Passo a passo para conquistar novos alunos

Amplie a atuação da sua academia e obtenha resultados ainda mais satisfatórios.

Sabemos que a retenção de alunos antigos é extremamente importante para as academias, até porque esse público já está familiarizado com o que o negócio tem a oferecer, mas conquistar novos alunos também deve fazer parte dos objetivos.

O primeiro passo deve ser a identificação das pessoas que você deseja atrair para a sua academia, visto que a delimitação de um público-alvo facilita no processo de aquisição.

Isso pode ser analisado de acordo com as modalidades oferecidas e seus diferenciais, por exemplo. 

Existem academias voltadas para atletas, outras focam no conforto da proximidade, enquanto existe a possibilidade de abranger mais o público que procura por dança, luta, entre outros.

Dessa forma, fica mais fácil trabalhar os canais de comunicação, a linguagem a ser utilizada, bem como suas estratégias.

Com a certeza de que a concorrência no segmento está cada vez maior e mais competitiva, é preciso ter um embasamento para saber onde investir esforços e também dinheiro.

 

Conquistar novos alunos através de canais de comunicação

Principalmente depois que as academias se tornaram uma fonte de serviços oferecidos de forma híbrida, a necessidade de se fazer presente on-line ficou ainda mais forte. 

Os dados disponibilizados no infográfico mostram a relevância de alguns canais como:

Instagram

No Brasil, a plataforma está dentre as 3 mais utilizadas, ficando atrás apenas do YouTube e do Facebook.

Cerca de 31% do seu público tem idade entre 25 e 34 anos, uma excelente oportunidade para a aquisição de novos alunos, visto que essa pode ser uma média bastante interessante para captação de uma primeira aula.

O Instagram é excelente para manter um contato mais próximo com o cliente, uma vez que possibilita interações, enquetes, caixinhas de perguntas, transmissões ao vivo, além de outras ferramentas como o Reels.

É possível criar uma rede fortalecida, mantendo também uma exclusividade através do “close friends”, onde você pode compartilhar aulas apenas para inscritos, por exemplo.

Lembre-se de que não é apenas postar, existe a necessidade de que sejam conteúdos que chamem a atenção do seu público, que gerem identificação e interesse.

Facebook

Em primeiro lugar no Brasil, sendo a terceira no mundo, a plataforma ganha a cada ano +12% de usuários.

As pessoas ainda a utilizam para se conectar com outras pessoas, além de realizar buscas rápidas de informações, funcionando como um verdadeiro centralizador de contatos.

Há quem diga que o público do Facebook é mais velho, mas apenas uma pesquisa minuciosa dentro do seu nicho poderá oferecer dados precisos para que o seu trabalho seja desempenhado de forma estratégica.

YouTube

Quem nunca viu vídeos, tutoriais e até mesmo treinos na plataforma que atire a primeira pedra!

O YouTube continua sendo o lugar onde se concentra o maior número de usuários focados em vídeos, sendo o segundo no ranking dos mais acessados. 

Através dele é possível criar aulas gratuitas para atrair novos interessados, demonstrando modalidades disponíveis na academia, bem como apresentando professores e demais responsáveis.

Dessa forma, é possível criar uma ligação complementar entre todas as plataformas, onde pode-se recorrer aos links externos e anúncios, por exemplo.

A internet está presente por um longo período de tempo

Falando da média de tempo que gastamos nas redes sociais, podemos chegar a um número aproximado de 3h30 por dia!

Isso é quase metade do tempo de uma jornada inteira de trabalho, ou seja, é importante saber o que irá prender a atenção do seu usuário para que ele esteja presente como sua audiência por mais minutos dentro desse cenário.

Até porque existem infinitas outras possibilidades de navegação, que vão muito além dos seus concorrentes diretos.

Existe uma ampla possibilidade de ser visto, mas isso irá depender de como os seus conteúdos estão sendo ofertados e se são atrativos o suficiente para o público-alvo.

Para potencializar essa chance, como falamos anteriormente, vale investir em anúncios específicos, criados a partir de um objetivo e uma meta.

Inclusive, é interessante que a sua academia faça uso de fotos ambientadas, mostrando o dia a dia do local, bem como apresente os funcionários, divulgando características que possam criar um certo grau de intimidade.

Os textos também devem ser trabalhados de forma clara e objetiva, gerando reconhecimento de marca e mantendo uma identidade constante.

 

Cuidando dos seus novos cadastros de alunos

Depois de falarmos sobre a possibilidade de utilizar as redes sociais como atrativo para a sua academia, também é importante frisar que o relacionamento não para por aí. 

Muito pelo contrário! Ele acaba de começar.

A partir do momento em que há interesse de novas pessoas pelos serviços oferecidos pela sua academia, é importante ter um cadastro sempre atualizado com seus principais dados.

Dessa forma, é possível realizar o acompanhamento necessário para avançar com as comunicações de acordo com a etapa de decisão em que a pessoa se encontra, oferecendo soluções diferenciadas e, até mesmo, formas de pagamento.

Também é interessante automatizar esses processos, pois os envios de e-mails, mensagens e demais materiais podem ser feitos de maneira organizada, sendo agrupados em um único local, bem como de fácil acesso para controle.

Atendimento personalizado e humanizado

Uma das coisas mais importantes é mostrar para o seu futuro aluno que a academia se preocupa com ele, que não se trata de apenas mais um, de um número.

Todas as pessoas possuem necessidades específicas e, hoje em dia, estão mais voltadas mais às boas experiências do que ao serviço prestado.

É preciso que os interessados, bem como seus alunos, se sintam parte do seu negócio, através de um olhar humanizado, que os coloquem como o centro das atenções.

Mas é preciso ter em mente que os objetivos firmados precisam ser cumpridos, por isso opte por análises que realmente ofereçam informações pertinentes ao que está buscando para alavancar seu negócio.

Bons treinamentos fazem toda a diferença, pois, através deles, seus funcionários poderão ampliar a forma como enxergam problemas e oportunidades.

Essa humanização tem se tornado cada vez mais importante, onde, de acordo com pesquisas, 57% dos consumidores aumentariam sua fidelidade a empresas humanizadas, enquanto 46% recomendariam a outras pessoas empresas cuja comunicação fosse humanizada.

Por isso, abra as portas para o que é verdadeiro, mostre o dia a dia da academia e aumente o engajamento não só dos alunos antigos, como também dos novos.

Para obter informações compiladas sobre tudo o que falamos aqui e acessar demais dados, clique no banner abaixo e baixe gratuitamente o infográfico:

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