 

Pense em estratégias que agreguem valor ao seu negócio, mas conheça muito bem o perfil do seu público. Lembre-se de que não são apenas os seus alunos que irão consumir conteúdos, você também precisa trabalhar a captação de novos clientes, além de fidelizar os antigos, é claro!

Veja o que os concorrentes estão oferecendo como diferencial, mas lembre-se que o seu estabelecimento é único e os públicos podem ser diferentes, ou seja, não vale copiar, mesmo que eles estejam tendo sucesso. Monte algo que seja para a sua academia exclusivamente.

Lembre-se de aplicar estratégias de marketing para gerar tráfego

É válido educar o seu público para que ele conheça a importância das atividades físicas para a imunidade ou mostrar como praticar treinos eficientes e motivados mesmo em casa, por exemplo.

Faça-o ter em mente que essa é uma questão de saúde e que pode prevenir sérias doenças que podem surgir a partir do sedentarismo.

Como falamos anteriormente, esse é um trabalho que pode ser desempenhado por meio da criação de um blog ou site para o seu negócio, além de perfis em mídias sociais, como Facebook e Instagram. Assim, você irá gerar autoridade para o seu estabelecimento e poderá reter os alunos na academia.

Sem contar que a interação fica muito mais dinâmica e próxima, afinal, quando olhamos para os lados, todos estão acessando os celulares, não é mesmo?

Então, lembre-se de que para alavancar a academia é essencial levar em consideração esse tipo de relacionamento. Ou seja, o desafio para alunos de academia não se baseia apenas em atraí-los, mas em retê-los e até mesmo trazer de volta aqueles que não estão mais matriculados. 

 

Confira algumas ações que podem ser realizadas para fidelizar seus alunos:

Indicação de outros alunos 

Essa é uma forma eficiente de atrair novos alunos, isso porque quando uma pessoa de confiança está fazendo a indicação, a chance de haver desistência no primeiro mês de matrícula é menor. 

Alguns estabelecimentos oferecem um desconto ao aluno que convida outras pessoas para a academia e isso pode se tornar bastante atrativo, pois pode ir aumentando de acordo com o número de indicações. 

E isso tem até nome, se chama Buzz Marketing, que dissemina a propaganda do seu estabelecimento através de uma cadeia composta pelos consumidores.

Lembre-se de que uma pessoa satisfeita falará muito bem sobre o seu serviço e essas indicações poderão acontecer até mesmo de forma natural, sem a necessidade de incentivos como o desconto, por exemplo.

Escute o seu público

Para saber o que os seus alunos estão pensando sobre a sua academia, que tal aplicar uma pesquisa de satisfação? No site da ACAD você encontra um modelo pronto para fazer download gratuitamente

Além disso, você também deve estabelecer um canal de comunicação para ter um contato direto com os alunos, como um WhatsApp, um e-mail ou até mesmo uma caixa de sugestões no balcão da recepção. 

É essencial receber este feedback para conhecer os pontos fracos, implementar melhorias e saber, também, quais são os seus pontos fortes.

Traga os antigos alunos de volta

É importante entender quais motivos levaram o ex-aluno a cancelar a matrícula e apresentar algum diferencial no momento de entrar em contato novamente com ele. 

Alguns estabelecimentos costumam oferecer uma mensalidade grátis caso seja adquirido um plano semestral, por exemplo.

Mas só isso não diz nada, porque é preciso entender quais motivos o levaram a tomar a atitude de trancar ou abandonar a matrícula, pois só assim você poderá levantar pautas que o interessem novamente, fazendo as melhorias necessárias para que o aluno sinta-se novamente atraído pelos seus serviços. 

O que fazer em momentos de queda no movimento?

A frequência dos alunos oscila muito durante o ano e os meses frios deixaram de ser o único agravante para que isso aconteça. Principalmente depois de um longo período de isolamento social e ondas de fechamento que vão e voltam dependendo do Estado e do Município. 

Sendo assim, passou a ser ainda mais importante frisar o quanto as atividades físicas podem fazer diferença na saúde e na imunidade, proporcionando maior qualidade de vida e diversos benefícios que o não sedentarismo pode oferecer. 

Estudos e reportagens auxiliam muito na disseminação de informações que podem agregar ainda mais valor aos seus serviços, visto que comprovam a eficácia de se manter uma rotina de treinos.

Quem não é visto não é lembrado. Apareça! 

Realizar a captação de alunos para a academia é um desafio para o empreendedor, pois é fundamental estar atento aos detalhes que fazem a diferença na gestão do seu negócio e trazem novos alunos, além de fidelizar os que já estão matriculados.

Existem alguns pontos que podem impactar diretamente no sucesso do negócio caso o empreendedor esteja atento a eles, isso vale tanto para o lado positivo quanto para o negativo. 

Uma coisa interessante é investir na fachada do seu estabelecimento para que possa despertar a curiosidade dos potenciais alunos da sua academia. Até porque algumas ficam em endereços bem escondidos e que não chamam atenção. Trabalhe a aparência!

E não se esqueça: aparecer nos resultados de busca do Google também é importantíssimo! 

A ferramenta gratuita “Google Meu Negócio” permite o gerenciamento da forma como uma empresa local aparece nos produtos do site, como o Google Maps e a Rede de Pesquisa.

Ou seja, ao utilizar a ferramenta, o seu negócio irá aparecer no mapa e nos resultados da pesquisa de um potencial cliente que estiver procurando por uma academia na sua região!

Além disso, cuidar da imagem interna também é essencial. Ou seja, o cuidado com os funcionários e o tratamento dos profissionais em relação ao aluno também são pontos importantíssimos na hora de atrair e reter o público. 

 

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