Saiba como fazer seu perfil bombar no Instagram!
Quem é usuário assíduo das redes sociais já sabe que o Reels é o novo queridinho do momento. E essa é uma das estratégias de marketing para academias que não pode deixar de ser utilizada no seu planejamento.
Isso porque o Instagram resolveu priorizar mais os vídeos do que as fotos estáticas, visto que a interação costuma ser muito maior, oferecendo ainda mais humanização ao perfil.
E veja bem… humanizar não é apenas colocar pessoas, mas interagir com o público de uma maneira que ele sinta confiança e proximidade com a marca.
O recurso chegou para ficar já tem algum tempo, mas virou febre este ano, com milhões de adeptos na rede.
Sendo um pouco familiar ao TikTok, outra plataforma que está super em alta (considerada como um concorrente), podem trazer informações rápidas, divertidas ou, até mesmo, treinos em estilo de teaser.
Mas não pense que é simples trabalhar com os vídeos, afinal, muitas pessoas não se sentem confortáveis diante das câmeras e ainda existe a edição, que demanda tempo e uma certa dedicação para se ter um vídeo finalizado com qualidade.
Mas lembre-se de que fazer do seu jeito, com os seus recursos disponíveis, é melhor do que não fazer, até porque, os algoritmos estão atrás dos Reels.
Estratégias de marketing para academias, o que o Reels tem de especial?
Antes de mais nada é preciso dizer que quanto mais recursos dentro da plataforma forem usados, maiores as chances de construir uma audiência sólida.
Pois é através do seu trabalho que os usuários verão uma assiduidade no que é feito, aproximando ainda mais o público do seu negócio.
Atualmente, a maioria das pessoas quer estar engajada naquilo que faz, compartilhando postagens, informações e criando até mesmo um círculo de amizade virtual.
O Reels trouxe uma nova maneira de explorar os conteúdos, através da diversão de criar e assistir aos vídeos.
Como funciona a ferramenta
Com opção de até 60 segundos, disponibilizada na atualização mais recente da plataforma, você poderá criar infinitas possibilidades.
São diferentes tipos de recursos para serem explorados, desde filtros de realidade aumentada, até áudios com efeitos, dublagens e músicas de artistas famosos.
Também existe a possibilidade de subir vídeos já existentes no seu rolo de câmera, com o máximo de segundos que ele permite, claro!
Caso contrário você também poderá usar o IGTV, que é feito para o compartilhamento de vídeos mais longos.
Depois de finalizados, eles ficam tanto no feed, como em uma área específica para todos eles, conforme print abaixo:
Assim, fica muito mais fácil para o seu público localizar cada uma das suas postagens, de maneira dinâmica, rápida e eficiente.
Além disso, como o Instagram está colocando os Reels no topo da lista, eles também aparecem para usuários que não estão seguindo a sua conta, através da lupa de “Explorar”.
Isso aumenta as chances de ter mais acessos e, consequentemente, um maior número de seguidores.
Para começar a gravar os vídeos no Reels
Caso você não tenha muita familiaridade com a câmera, faça testes, inúmeras vezes. Isso vai ajudar na hora de chegar ao resultado final que almeja.
Abra o seu Instagram, clique no + no canto superior direito, como se fosse fazer uma postagem e selecione “Vídeo do Reels”.
Logo após, ele mostrará todas as informações necessárias para dar início à sua edição, que ficam do lado esquerdo, conforme mostra a imagem abaixo:
Principais recursos a serem explorados
Para começar, é bem interessante escolher um áudio que seja condizente com o vídeo. Se for um treino, por exemplo, escolha uma música animada, que esteja entre os hits ou que faça parte da playlist da sua academia, assim o usuário poderá ir se familiarizando.
Você pode fazer uma pesquisa pela biblioteca de músicas ou ir salvando os áudios à medida que os ouve em outros perfis, para isso, basta clicar em cima da música e você será direcionado para a ação.
Caso queira gravar um áudio original, basta gravar o vídeo normalmente e o seu som será atribuído ao seu perfil, podendo ser utilizado em outras contas, caso a sua for pública.
Escolha a duração do seu vídeo, dentre as opções estão 15, 30 e 60 segundos.
Logo após, o efeito, que são variados e criados pelo próprio Instagram ou até mesmo por outros usuários.
Você pode, inclusive, fazer um apanhado de efeitos que combinem com o seu feed, trabalhando com os mesmos em todos os seus Reels, para que fique harmônico e crie uma identidade visual cada vez mais forte.
No caso do “retoque” e “layout” são outras formas de deixar o vídeo com características que façam sentido para você.
E o temporizador ajudará na hora de gravar com as mãos livres, pois mostra uma contagem regressiva antes do início da gravação, oferecendo o tempo necessário para a preparação.
Como os vídeos são gravados em série (um de cada vez), é interessante deixar os objetos o mais alinhados possível, para que as transições sejam fluidas e bem feitas.
Por último, verifique a velocidade que deseja, reduzindo ou acelerando o vídeo completo ou partes dele. Isso funciona muito bem para seguir a música ou para dar aquela sensação de câmera lenta.
Compartilhando o seu Reels
Com seu vídeo finalizado, chegou a hora de avançar para a tela de compartilhamento, onde é possível escolher uma imagem de capa para compor o seu feed, acrescentar legendas e hashtags.
Lembre-se de que as hashtags precisam ter a ver com o seu negócio e o ideal é que elas não ultrapassem o número de 10.
Também não é legal repetir sempre as mesmas, pois o sistema pode achar que a sua conta é, digamos que, um robô.
Como falamos anteriormente, ele será exibido naquela guia que fica separada, podendo ser compartilhado no feed, no explorar, no stories, bem como enviado aos seus amigos.
Uma informação importante é que o Instagram ainda conta com uma curadoria responsável por analisar Reels e colocá-los em destaque na aba “Explorar”.
Ou seja, quanto mais caprichado, diferente e interessante for o seu trabalho, maiores são as chances de disseminar o conteúdo.
Pronto! Seu vídeo já está no ar e cerca de 24h após a postagem você já pode conferir alguns insights que poderão lhe auxiliar em novas criações.
São as famosas métricas de desempenho, tais como: número de reproduções, contas alcançadas, curtidas, comentários, vídeos salvos e compartilhamentos.
Fique de olho nesses números e busque interagir com seus usuários através das caixinhas de perguntas do Story, pois através delas você poderá obter informações cruciais para novas criações.