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Indicador NPS para academias: por que você deveria utilizar?

Qual a importância do indicador NPS para academias? Altíssima!

O Net Promoter Score, que dá significado à sigla NPS, é a forma mais eficaz de mensurar o nível de satisfação dos seus alunos em relação ao seu estabelecimento

Mas se você acredita que o indicador NPS é uma ferramenta desconhecida, certamente irá se lembrar ao ler a seguinte frase:

“De 0 a 10: o quanto você recomendaria o nosso serviço a um amigo?”

Quando o aluno pontua o nível de satisfação, você consegue medir o nível de lealdade dele em relação à academia. 

Com o resultado, você poderá entender se o aluno está fidelizado, além de compreender em relação à captação de novos matriculados.

Será possível identificar qual a probabilidade da sua academia ser recomendada para quem faz parte do círculo de convivência do seu aluno. 

Afinal, pedir informação a um amigo/pessoa de confiança é a prática mais comum na hora de tomar decisões como “em qual academia eu vou me matricular?”. 

Não se trata de uma ferramenta apenas eficaz: ela é altamente simples! Apenas uma pergunta pode ser fundamental para definir as melhores estratégias do seu negócio.

Para entender mais sobre a importância do indicador NPS para academias, continue lendo o artigo!

Por que considerar o uso da ferramenta?

Vale lembrar que estamos vivendo a era da experiência, o que significa que o cliente está cada vez mais exigente e busca algo além do serviço oferecido pela sua academia. 

Superar as expectativas do aluno é o segredo para uma avaliação positiva. Como? Por meio de experiências autênticas e uma relação clara e transparente. 

Utilizado mundialmente por empresas de diferentes segmentos, o Net Promoter Score é um forte aliado para ajudar a entender quais passos devem ser dados para promover o crescimento da empresa.

Quando é realizada a pesquisa, existem três tipos de clientes que irão aparecer nos resultados: detratores, neutros e promotores.

 

O NPS irá ajudar a trazer soluções inovadoras na hora da sua academia oferecer serviços baseados no perfil de quem está matriculado.

Lembre-se: as ações não devem estar focadas apenas nos promotores ou apenas nos detratores! Para gerar resultados cada vez melhores, é importante traçar estratégias para todos os perfis.

Quais as vantagens do indicador NPS?

#1 – A simplicidade da ferramenta!  

Afinal, trata-se de uma pergunta simples com respostas objetivas.

#2 – Feedback ágil e de fácil acesso

Você consegue ver as respostas dos alunos de forma fácil e rápida.

#3 – Facilidade em analisar os seus resultados 

Devido à simplicidade da ferramenta, torna-se mais fácil analisar como a sua academia é percebida pelos alunos! 

Assim, você deve verificar, de forma eficiente, a evolução do seu negócio e identificar quais ações serão prioritárias, como trabalhar pela fidelização dos alunos que já estão matriculados.

Além de analisar os seus resultados, você também pode medir a evolução do indicador de forma periódica. Assim, você consegue observar a diferença entre os resultados obtidos nas análises anteriores e tirar insights sobre o que tem funcionado e o que pode ser estudado e melhorado!

Ou seja, o uso do indicador NPS para academias pode se tornar um diferencial de mercado!

 

A partir do resultado, o que fazer? 

Existem algumas ações que podem ser realizadas em sua academia a partir dos resultados obtidos na pesquisa. Veja, a seguir, algumas sugestões:

  • É muito importante se antecipar às questões que podem surgir, então, a primeira dica vale ainda para o momento da pesquisa: após pedir que o aluno avalie a sua academia, você pode inserir uma segunda pergunta “Como podemos melhorar o nosso serviço?”;     
  • Para os Clientes Promotores, vale incentivar o entusiasmo deles! Como são divulgadores do seu negócio, fazer ações para que o aluno convide um amigo para a sua academia ou oferecer condições especiais para renovar a matrícula são algumas sugestões;
  • Para os Clientes Neutros, é importante buscar transformá-los em Promotores nas próximas avaliações. Oferecer experiências diferentes do que estão acostumados a vivenciar em seu estabelecimento é uma opção;
  • Para os Clientes Detratores, é essencial compreender o que houve para causar a nota baixa! Neste caso, é ainda mais importante que a mudança aconteça para a academia, uma vez que os motivos podem ser fatores determinantes para o sucesso do seu negócio a longo prazo.  

Como inserir o indicador de desempenho em minha academia?

Você entendeu a importância do NPS e deseja adotar a ferramenta em seu estabelecimento, existem algumas informações importantes que você deve saber.

Para medir o grau de satisfação dos alunos de sua academia, você pode apostar em ferramentas simples ou robustas. Atualmente, você pode encontrar diferentes tipos disponíveis!

Por exemplo, o Formulários Google permite que você crie uma pesquisa de forma rápida e gratuita! Além disso, você poderá enviar por WhatsApp ou e-mail para os seus alunos e conferir rapidamente os resultados obtidos. 

Existem, também, versões pagas da ferramenta que permitem análises mais elaboradas a partir dos resultados obtidos. Assim, você saberá, por exemplo, mais informações sobre o aluno, como há quanto tempo está matriculado e se costuma ir à academia com frequência.

Assim, suas decisões para aumentar o NPS poderão ser mais assertivas e direcionadas de forma mais eficiente.

Separamos alguns artigos para te ajudar a fazer uma gestão cada vez mais eficiente, reter seus alunos matriculados e captar novos. Veja:

 

Conclusão

Atente-se à seguinte informação: sozinho, o número que você obtém ao calcular o NPS é uma métrica vazia. Afinal, o que importa é o que você faz a partir deste resultado que obteve.

Por isso, tenha cuidado para não colocar o aumento da métrica em primeiro lugar e acabar se esquecendo do que é realmente importante: seus alunos! 

Afinal, você pode obter o aumento do NPS a curto prazo, mas se não realizar ações pensando em primeiro lugar nos seus alunos, você terá ainda mais desafios para enfrentar futuramente.

Outra dica importantíssima é: repita a pesquisa! Estabeleça um período (a cada 3 meses, por exemplo) e aplique-a novamente. É importante avaliar as mudanças que ocorreram para que você avalie (ou reavalie) a sua estratégia. 

E como sabemos, o relacionamento é fundamental para que você crie uma experiência diferenciada e, consequentemente, a fidelização dos seus clientes. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você utilizar na comunicação via WhatsApp com seus alunos! Clique no banner abaixo agora e confira:

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