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10 Maneiras essenciais para gerenciar o perfil da academia

Obtenha resultados que irão ampliar suas estratégias e o número de alunos.

As redes sociais, desde que tiveram início, transformaram a comunicação e a interação entre as pessoas e, atualmente, é praticamente impossível encontrar alguém que não esteja inserido nelas. Por isso, gerenciar o perfil da academia é fundamental para se manter conectado ao seu público.

É importante ter em mente que elas deixaram de ser apenas um meio de comunicação, passando a uma estrutura que funciona como uma verdadeira ferramenta de negócios.

Elas funcionam como um meio de se obter informações sobre o empreendimento, além de recomendações de outros usuários, por exemplo.

Garantir um bom gerenciamento das redes sociais da sua academia pode impactar os resultados de forma positiva e até mesmo negativa.

O importante é seguir um padrão para que as pessoas consigam identificar a sua academia onde quer que ela apareça, seja de forma visual ou até mesmo na escrita.

Outro fato importante é que elas oferecem a possibilidade de interação, onde o engajamento com o público deve ser levado em consideração, com respostas que não sejam prontas e um tratamento humanizado.

Muito pelo contrário do que algumas pessoas pensam, não basta postar por postar ou gerar conteúdo toda hora, é necessário planejamento estratégico para que isso seja feito da melhor forma.

Ao longo deste post, trouxemos algumas maneiras essenciais para gerenciar o perfil da sua academia. Boa leitura!

Afinal, o que é gerenciar o perfil da academia de fato?

A resposta para essa pergunta é bem simples: o tal gerenciamento nada mais é do que um conjunto de ações organizacionais capazes de otimizar esses seus canais de comunicação.

Dessa forma, você estará muito mais preparado para atender aos desejos do seu público, de acordo com as ferramentas oferecidas por cada uma das plataformas em que estão inseridos.

Todo esse planejamento pode ser visto como um conjunto, pois engloba:

  • Definição de estratégias, como falamos anteriormente, que devem ser observadas de acordo com as necessidades do momento.
  • Planejamento das postagens, que deve conter o dia e a hora de cada imagem, carrossel, vídeo ou story, por exemplo.
  • Produção de conteúdo, com referências e embasamento, focando nos formatos que geram maior atração ao seu público.
  • Monitoramento e análise dos resultados, porque não adianta produzir muito e não acompanhar o que está dando certo ou errado para a realização dos ajustes necessários.

Tudo isso pode potencializar o sucesso da sua academia, visto que as chances de conexão, compartilhamento e fechamento de novas matrículas são ampliadas.

Mas lembre-se de uma coisa muito importante: a quantidade de seguidores da sua página não tem nada a ver com o sucesso do seu negócio, os números que não geram resultados são o que chamamos de métricas de vaidade.

Ao trabalhar com conteúdos pensados dessa maneira, a credibilidade e a autoridade dentro do nicho também tendem a aumentar, gerando assim o fortalecimento da marca.

Também vale ressaltar que no universo on-line a concorrência é avassaladora, uma vez que existem milhares de outras empresas, até mesmo de outros segmentos, disputando pela mesma atenção.

Um bom planejamento vai evitar o gasto desnecessário de energia, tempo e dinheiro, por isso tenha atenção em cada um desses passos.

Vamos a algumas dicas essenciais para o seu gerenciamento?

1- Saiba quem é seu público e onde ele está

Não basta achar, você precisa ter certeza!

Obviamente sabemos que o Instagram e o Facebook são essenciais para a maioria das empresas, sejam elas de qualquer segmento, mas e as outras redes?

O YouTube, por exemplo, continua sendo o gigante dos vídeos, podendo ser excelente para compartilhar aulas gratuitas para alunos novos conhecerem as modalidades, por exemplo.

Outra plataforma que ganhou espaço, principalmente entre os jovens, é o TikTok, onde vídeos ganham facilmente a marca de milhões de views (viralizado, é claro).

Esses são apenas alguns exemplos e você pode realizar pesquisas muito mais aprofundadas sobre técnicas dos diferentes tipos de canais e analisar quais se encaixam melhor aos objetivos e metas da academia.

Por isso, conhecer seu público e o que ele consome é fundamental para saber onde os seus esforços serão inseridos.

1- Faça uma análise dos seus concorrentes

Análise não é cópia, que fique bem claro!

Saber o que os seus concorrentes estão fazendo é o primeiro passo para elaborar estratégias que conversem com o que o público está consumindo.

Claro que é preciso alinhar com o que você está buscando para o seu negócio, por isso adaptações são fundamentais.

Alguns comentários e posts podem ser imprescindíveis para a captação de insights poderosos.

Além disso, sua equipe pode ficar de olho no que dá certo ou não para determinado público. 

Sem contar que você poderá sair na frente com alguma novidade ou sugestão que ainda não foi articulada por outro lugar.

1- Evite ruídos de comunicação

Manter um diálogo claro e assertivo faz toda a diferença!

As informações precisam de exposição reforçada, com lugar de destaque para que não cause nenhum tipo de atrito, dúvida ou discussão.

Pense no que você busca em outros perfis como consumidor e aplique também no seu negócio.

Ter detalhes camuflados gera questionamentos desnecessários, aumentando a necessidade de que perguntas sejam sempre respondidas.

Tente manter um local atualizado com as dúvidas mais frequentes e mostre aos seus usuários onde elas estão, assim ficará muito mais fácil para todos.

Mostre o que você tem a oferecer e o que seus alunos podem ganhar ao efetivarem a matrícula, as modalidades, diferenciais e planos de pagamento também são informações importantes para compartilhar.

1- Use o funil de vendas para as suas estratégias

Se você nunca ouviu falar dessa expressão, não se preocupe!

Há algum tempo criamos um conteúdo específico sobre o tema, onde cada etapa foi detalhada a fim de garantir a você explicações que contribuíssem para o crescimento do seu negócio.

Leia em: “Funil de vendas para academias: como alavancar os resultados”.

Um funil de vendas para academias auxilia, e muito, em tomadas de decisões estratégicas que podem garantir que o público-alvo percorra uma jornada que levará ao resultado tão esperado: o fechamento de contrato.

Outra vantagem é a facilidade que as pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa tem de encontrar a sua marca, entrando para o seu funil a fim de percorrer as etapas até se tornarem alunos de fato.

1- Anote todas as ideais e salve inspirações

Quem já está acostumado a produzir conteúdos sabe o quanto é difícil ter o que falar o tempo todo.

Por isso, uma boa dica é manter a atenção em tudo aquilo que está acontecendo ao redor.

Uma pessoa atualizada e que consome informações de diferentes tipos de fontes é capaz de produzir temas, textos e imagens com um certo grau de facilidade.

Isso acontece porque, geralmente, existem anotações e pastas com todos os detalhes que ajudam a ter aquele insight na hora de montar a linha editorial do mês.

1- Foque em apenas um objetivo por vez

Não adianta fazer vários lançamentos um atrás do outro.

Além de “queimar” todas as suas novidades e possíveis novas estratégias, fazer tudo ao mesmo tempo, pode impactar o público de forma negativa, uma vez que ele poderá “se perder” nas suas ofertas.

Além disso, ter apenas um objetivo como ponto da sua estratégia auxilia que ele esteja atrelado realmente no objetivo do momento da sua academia, garantindo assim foco no desenvolvimento.

Sendo assim, suas estratégias podem ter novos focos e objetivos com o passar do tempo, garantindo que próximos passos sejam tomados.

2- Mantenha sua equipe alinhada ao que está acontecendo nas redes

É importante esse acompanhamento devido ao fato de que novos alunos e interessados podem chegar com dúvidas pertinentes sobre alguma divulgação ou promoção, por exemplo.

Ter todas as informações para ofertar é um pequeno diferencial que pode agregar ainda mais valor ao seu negócio, uma vez que a experiência do usuário está em jogo em todos os ambientes, seja on ou off-line.

Um atendimento de excelência conta muito e todos nós já sabemos disso.

1- Não deixe seu seguidor falando sozinho

Quantas vezes você fez uma pergunta no Instagram, por exemplo, e ficou sem resposta?

Ou gastou um tempo para fazer aquele comentário que nunca foi para frente?

É meio frustrante, não é verdade?

Esse é o mesmo sentimento que o seu usuário irá ter se acontecer com ele, ou seja, caso você não consiga dar conta de tudo, treine uma pessoa de confiança da sua academia para desempenhar esse papel.

Comentários e inbox devem ser visualizados e respondidos com frequência, de preferência sem deixar passar nada em branco.

Além de satisfazer quem está esperando por retorno, você também irá garantir um aumento significativo nas interações, bem como o algoritmo poderá ver a sua conta como relevante.

1- Não poste tudo igual em todos os canais e foque em conteúdos compartilháveis

Cada ferramenta das redes sociais é distinta, fazendo com que formatos, postagens e textos possuam formatos, públicos e conexões diferentes.

Nem tudo o que ranqueia bem no Instagram vai fazer efeito no TikTok, por exemplo, e vice-versa.

Busque por informações relevantes como dicas, listas, passo a passo e tutoriais, por exemplo.

Novidades também costumam ser chamariz para compartilhamentos. Você pode pensar no que mudou no setor nos últimos meses, novos estudos, descobertas e notícias.

Imagens e vídeos satisfatórios também estão no topo do ranking, sem contar que eles fazem com que o usuário fique mais tempo no seu perfil, o que conta muito para o algoritmo.

Imagens com frases motivacionais ou até mesmo engraçadas também são interessantes, mas saiba que rostos de pessoas geralmente diminuem o compartilhamento. Essa foi novidade para você, né?

1- Invista em anúncios

Os anúncios são parte importantíssima para o gerenciamento de redes sociais da sua academia.

Com certeza você pode crescer de forma orgânica, mas é um processo longo e demorado.

Os anúncios são o espaço para as postagens mais focadas em propaganda e venda, o que afinal você quer de retorno: alunos matriculados.

Alguns usuários detestam ver esse tipo de conteúdo no feed, ou seja, nas postagens “normais”, mas na maioria das vezes não se importam ou até gostam de ver sobre esse tipo de tema nas patrocinadas.

Isso possibilita então que sua empresa invista em uma comunicação muito mais focada em conversão e vendas.

As principais redes sociais oferecem ferramentas específicas para a configuração de campanhas pagas, onde é possível selecionar o objetivo da ação, a aparência das postagens e principalmente, o público-alvo, o que torna a segmentação mais prática.

As redes também são capazes de mapear lugares que o consumidor frequenta, suas compras e buscas on-line, além dos reviews, informações extremamente relevantes para o seu anúncio.

Agora, uma dica bônus para o seu gerenciamento!

 

Faça o monitoramento de forma assídua

Acompanhe de perto tudo o que acontece nas suas redes sociais: números de visualizações, compartilhamentos, curtidas, comentários e outros dados que mostram como anda o engajamento do seu público.

Dessa forma, você pode conseguir melhorar a reputação da sua academia de forma on-line, ver tudo o que estão falando sobre o seu negócio, antecipar e resolver problemas, trabalhar com gestão de crise de maneira eficiente, garantir a satisfação dos usuários, alterar estratégias e muito mais!

Sendo assim, seu posicionamento poderá ser cada vez mais estratégico, com relatórios diversos para tomadas de decisão.

Além disso, você pode cruzar todas essas informações com o seu objetivo inicial, tendo clareza sobre seus próximos passos.

Inclusive também falamos sobre o tema neste post: “Métricas para academia: o que são e como acompanhar”.

Agora você já sabe que a gestão das redes sociais organiza todos os canais e deixa você preparado para atender a demanda do público de acordo com as peculiaridades de cada uma dessas plataformas.

Coloque em prática e compartilhe com outros gestores que também querem ver o resultado acontecer!

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