Blog

Decretos de abertura das academias: a sua está pronta para voltar?

Decreto de abertura das academias

Conheça a novidade que nós desenvolvemos para que você saiba se é o momento de reabrir a sua academia. 

Gestor fitness, já existem casos de municípios brasileiros divulgando o decreto de abertura das academias. A sua está pronta para voltar às atividades?

Algumas cidades brasileiras, felizmente, conseguiram controlar a situação do novo coronavírus e estão com um bom índice de desocupação dos leitos de UTI. Por isso, as autoridades estão flexibilizando o funcionamento de serviços como as academias.

Porém, como sabemos, a situação ainda é delicada em nosso país. O momento é de preservar a saúde e seguir a recomendação dos órgãos responsáveis. 

O que não significa que não seja importante se preparar para a reabertura das academias, afinal, o planejamento é fundamental para uma volta tranquila. Por isso, preparamos um conteúdo especial que foi abordado em nosso webinar. Você pode conferir os destaques a seguir:

 

 

Ao longo dos últimos meses, dedicamos a nossa atuação para minimizar os impactos da crise imposta pela pandemia ao setor fitness. Ao acessar o nosso Informativo Coronavírus, você pode conhecer todo o trabalho desempenhado pela ACAD Brasil.

Nós estamos juntos com você, gestor, para enfrentar os próximos desafios! Para ajudar no momento de reabertura da sua academia, nós desenvolvemos uma novidade. 

Continue lendo o artigo para descobrir mais detalhes sobre o novo projeto que desenvolvemos. Boa leitura!

Conheça o mapa de decretos de reabertura das academias!

Você já conhece a novidade da ACAD Brasil para o setor de academias? 

Desenvolvemos um mapa interativo com marcações de pin (aquele ícone de localização, sabe?) sobre cada estado brasileiro que possui registros de decretos de reabertura.

Como funciona? Ao clicar no pin, você irá visualizar os documentos divulgados para cada cidade e o link de acesso para eles. O nosso diferencial, neste caso, é que todos serão avaliados e validados pelo dr. Mario Duarte, advogado da ACAD Brasil. 

Além disso, a ACAD irá disponibilizar uma análise do decreto para que você, gestor, tenha mais tranquilidade e segurança na hora de reabrir.

Em outras palavras, se você quiser se informar se já foi liberado o decreto de reabertura para alguma cidade de São Paulo, por exemplo, basta conferir no nosso mapa!

Para acessar o nosso mapa de reabertura, basta clicar aqui!

Veja as principais dúvidas sobre os decretos de abertura

Mario Duarte, advogado da ACAD e coordenador das ações jurídicas da nossa força-tarefa contra a Covid-19, respondeu algumas dúvidas sobre os decretos de abertura das academias. Veja, a seguir:

1: Quais são os principais cuidados a serem tomados neste momento para evitar multas e outros problemas?

Estar atento às normas vigentes no seu município. Mesmo que um decreto autorize reabertura, é sempre recomendável aguardar alguns dias para ter certeza de que não será cassado por decisão judicial. Só reabra quando estiver preparado para cumprir todos os protocolos de segurança exigidos. Reabrir e ter que fechar novamente é péssimo para a imagem da academia e do setor.

 

2: Quem dá o “ok final” para a reabertura da academia em minha cidade?

Até este momento, o Supremo Tribunal Federal tem decidido que o município (Prefeitura) é quem tem a última palavra sobre a reabertura, desde que o faça seguindo critérios científicos e as recomendações da Organização Mundial da Saúde. 

Existem algumas decisões de Tribunais de Justiça entendendo que decretos estaduais ou mesmo o decreto federal sobre atividades essenciais prevaleceriam, mas por ora a tendência é que acabem sendo derrubadas no STF. O mais seguro, por isso, é seguir os decretos municipais que estiverem em vigor.

 

3: Quais são as principais orientações para lidar com os alunos neste momento? 

Bom senso é a principal recomendação. É importante enfatizar ao cliente que os limites de frequência e demais normas de reabertura são temporários e servem para a proteção dele mesmo. 

