O planejamento é fundamental para a reabertura das academias. Saiba como preparar a sua volta!
A cada dia que passa, a reabertura das academias está cada vez mais próxima. A sua está pronta?
Nós, da ACAD Brasil, defendemos a volta das atividades de forma responsável e sempre de acordo com as orientações dos órgãos oficiais. Para que ela aconteça da forma mais organizada possível, a sua academia precisa estar preparada.
Neste momento, quem fizer um bom planejamento de academia sairá na frente! Afinal, com a volta das atividades há diversos desafios a serem enfrentados pelos gestores fitness de todo o Brasil.
Um deles é lidar com o receio dos clientes em relação à higiene do local e, consequentemente, o risco de contaminação da Covid-19. Vale lembrar que ao seguir a nossa cartilha de recomendações, o seu estabelecimento estará mais seguro que shoppings e supermercados.
Ou seja, além de seguir os procedimentos de reabertura, é importante que todos os cuidados estejam muito claros para o seu aluno. Gerar confiança é fundamental para o sucesso na volta das atividades.
Por isso, o nosso artigo de hoje irá falar sobre a importância em se planejar para o momento de retomada das academias. Boa leitura!
Se preparando para a reabertura das academias: o que considerar
A retomada do fitness irá acontecer! Para que os primeiros meses após a reabertura sejam bem sucedidos, um bom planejamento irá fazer a diferença.
Por isso, vamos abordar três aspectos que você, gestor, deve estar atento para o momento de abrir as portas novamente. Vamos lá?
#1 – A sua academia: por que você precisa cuidar do planejamento?
Cuidar do seu estabelecimento é o primeiro passo para ter portas abertas. Existe uma série de recomendações que a academia deve seguir para garantir a segurança de toda a equipe e alunos.
É fundamental preparar todos os espaços para receber os clientes e, assim, garantir a segurança de todos.
Neste momento de cuidados mais intensos com o estabelecimento, um bom planejamento pode ajudar você a ter menos gastos com materiais de limpeza e higiene, ainda mais essenciais agora.
Uma dica é fazer uma planilha em seu computador, como a do modelo abaixo:
Assim, você poderá comparar preços de produtos de higiene em diferentes estabelecimentos e, com calma, decidir onde é o melhor local para adquiri-los.
Outro uso da planilha é organizar os horários de limpeza durante o expediente em seu estabelecimento. Veja o exemplo a seguir:
É claro que os horários são apenas sugestões. Cabe a você, gestor, adaptá-los à realidade do seu estabelecimento, mas sem deixar de realizar a desinfecção de 3 a 4 vezes por dia em cada ambiente.
Um bom planejamento irá evitar ainda mais imprevistos e também irá ajudar você a planejar as aulas dos seus alunos.
#2 – Cuidando da sua equipe durante a volta das atividades
Seu time é ainda mais fundamental neste momento de retomada!
Eles estarão em contato constante com os alunos e precisam transmitir motivação e confiança a quem chega em seu estabelecimento.
Por isso, o alinhamento com todos precisa estar em dia! É interessante que você faça pequenas reuniões com todos sempre que possível.
Outra dica é apresentar para a sua equipe o vídeo que produzimos sobre a reabertura das academias. Clique aqui para fazer o download (verifique o download do material em sua galeria ou na pasta de downloads do seu celular).
Não foque apenas nos seus clientes: sua equipe também precisa do seu apoio e confiança! Eles também podem estar receosos com a volta e precisam do suporte do gestor.
Algumas dicas para o momento são:
- Disponibilizar máscaras e materiais descartáveis para cada um;
- Comunicar sobre as recomendações necessárias;
- Medir a temperatura de cada um diariamente;
- Saber ouvir e interagir com o seu colaborador.
Em nosso blog, temos alguns artigos sobre a melhor forma de realizar a gestão de pessoas em sua academia. Que tal adaptar as dicas para o atual momento?
- Gestão de pessoas na academia: como fazer a melhor?
- 4 dicas para a recepção de academia virar uma máquina de vendas!
#3 – Planejando a reabertura das academias para receber seus clientes
Você sabe qual é o segredo do relacionamento entre pessoas? A comunicação!
O que você diz para o seu público pode atrair ou afastar matriculados. Por isso, quanto mais eficiente for, melhor para a sua academia!
Outro ponto a considerar é: você manteve a comunicação com o seu cliente durante a pandemia? Se ela não foi abandonada, a sua academia sai ganhando!
Lembrando que produzimos um vídeo para você enviar para os seus alunos, clique aqui para fazer o download (verifique o download do material em sua galeria ou na pasta de downloads do seu celular).
Com a reabertura da academia, o seu novo desafio é trabalhar a redução do medo dos alunos. Esteja preparado para lidar com diferentes casos, pois haverá os receosos e os que desejam voltar imediatamente.
Dica da ACAD Brasil:
Você já conhece o Formulários Google? Trata-se de um aplicativo que permite que os usuários possam montar pesquisas de forma gratuita.
Ou seja, você pode fazer uma pesquisa com os seus alunos matriculados/possíveis clientes para saber a intenção de cada um em relação à prática de exercícios e direcionar a comunicação de forma correta para cada um.
Para fazer o seu formulário, basta clicar no link a seguir:
“Mas, ACAD, eu não sei o que perguntar ao meu aluno”. Sem problemas, nós ajudamos!
Ao iniciar o questionário, você pode editar a sua descrição da seguinte forma:
Título: Questionário da academia XXXX
Descrição: Olá!
Estamos voltando a funcionar assim que os órgãos oficiais assinarem o decreto que libera a volta das academias. Para ajudar você a voltar a praticar atividades físicas da forma mais tranquila possível queremos te ouvir!
Por isso, pedimos que você preencha as respostas com atenção para que o momento da volta seja o mais proveitoso para todos.
Lembrando que nossa unidade estará seguindo rigorosamente todos os procedimentos de reabertura necessários para que a nossa equipe e você estejam seguros e livres do risco de contágio.
Em relação às perguntas, confira os exemplos a seguir:
- Em primeiro lugar, você pode nos informar seu nome, sobrenome e WhatsApp?
Clicar na opção “Parágrafo” no lado direito da caixa de pergunta
- Você pretende retornar à academia:
- Imediatamente
- Um mês após a reabertura
- Dois meses após a reabertura
- Outro (Quando?)
- Quais atividades você pretende praticar após a volta?
- Apenas aeróbico;
- Apenas musculação;
- Musculação e aeróbico;
- Outro (Quais?)
- Se você não pretende voltar à academia imediatamente, poderia dividir o motivo conosco?
Clicar na opção “Parágrafo” no lado direito
- Como foi a sua prática de atividades físicas durante a quarentena?
- Pratiquei todos os dias
- Pratiquei até 3x por semana
- Pratiquei menos de 3x por semana
- Pratiquei quando lembrei/senti vontade
- Você acha que as academias que seguem todos os protocolos de limpeza e recomendações oficiais são lugares seguros?
- Sim
- Não
- O que podemos fazer para ajudar você neste momento de volta das atividades?
- Quero receber dicas de exercícios/alimentação pelo WhatsApp
- Prefiro acompanhar o Facebook/Instagram da academia
- Gostaria de praticar atividades personalizadas em casa
- Nada, apenas quero voltar imediatamente à academia
- Outro (o que podemos fazer por você?)
A partir das respostas, você já pode traçar novas estratégias, como: oferecer aulas on-line em um primeiro momento, definir marcações de horários para os alunos acessarem seu estabelecimento e até mesmo vender kits com máscaras e garrafinhas.
Se você investir de verdade no relacionamento com o aluno da academia, saiba que a chance de conquistá-lo (ou reconquistá-lo) é muito maior!
Não cuide do seu planejamento apenas no momento de retomada do fitness
Ele precisa ser constante, afinal planejar é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Coloque sempre a ação no topo de sua lista de prioridades, pois isso irá preparar você, enquanto gestor, a encarar imprevistos e ajudar a se reinventar nos momentos desafiadores.
E lembre-se: em todos os momentos, a ACAD Brasil está ao seu lado. Conte com a gente para que o seu momento de retomada seja um sucesso!
Não deixe de ler, também, os seguintes artigos:
- Qual o impacto do plano de negócios no sucesso da sua academia?
- 3 segredos para manter um bom relacionamento com o aluno da academia
- Como fazer a captação e retenção de alunos para a sua academia
REPASSANDO O QUE VIMOS NESTE POST
-
- Nós, da ACAD Brasil, defendemos a reabertura das academias de forma responsável e sempre de acordo com as orientações dos órgãos oficiais;
- Mas, para uma volta organizada e segura, você precisa estar com o seu planejamento em dia! Você precisa pensar:
- No seu estabelecimento: um bom planejamento pode ajudar a ter menos gastos com materiais de limpeza e higiene, ainda mais essenciais agora.
- Na sua equipe: eles estarão em contato constante com os alunos e precisam transmitir motivação e confiança a quem chega em seu estabelecimento. Além disso, eles precisam do seu apoio!
- Nos seus alunos: com a reabertura da academia, o seu novo desafio é trabalhar a redução do medo dos alunos. Esteja preparado para lidar com diferentes casos, pois haverá os receosos e os que desejam voltar imediatamente.
-
- E lembre-se: o planejamento precisa ser constante, afinal a ação é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Uma resposta
O CONTEÚDO É MUITO PROVEITOSO PRA NÓS GESTORES.