Saiba como os principais indicadores de métricas podem garantir o sucesso do seu negócio.
Para conquistar um negócio bem-sucedido é indispensável um gerenciamento eficiente, de forma a garantir o sucesso do seu estabelecimento. Portanto, para que isso aconteça, é recomendável não só garantir a adoção de estratégias eficazes, como também implementar métricas para academia e acompanhar os resultados obtidos.
Desse modo, pode-se gerenciar a rentabilidade do seu negócio e saber se os resultados esperados estão sendo alcançados.
Sendo assim, é importante realizar uma implementação e análise dos indicadores da academia, conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), ou seja, indicadores-chave de performance.
Por meio deles, conseguimos identificar possíveis falhas e distorções no negócio, oferecendo a possibilidade do gestor de academia acionar estratégias de melhorias para os pontos que não estão obtendo resultados satisfatórios nos indicadores, e aprimorar os pontos fortes.
Saiba quais são as métricas mais eficazes para garantir destaque no mercado e garantir uma gestão de sucesso. Acompanhe o conteúdo!
Para conquistar um negócio bem-sucedido é indispensável um gerenciamento eficiente, de forma a garantir o sucesso do seu estabelecimento. Portanto, para que isso aconteça, é recomendável não só garantir a adoção de estratégias eficazes, como também implementar métricas para academia e acompanhar os resultados obtidos.
Desse modo, pode-se gerenciar a rentabilidade do seu negócio e saber se os resultados esperados estão sendo alcançados.
Sendo assim, é importante realizar uma implementação e análise dos indicadores da academia, conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), ou seja, indicadores-chave de performance.
Por meio deles, conseguimos identificar possíveis falhas e distorções no negócio, oferecendo a possibilidade do gestor de academia acionar estratégias de melhorias para os pontos que não estão obtendo resultados satisfatórios nos indicadores, e aprimorar os pontos fortes.
Saiba quais são as métricas mais eficazes para garantir destaque no mercado e garantir uma gestão de sucesso. Acompanhe o conteúdo!
O que são métricas para academia?
A fim de garantir um alto desempenho diante da concorrência no mercado, é preciso estabelecer metas e indicadores que possam contribuir para a análise de desempenho.
Mas, o que são métricas? E como aplicá-las na gestão da minha academia?
As métricas são indicadores que baseiam-se em dados, dessa forma, é possível obter uma visão global no desempenho do seu empreendimento em um nível geral ou em áreas específicas como, por exemplo, marketing, financeiro, administrativo, setor de vendas, entre outras categorias aplicadas na sua gestão.
Sendo assim, caso você queira saber se um novo investimento adquirido para sua academia está sendo eficiente, ou se o número de novos cadastros está superando possíveis cancelamentos, é por meio das métricas para academia que você conseguirá gerar esses indicadores.
Portanto, obtendo essas informações, você irá garantir uma gestão muito mais eficiente e saberá no que é preciso investir para promover melhorias no seu negócio. Dessa forma, poderá alcançar melhores resultados e assegurar a alta performance da sua academia.
Importância das métricas para alcançar bons resultados
A implementação de métricas é muito importante para alcançar bons resultados, considerando que é por meio delas que conseguimos identificar os fatores que estão dificultando o progresso da sua academia.
Com isso, ampliam-se os horizontes para que a sua equipe desenvolva novas estratégias, a fim de promover uma melhora nos indicadores que estejam ineficientes e, dessa forma, seu estabelecimento pode alcançar destaque em meio a concorrência.
Separamos alguns indicadores para academia para auxiliá-lo a garantir resultados satisfatórios na gestão da sua academia. Continua sua leitura!
Indicadores para academia
Como vimos, os indicadores para academia são meios eficientes de acompanhar o progresso das suas estratégias, possibilitando identificar possíveis desfalques que impedem o crescimento do seu negócio.
Sendo assim, destacamos abaixo os principais indicadores para academia:
Marketing
O marketing garante um olhar para as necessidades e desejos do consumidor. Assim, o investimento em marketing é um importante indicador para identificar se as estratégias de divulgação dos serviços da sua academia estão sendo bem recebidas pelo seu público-alvo nas redes sociais.
Leads e taxa de conversão
Diretamente relacionado às políticas de marketing digital, os leads referem-se a potenciais clientes que adquiriram o seu serviço com o passar do tempo. Nessa métrica é possível acompanhar o cliente desde o primeiro contato até a realização da sua matrícula.
Criar uma jornada de lead é um método eficaz para desenvolver estratégias de conteúdo e oferecer serviços com um melhor direcionamento para o seu público-alvo.
Para calcular a taxa de leads, sugere-se que seja realizada a definição de um período como, por exemplo, uma semana ou um mês, e seja executado um levantamento do número de potenciais clientes que a sua academia alcançou.
Com isso, o gestor de academia conseguirá observar se o desenvolvimento de marketing e propaganda está gerando resultados.
Considerando que os leads são potenciais clientes, a taxa de conversão permite medir quantos leads se tornaram alunos da sua academia.
Para calcular essa métrica, basta dividir o número total de novos membros pelo número de leads adquirido durante o período estipulado para o levantamento dessa taxa.
Retenção e renovação
Após conquistar novos alunos pela eficiente gestão nas estratégias de marketing, é necessário atentar-se também para a retenção de alunos que já foram conquistados, pois dessa forma é possível descobrir quantos alunos continuam realizando os treinos na sua academia.
Para calcular essa taxa, defina um período que queira calcular. Após, faça a divisão do valor de alunos estabelecido no final desse período, pelo número de matriculados no começo desse mesmo período.
Por outro lado, a renovação é um indicador importante da saúde da academia, pois é ela que indica os níveis de desistências dos alunos.
Logo, deve-se pensar em possíveis resoluções para o problema, pois a retenção e renovação do plano de alunos garante um gasto muito menor que a captação de novos clientes.
Custo de aquisição por cliente
Quer saber quanto de dinheiro gastou para conseguir um novo aluno? Essa métrica é para você!
Quanto maior for o seu CAC (Custo de aquisição por cliente), menor vai ser a sua lucratividade. Ou seja, saber quanto você está gastando pode auxiliar na hora de ajustar a sua taxa de investimento.
Para realizar o cálculo é preciso levar em consideração apenas os investimentos que estão sendo feitos para captar novos clientes. Geralmente são: marketing e vendas.
Mas lembre-se que é preciso também considerar os gastos que você, muitas vezes, não consegue enxergar, tais como: ferramentas de gestão, custos com telefone, comissões de vendas, salários de funcionários que exercem essa função, por exemplo.
Após levantar essas informações o cálculo pode ser feito da seguinte forma: CAC = custos da área de vendas + custos da área de marketing / número de clientes adquiridos.
ROI – Retorno sobre investimento
Também conhecido como Return on Investiment, o ROI é uma das métricas mais importantes para a sua academia, pois ele mostra onde vale a pena apostar suas fichas.
Ele ajuda a analisar onde é preciso reter gastos ou investimentos desnecessários, como certos canais de comunicação, por exemplo.
É importante ter em mente que algumas dessas ações podem não gerar lucro para a empresa, visto que também se trabalha o fortalecimento da marca ou sua promoção no mercado.
Para calcular: ROI = (ganho obtido – valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial.
Foque também na motivação e na satisfação
Por fim, um dos maiores pilares dos seus KPIs é a garantia da satisfação do seu cliente. À vista disso, é possível reconhecer se os serviços que estão sendo ofertados e as estratégias que foram implementadas estão proporcionando a motivação dos alunos.
Inclusive, desenvolvemos um material que poderá lhe auxiliar na captura de informações referentes ao que os alunos estão achando dos serviços prestados. Uma pesquisa de satisfação que poderá ser aplicada presencialmente ou até mesmo on-line.
Também vale ressaltar que existe o indicador NPS, onde você poderá avaliar se os seus alunos têm a intenção de indicar a sua academia para amigos e/ou familiares, no intuito de melhorar processos onde eles estão com algum tipo de falha ou defasagem.
Após conhecer as principais métricas para academia, agora é hora de aplicá-las!
Garanta uma gestão eficiente na melhora dos seus indicadores com o auxílio da ACAD.