A academia não poderá ser responsabilizada por quebra de contrato em caso de dificuldade de acesso decorrente das normas, já que estará apenas cumprindo a lei. O ideal será disponibilizar informação sobre a média de frequência da academia em cada horário, estimulando os clientes a evitar os mais procurados.

 

Conheça a atuação da equipe jurídica da ACAD Brasil!

Você também pode acessar o conteúdo a seguir para conhecer um pouco mais da atuação do profissional pela ACAD Brasil. 

Neste material, a associação conquistou uma importante vitória no setor de políticas públicas, ao impedir que órgãos de vigilância sanitária penalizassem academias por fiscalizações ilegais.

 

 

Atenção aos procedimentos de abertura: é fundamental prezar pela segurança de todos!

Reforçamos que a saúde vem em primeiro lugar! Por isso, só reabra a sua academia após obter a liberação para o funcionamento. 

Nós desenvolvemos uma cartilha que traz os procedimentos de segurança que devem ser seguidos pelas academias, especialmente ao longo das quatro primeiras semanas após a reabertura. Assim, você irá preservar a saúde da sua equipe e dos clientes.

Clique no conteúdo a seguir para acessar todas as orientações: 

 

 

 

Atenção: se o decreto divulgado em seu município possuir regras mais rigorosas que a cartilha desenvolvida pela ACAD Brasil, siga as orientações do documento oficial. Caso o conteúdo seja mais brando, a recomendação é que você siga a nossa cartilha.

Lembrando que as informações disponibilizadas na cartilha foram validadas por Professoras Doutoras Pesquisadoras do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Outro material importante para a reabertura da sua academia é o kit de sinalização de procedimentos contra a Covid-19, que foi produzido para que os estabelecimentos estejam prontos para receber o público.

Alguns dos conteúdos que estão em nosso kit são: banner para a recepção, cartaz de aviso sobre o equipamento desligado, sinalização sobre a importância do álcool em gel e vários outros! Para baixar o kit, basta clicar no link a seguir. É gratuito!

 

 

 

Todos os conteúdos deste tópico foram divulgados em nosso webinar Academias: quando e como reabrir – O setor de academias junto contra a Covid-19, realizado no dia 14 de maio. 

A transmissão contou com a participação de líderes do segmento fitness e do presidente da ACAD Brasil, Gustavo Borges. Os profissionais debateram o atual momento do setor e ainda trouxeram dados sobre as ações desempenhadas por outros países no momento de reabertura. 

Se você não acompanhou o nosso webinar, assista agora clicando aqui!

 

Observar a volta das atividades em outros locais pode ajudar a sua academia

Em países da Europa e Ásia, houve o controle do contágio do novo coronavírus e os estabelecimentos puderam começar a reabrir. 

Várias medidas de segurança foram adotadas pelas academias com dois objetivos: oferecer proteção aos alunos nos primeiros momentos após a volta e reduzir a insegurança daqueles que estão com receio de frequentar o estabelecimento. 

Além das ações necessárias, algumas academias foram além e trouxeram outras formas de proteger o aluno, caso da rede americana Gold’s Gym, que instalou divisórias entre as esteiras em suas unidades japonesas.

 

REPASSANDO O QUE VIMOS NESTE POST

  • Já existem municípios brasileiros que estão liberando o funcionamento dos estabelecimentos fitness por meio do decreto de abertura;
  • Se o seu estabelecimento está localizado nas regiões de alto número de casos de coronavírus, o momento é de preservação da saúde e cuidado. Mas o planejamento para a reabertura é fundamental para evitar novos desafios;
  • Nós desenvolvemos o mapa da reabertura: você pode conferir se o seu município já decretou a permissão para o funcionamento com o aval do nosso advogado, dr. Mario Duarte;
  • A saúde vem em primeiro lugar! Por isso, fique atento aos procedimentos de reabertura, baixe o nosso kit de sinalização e acesse a nossa cartilha.

Gestor, conte com a ACAD Brasil para obter o suporte necessário para que a sua academia volte a funcionar em segurança.

Estamos juntos!

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat