Blog

Limitação da capacidade das academias

Como usar a seu favor?

A academia desempenha um papel fundamental na sociedade por promover qualidade de vida, melhora na saúde e bem-estar das pessoas. No entanto, devemos considerar os riscos atuais associados à pandemia do COVID-19 e corroborar com medidas para conter a propagação do vírus; dentre essas medidas está a limitação da capacidade das academias.

Com a autorização dos órgãos públicos para reabertura das academias, é necessário manter cuidados relacionados aos procedimentos de segurança, a fim de preservar a saúde dos frequentadores de academias e reduzir as formas de contaminação.

Portanto, é importante estar atento para os decretos locais, conhecer os procedimentos de prevenção e promover uma integração comunicativa com o seu público-alvo. Dessa forma, ainda que existam limitações, será possível usá-las a seu favor.

Continue sua leitura e saiba como realizar a reabertura do seu estabelecimento de forma segura tanto para os clientes quanto para os funcionários. Confira!

Limitação da capacidade das academias: comunicação é algo primordial

Para que seu cliente sinta-se seguro e confiante na retomada das atividades da sua academia, é importante garantir uma comunicação de qualidade

Sendo assim, utilize as redes sociais para auxiliá-lo na divulgação do compromisso da academia quanto aos procedimentos de prevenção sugeridos pelos órgãos de saúde.

Além disso, é interessante disponibilizar a possibilidade de agendamento por aplicativo, atendimento pessoal ou atendimento à distância

É importante evidenciar que os clientes devem considerar a realização de suas atividades em horários alternativos, no intuito de evitar horários de pico.

Destaque cartazes na sua academia, com comunicados e orientações a respeito das medidas de higienização das mãos com água e sabão, ensinando como lavá-las e com qual frequência, ou reforçando a utilização do álcool em gel a 70%.

Incentive os clientes a realizar seus treinos utilizando máscaras, seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde. 

Quanto aos funcionários como recepcionistas, professores, equipe de limpeza, gerentes e terceiros, devem receber orientações sobre a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalho.

Protocolos de higiene para uso das academias

A sua academia deverá sempre prezar pelo bem-estar e segurança dos funcionários e alunos e, dessa forma, deve-se garantir todos os cuidados necessários nas medidas de higiene e distanciamento, a fim de prevenir a transmissão do vírus causador da COVID-19 no ambiente de treinamentos.

Abaixo, compartilhamos os protocolos de higiene para uso das academias.

Cuidados iniciais

Primeiramente, garanta que todos os clientes, colaboradores e terceirizados, antes de entrar na academia, estejam utilizando a máscara como medida de proteção.

É recomendado medir a temperatura à distância com um termômetro do tipo eletrônico. Caso a temperatura de seus clientes e funcionários apresente um quadro superior a 37.8°C, não é viável autorizar a entrada na academia.

Considerando que a sua academia possa ter um leitor digital para entrada no estabelecimento, sugere-se a disponibilização de um recipiente de álcool em gel a 70% ao lado da catraca. 

Assim como, o cliente também poderá comunicar à recepcionista seu número de matrícula, para evitar tocar no leitor digital.

Limpeza

Os protocolos de reabertura e prevenção do COVID-19 sugerem que, durante o horário de funcionamento da academia, deve-se manter uma limpeza cuidadosa, com produtos adequados. 

Sendo assim, garante-se que uma limpeza geral possa ser efetuada, no intuito de promover a desinfecção dos ambientes.

Mantenha disponível, em pontos estratégicos e em áreas de musculação e peso livre, recipientes com álcool em gel a 70% e kit de limpeza para uso por clientes e colaboradores, de modo que os equipamentos como halteres, máquinas e colchonetes possam ser higienizados.

Disponibilizar dispositivo de limpeza para sapatos na entrada da academia, é outra forma de garantir segurança e manter a manutenção do ambiente.

Limitação na quantidade de pessoas

Para garantir o distanciamento social, é necessário limitar a quantidade de pessoas que poderão entrar na academia

Dessa forma, permite-se uma ocupação simultânea de um cliente a cada 4m², o equivalente a 1,5m de distância entre eles.

Distanciamento dos equipamentos

Independentemente do exercício que será executado, deve-se garantir o distanciamento entre os usuários. 

Com isso, pode-se utilizar a delimitação do espaço com fita, garantindo uma comunicação visual precisa e determinando um equipamento sem uso para outro que esteja disponível.

Ambientes ventilados

Garanta a renovação do ar do ambiente! Esteja atento para a capacidade, operação e manutenção do equipamento de ar-condicionado da sua academia.

No entanto, caso sua academia não esteja equipada com esse aparelho, é recomendado que seja realizado um sistema de ventilação cruzada, por meio da abertura de portas e janelas.

Cuidados individuais para os clientes

Além do uso obrigatório de máscara e a constante higienização das mãos, pode-se comunicar os clientes a respeito de cuidados individuais como o uso de garrafa de água individual, ou a utilização de suas próprias toalhas para manutenção da higiene dos equipamentos.

Levando em consideração que a sua academia fornece toalhas, é recomendável que elas sejam descartadas pelo cliente em um recipiente com tampa e que obtenha um acionamento por pedal.

A higiene no momento dos exercícios é primordial para garantir o cuidado com a saúde. Desse modo, é possível manter o cuidado com a saúde física e mental, e entender que pequenas atitudes promovem a diferença.

Por fim, cumpra todos os cuidados recomendados para reabertura das academias e garanta medidas eficazes de comunicação. 

Assim, é possível usar a limitação de uso das academias a seu favor e garantir o bem-estar daqueles que buscam uma vida saudável.

Conte com a ACAD para uma melhor gestão do seu estabelecimento nesse período. Acesse nosso site e conheça nossos serviços.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat