Controle financeiro de academia,

o que ele diz sobre a saúde do seu negócio

Todo tipo de negócio requer uma atenção especial quando o assunto é dinheiro e com o controle financeiro de academia não poderia ser diferente.

O equilíbrio das contas pode levar seu negócio ao topo, ou a falta dele poderá fazer com que despenque, sendo bastante realista.

Dessa forma, a sua gestão terá total responsabilidade em construir uma estabilidade para o empreendimento, bem como um planejamento adequado, inteligente e com resultados promissores.

Principalmente após um longo período que demandou maior atenção aos gastos, uma vez que foi necessária uma reestruturação das academias.

Diante desse cenário, podemos compreender que uma maior análise é crucial para que momentos difíceis possam ser atravessados com saúde financeira.

O mercado fitness voltou a se estabelecer de forma positiva, mas a sua academia já está preparada para ele?

O seu sucesso depende do controle financeiro de academia

Sabemos que não é tão simples obter uma estrutura financeira que caminhe junto ao dia a dia da sua empresa.

Mas, seguindo algumas diretrizes, as formas de aplicação de planejamentos levarão a uma melhor adequação da empresa, pois esse alinhamento é capaz de ser aprofundado cada vez mais, adicionando informações pertinentes ao empreendimento, novos olhares e ajustes perspicazes. 

Ao trabalhar com práticas inteligentes, como o controle financeiro de academia, os resultados podem ser observados a curto, médio e longo prazo.

Isso porque é possível verificar a execução das metas planejadas, na prática. Lembrando que as metas precisam ser realistas para que haja impulso no trabalho para sua execução.

E, diante de todos os cenários, através de uma observação e análise constantes, também é possível realizar os ajustes necessários para alcançar os resultados desejados.

Transformar tais ações muito tem a ver com o conhecimento do gestor, além do histórico de análises e dados compilados sobre as diferentes ações realizadas dentro da academia, o que deve fazer parte da rotina.

Uma rotina que ajuda a enxergar sempre à frente

Primeiramente, transformar tudo isso em algo comum dentro da sua academia pode auxiliar em todo e qualquer planejamento.

Pois, dessa forma, pode-se entender cada momento pelo qual o empreendimento está passando, facilitando tomadas de decisão que podem melhorar, e muito, processos e, até mesmo, aquisições.

Bons exemplos a serem dados são: a compra de novos aparelhos, visto que são investimentos mais altos, novos treinamentos para equipes, reformas, estratégias de marketing ou, até mesmo, reduções no quadro de funcionários, cortes de gastos e outros fatores primordiais.

Para que tudo isso seja possível, é importante saber, com certeza, quais são as receitas e despesas da sua academia.

Tal fato se dá através da análise dos gastos operacionais, custos de manutenção, salários dos funcionários, impostos e encargos trabalhistas.

É importante também ter em mente os gastos fixos e variáveis, para que não existam surpresas de um mês para outro.

Para ter um bom controle financeiro, algumas ações do gestor são necessárias

  • Manter um fluxo de caixa totalmente atualizado.
  • Ter o controle de contas a pagar e a receber.
  • Provisionar um capital de giro, para conseguir esperar o período de entradas e saídas.
  • Garantir um fechamento de caixa eficiente.

Dessa forma, o seu controle financeiro poderá se tornar ainda mais transparente, proporcionando assim análises eficazes e maior comprometimento perante tal rotina.

Tal controle também é capaz de auxiliar na hora de precificar o seu serviço, onde as mensalidades estarão alinhadas às necessidades da academia.

Lembrando que colocar preços muito caros nas mensalidades pode ser um prato cheio para os concorrentes, então, não deixe de realizar pesquisas do setor.

Falando em concorrência…

Já que tocamos nesse assunto, precisamos falar sobre a rotatividade dos alunos, o que pode afetar seu negócio, bem como a sazonalidade.

Sendo assim, é extremamente necessário que você trabalhe com programas e estratégias de fidelização.

Até porque, fidelizar um aluno é muito mais barato do que conquistar um novo. Sem contar que ele pode ser uma fonte de indicações futuras para o seu negócio.

Pense em estratégias que não tenham gastos exorbitantes para a sua academia, mas que, mesmo assim, sejam atrativas, tais como:

  • Crie programas e treinos exclusivos para os alunos mais empenhados.
  • Ofereça descontos em pacotes por indicações.
  • Trabalhe com preços exclusivos para novas modalidades.
  • Diversifique seus meios de pagamento.
  • Invista em conteúdos variados que agreguem valor ao seu negócio, como aulas on-line especiais.

Fique sempre de olho no que acontece ao seu redor e trabalhe de forma clara e objetiva para conquistar seus resultados.

Voltando ao fluxo de caixa

Aqui começa a saúde da sua academia, visto que é o principal meio de verificar entradas e saídas.

Através dele, como falamos anteriormente, metas e estratégias podem ser traçadas, através da observação de resultados para que haja impulsionamentos ou pausas necessárias.

É importante ter o registro de absolutamente todas as receitas e despesas, mesmo que em centavos.

Uma boa ferramenta de gestão pode ser sua aliada para um acesso prático, rápido, organizado e seguro.

Essa automatização das movimentações financeiras pode evitar fraudes, diminuir erros manuais, realizar cálculos de juros e multas e, até mesmo, diminuir a inadimplência.

O acompanhamento dos indicadores financeiros é parte fundamental da rotina do gestor, visto que é possível verificar se eles estão abaixo ou acima do esperado. Confira alguns deles:

  • Faturamento: quando determinado recurso será faturado? Isso ocasiona em planejamento para o mês e mostra como será o dinheiro na conta.
  • Inadimplência: o que afeta diretamente a entrada de receita na sua conta. Não ter um bom planejamento neste item, pode gerar surpresas desagradáveis no mês seguinte.
  • Ticket médio: quanto você recebe, em média, dos seus alunos? Ou seja, o total adquirido dividido pelo número de alunos pagantes.
  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC): como está seu investimento para atrair novos alunos? Quanto custa cada um deles?
  • Renovação e cancelamento: como estão esses índices na sua academia?
  • Receita recorrente: entrega contínua do serviço e pagamento (planos mensais que se renovam automaticamente).

Planeje ações para aumentar seu faturamento em períodos em que a receita seja maior que o custo, pois isso ajudará a enfrentar tempos difíceis e épocas de baixa.

O ponto de equilíbrio perfeito para a sua academia

Saber o custo mensal para manter o funcionamento do seu negócio faz com que seja possível saber qual é o mínimo de receita necessária.

E, quando o custo e a receita são iguais, você encontrou o ponto de equilíbrio.

Porém, não se acomode neste lugar, uma vez que quando a receita é superior aos custos, seu empreendimento gera lucro. E quando o seu custo é maior que a receita, está vivendo no prejuízo.

O ponto de equilíbrio, como o próprio nome diz, é apenas uma balança para saber onde deve agir de forma a gerar mais lucro.

Muitas academias podem começar o mês no vermelho, pois já possuem seus custos mapeados. 

Sendo assim, é possível buscar por receitas e, a partir do momento em que tudo se iguala, a receita que entra acima do ponto de equilíbrio se torna lucro.

Lembre-se que nem sempre tudo será lucro, pois poderão ser realizados investimentos em determinados setores e ações, como investimentos em mídias sociais, melhorias na gestão e no ambiente da academia, ou como sendo uma reserva para períodos em que o movimento seja menor.

Agora, uma das melhores dicas: não misture finanças pessoais com as finanças da sua academia

Isso é um erro bastante comum em algumas gestões e pode gerar problemas que podem, inclusive, sair do controle.

Realizar uma separação bem feita auxilia na visualização de lucros e prejuízos, além de saber onde os recursos estão sendo utilizados.

Tal problema pode ocasionar no fechamento do negócio, então, defina um pró-labore e cuide bem das entradas e saídas da academia.

Com essas dicas, você poderá visualizar sua academia de forma estratégica, mas lembre-se de que essas são tarefas do dia a dia, que não podem ser deixadas de lado e nem para depois.

Afinal, para uma boa saúde, até mesmo do negócio, é importante ter disciplina e a consolidação das tarefas para que se torne algo natural e contínuo.

A ACAD oferece um benefício promissor para o seu negócio

Visando sempre oferecer sugestões para alavancar as academias do Brasil, a ACAD oferece para os seus associados um diferencial e tanto, que pode fazer a diferença nas suas receitas.

Um passo importante para transformações financeiras é não pagar absurdos de taxas, não é mesmo? 

Isso porque elas consomem grande parte dos valores pagos pelos alunos, sejam eles mensais ou em pacotes.

 

Outro fato importante é que todas as bandeiras poderão ser aceitas no estabelecimento e o seu dinheiro será valorizado! Clique aqui para fazer uma simulação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat