O fechamento das academias não pode acontecer de novo! Vem com a ACAD!

Conheça o manifesto da CELAFISCS e como a atividade física pode transformar a saúde da população.

O CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – possui a missão de fomentar uma vida mais ativa por meio da disseminação de conhecimento no setor de Ciências do Esporte.

O órgão criou o Manifesto Internacional para a Promoção da Atividade Física no Pós-COVID-19: Urgência de uma Chamada para a Ação, apoiado pela ACAD Brasil e diversas entidades do segmento fitness. 

Baseado em evidências científicas, o documento foi desenvolvido com a finalidade de chamar a atenção da população, grupos sociais e os órgãos públicos responsáveis para a importância em promover uma vida mais ativa, considerando que existem benefícios para a saúde física, mental e social, inclusive em tempos de Covid-19.

O manifesto aponta que o sedentarismo também é uma pandemia, afinal, ele causa prejuízos à saúde individual e coletiva, além de impactar negativamente a nossa economia e a sociedade.

Outro ponto relevante do documento são os benefícios da atividade física (AF) no controle da pandemia, todos cientificamente comprovados. Destacamos:

  • Redução do processo inflamatório e melhora da imunologia;
  • Benefícios para as enfermidades crônicas (diabetes, obesidade e hipertensão arterial) – lembrando que muitos óbitos por COVID-19 ocorreram nesses casos;
  • Equilíbrio do hormônio do estresse (cortisol);
  • Produção de antioxidantes que diminuem a gravidade da síndrome de estresse respiratório, uma complicação da COVID-19.

Por fim, o manifesto traz a Chamada para a Ação, convocando a todos para seguirem as recomendações sugeridas. Afinal, o cenário de hoje reforça a importância de uma vida ativa, sem deixar de respeitar as orientações de biossegurança para combater a transmissão do coronavírus. 

Veja algumas recomendações: 

  • O incentivo à vida saudável, a partir da responsabilidade individual e social;
  • Realizar a promoção desse estilo de vida, amparando-se em políticas públicas e de ONGs; 
  • Transformar escolas em pólos promotores de atividade física após a reabertura;
  • Buscar estratégias inovadoras para fomentar a prática de exercícios físicos em casa e nos ambientes abertos, sem deixar de lado as recomendações sanitárias.

Para conferir o conteúdo completo do manifesto, bem como os benefícios da AF e a Chamada para Ação, basta acessar o link a seguir: 

Por que a ACAD Brasil está apoiando o Manifesto?

A pandemia do coronavírus trouxe muitas mudanças para diferentes setores, inclusive com o fechamento das academias logo nos primeiros meses. 

Porém, com o passar do tempo, foram necessárias mudanças para que a população se adaptasse: muitos estabelecimentos migraram para o universo on-line, com o auxílio de diferentes plataformas, estratégias e conhecimento adquirido.

Quando a reabertura das academias começou de forma gradual, gestores e alunos se sentiram novamente confiantes, focando em atividades que pudessem agregar condicionamento físico, indo na contramão do sedentarismo.

Tal fator foi visto como algo capaz de dar mais força e bem-estar às pessoas com comorbidades, sendo eficiente para proporcionar uma recuperação mais rápida em casos de Covid-19.

Mas quais são os motivos para estarmos abordando novamente o tema? De acordo com as últimas pesquisas e notícias, o número de casos de coronavírus está aumentando mais uma vez.

Isso acaba nos colocando na 2ª onda, fazendo com que o lockdown seja a pauta do momento. E o que isso tem a ver com o seu negócio?

Caso os governantes entrem em um consenso, haverão novas propostas (obrigatórias) para o fechamento das academias e teremos dado vários passos para trás nas conquistas que fizemos até agora.

Então, a ACAD está apoiando o movimento realizado pela CELAFISCS, que desenvolveu uma pesquisa para comprovar e disseminar os benefícios de mantermos as portas abertas, visando a saúde da população brasileira.

Continue lendo este post para saber mais sobre a importância em manter uma vida mais ativa no momento atual.

E não para por aí: vários estudos já mostraram a importância da atividade física em tempos de coronavírus!

Ao longo dos últimos meses, nos dedicamos a oferecer soluções para que as academias e estabelecimentos fitness pudessem minimizar os danos causados pela pandemia da COVID-19. 

Além disso, também buscamos estudos científicos que comprovassem que o funcionamento das academias é seguro e benéfico à população. E encontramos! 

Diversos materiais produzidos no Brasil e em outros países do mundo mostram o que todos já sabem: as academias são seguras e promovem saúde! 

Se você quiser conferir os estudos, basta acessar os artigos a seguir: 

Para que as academias se mantenham de portas abertas e totalmente seguras, precisamos garantir que os procedimentos de segurança sejam realizados.

Sua equipe deve manter a higienização e a preparação do local de acordo com as normas e decretos do município, pois as regras podem variar.

Porém, podemos listar alguns detalhes de praxe, que com certeza você já deve conhecer: 

  • Faça testes periódicos nos seus funcionários, para garantir que não estejam trabalhando com um vírus assintomático.
  • Toda a equipe deve utilizar máscara e faceshield, para evitar contato com a região do rosto.
  • Mantenha álcool em gel 70º disponível em todos os ambientes, inclusive na entrada da academia e perto dos aparelhos.
  • Meça a temperatura dos alunos antes da entrada no estabelecimento.
  • Garanta o distanciamento de 1,5 m entre os aparelhos e alunos.
  • Opte também por treinos on-line, para aqueles que ainda não se sentem seguros em retornar às atividades presenciais. 

Todos os detalhes são importantes para que possamos garantir maior segurança aos funcionários e alunos, buscando sempre excelência no atendimento e serviços prestados.

Vamos juntos nessa?

Contamos com o seu apoio para que o nosso setor permaneça cada vez mais unido e forte! 

Vamos fazer uma grande movimentação em prol do fitness! Compartilhe o link deste artigo com todos os gestores que você conhece para que saibam a importância do não fechamento dos estabelecimentos no momento atual.

Continue acompanhando os nossos canais de comunicação, pois teremos novidades importantes que irão ajudar o seu negócio nas próximas semanas!

Para acessar o Instagram, basta clicar aqui. Acesse a nossa página no Facebook clicando aqui.

Estamos juntos!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

8 Comentários

  1. Excelente ação esclarecendo a verdadeira posição da Educação Física em atual momento dentro da sociedade. É estar gerando saúde em LOCAIS mais SEGUROS e hígidos nesse momento de PANDEMIA que são as ACADEMIAS, fechá-las seria um crime contra a SAÚDE PÚBLICA !!! Precisamos conseguir o STATUS real do nosso SETOR ser reconhecido como ATIVIDADE ESSENCIAL em todos estados do BRASIL assim como SANTA CATARINA!!!

  2. Excelente ação, realmente temos que conscientizar os governantes e as pessoas que falta de atividade Física provoca várias doenças e que somos essenciais para combater.

  3. Venho com esse manifesto apoiar não fechamento das academias em todo território Nacional pois e Exercitando e uma forma de combate a COVIDE 19 e Outras doenças .

  4. E verdade as academias não pode fechar de novo

  5. Tenho mais medo da crise econômica do que do próprio COVID-19.
    Só seremos donos de nós mesmos se tivermos autônomia de adquirir conhecimento e liberdade para por em prática aquilo que acreditamos de fato!

    Não acredito em sorte, acredito em poder de e escolha e atitudes coerentes.

  6. Fechou ontem novamente aqui dia 27/02
    Em Curitiba.
    Não sei por que pois tem poucas pessoas que frequentam .
    Bem diferente de redes de supermercados que sempre estão lotados .

    • Ramon, estamos trabalhando desde março de 2020 para proteger o setor de academias promovendo a conscientização, o diálogo aberto e explicando os nossos argumentos a favor das academias continuarem abertas e serem ESSENCIAIS, as autoridades públicas, mas, infelizmente não é a ACAD Brasil que toma as decisões finais.

      Conheça mais sobre o trabalho da Associação durante a pandemia: https://acadbrasil.com.br/categoria/coronavirus/

  7. No estado do Rio Grande do Sul com o apoio de vereadores e deputados a PL 144 foi aprovada estabelecendo a atividade física como essencial.
    O único caminho para o não fechamento nas novas ondas que podem surgir é garantir esse reconhecimento em todo o território nacional usando os estados bem sucedidos neste pleito como exemplo, pois essa decisão abriu precedentes.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat