Blog

Tecnologia wearable: você sabe o que é?

Descubra como ela pode ser forte aliada para os seus alunos!

Você sabe o que é a tecnologia wearable

Talvez o nome ainda não seja tão familiar, mas apostamos que se você caminhar pelas ruas de grandes centros urbanos, a chance de cruzar com alguém que utiliza o relógio de pulso digital que está em alta saberá do que estamos falando.

Os smartwatches, como são conhecidos os modelos de relógio, são apenas um exemplo de tecnologia wearable que podem fazer a diferença na vida de várias pessoas e, inclusive, no seu negócio.

Afinal, estamos falando de uma inovação que faz bem à saúde!

Se você deseja saber como os gadgets podem ser aliados para o seus alunos e para a sua academia, continue lendo este artigo.

Boa leitura!

Como todos podem se beneficiar com o uso da tecnologia wearable?

Não é exagero dizer que pessoas já tiveram suas vidas salvas pelo smartwatch da Apple.

Em janeiro de 2020, o dispositivo ajudou um brasileiro a descobrir que estava com taquicardia, o que o levou ao hospital e, felizmente, conseguiu ajuda médica a tempo de estabilizar o seu quadro.

O caso ganhou tanta repercussão que o CEO da Apple, Tim Cook, enviou um e-mail para o publicitário agradecendo pelo relato e demonstrando satisfação pelo dispositivo ter sido importante para a sua saúde. 

Esse é apenas um exemplo sobre a importância da tecnologia wearable para manter a qualidade de vida em dia!

E a minha academia?

Os gadgets vestíveis podem ser o diferencial para avaliar a performance dos alunos da sua academia, mesmo que eles não sejam atletas. 

Os relógios inteligentes, por exemplo, fornecem dados que ajudam a otimizar a prática de atividades físicas, como o batimento cardíaco, contagem de passos e calorias. 

Assim, é possível monitorar o progresso de forma precisa e até mesmo ajudar a definir metas que podem ser atingidas com o suporte dos profissionais que atuam na sua academia.

Em outras palavras, o desempenho do seu aluno poderá atingir um novo patamar!

Quais são os principais wearables que estão ligados à prática de exercícios físicos?

Se você ainda não sabe quais são as tecnologias wearables que podem ajudar a melhorar o desempenho dos alunos da sua academia, nós apresentamos a seguir. Confira: 

  • Relógios/pulseiras

É claro que não poderíamos começar este ponto sem falar, em primeiro lugar, dos produtos que estão fazendo a cabeça (ou os pulsos?) de várias pessoas ao redor do mundo! 

Conforme já explicamos acima, eles estão assumindo um destaque tão importante que já salvaram vidas. E quando o assunto é a academia, o smartwatch se destaca, pois não compromete os movimentos dos alunos.

Além disso, vale reforçar que os dados gerados pelo gadget podem ser um diferencial quando o assunto é analisar a performance da atividade praticada pelo aluno.

  • Roupas

Já imaginou prevenir lesões a partir de calças, camisetas e tops esportivos? Saiba que isso já é uma realidade!

As peças ajudam a monitorar o batimento cardíaco, a atividade muscular e até mesmo a respiração graças a ajuda dos sensores embutidos nas roupas inteligentes

Assim como acontece com os relógios/pulseiras, o aluno tem acesso aos dados em tempo real, o que ajuda a melhorar a performance e, claro, a atingir os seus objetivos dentro do seu estabelecimento fitness.

  • Faixas

Comuns em praticantes de corrida, as faixas podem ser utilizadas na cabeça ou no peitoral com o objetivo de monitorar a frequência cardíaca.

A faixa utiliza sensores ECG e traz dados precisos para que a performance seja avaliada e a prática de exercícios não ofereça prejuízos à saúde do coração.

Vamos falar sobre tecnologias vestíveis e a performance do seu aluno?

Chegou o momento de entender o impacto do uso dos gadgets para otimizar a performance do aluno! 

Para complementar o conhecimento, você pode conhecer um estudo muito interessante sobre o tema clicando aqui

Vamos aos exemplos!

#1 – Para começar, vamos citar o exemplo do smartglass para o ciclismo 

Ao reunir as visões humana e virtual na mesma lente, é possível encontrar dados e acessar funções sem precisar mudar o seu campo de visão. 

Contando com tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, podemos considerar que o smartglass possui grande relevância para ampliar a performance dos ciclistas!

#2 – Como a natação pode se beneficiar?

Quando o assunto é natação, existem diversos tipos de wearables para trazer os dados que o praticante da atividade física deseja encontrar. Alguns exemplos são:

  • Finis Aquapulse: monitora os batimentos cardíacos e dispensa a necessidade de utilizar faixas na região do peito ou de fazer pausas para conferir o relógio. Clique aqui para conhecer o produto;
  • Garmin Swim: é um smartwatch próprio para natação e que traz funcionalidades como: monitoramento de frequência cardíaca, mede a eficiência do nado, realiza contagem de movimentos e grava a distância. Conheça o produto aqui.

#3 – Como os praticantes de corrida podem se beneficiar?

Um dos itens que podem ajudar é o medidor de potência: ele traz métricas em tempo real, como a mensuração do FTP e o VO2, permitindo a análise da performance e proporcionando ajustes.

Além de trazer dados importantes sobre o corpo, ele também ajuda o profissional de educação física a orientar o aluno da forma mais eficiente possível e, assim, otimizar o rendimento durante a prática da atividade.

Outro assunto importante para os corredores são as lesões. E se a gente te falasse que já inventaram uma palmilha que ajuda a preveni-las? É verdade! 

A empresa Nuurv desenvolveu o item, que possui 32 sensores para obter mil dados por segundo, o que traz maior precisão e, claro, ajuda a maximizar o rendimento durante a prática da atividade. Saiba mais sobre o acessório em:

#4 – E quanto aos alunos da musculação? 

Eles também são amplamente beneficiados pelos wearables: graças a emissão de dados em tempo real, fica muito mais fácil para o instrutor da sua academia realizar ajustes no treino dos alunos!

Neste caso, vamos focar na musculação! O smartwatch Polar Vantage M permite que você selecione entre mais de 130 esportes para gerar os dados necessários para avaliar a sua performance, incluindo, é claro, a musculação!

Além disso, o aluno recebe o feedback logo após o término do treino, podendo descobrir qual foi o efeito da atividade física. Uma oportunidade excelente para o aperfeiçoamento da prática e eficácia do resultado!

O Polar é apenas um exemplo de wearable que traz funcionalidades que auxiliam o aluno que deseja atingir o seu objetivo na academia: a maioria dos dispositivos apresentam opções de diversas atividades!

Você já sabia que existem academias que possuem um app compatível com diferentes modelos de smartwatch? A Companhia Athletica é um exemplo!

Por meio do CiaOn, aplicativo da academia, o aluno pode acompanhar o seu progresso na prática de atividades físicas, acompanhar os treinos prescritos, realizar agendamentos e muito mais.

Outro exemplo é o Orange Zone, uma atividade que reúne treinamento cardiovascular e exercícios funcionais ao longo dos 60 minutos de aula. Por meio de cintas e relógios, os participantes têm a frequência cardíaca monitorada em tempo real e a intensidade é projetada na televisão. 

Assim, é possível estabelecer metas para as aulas, além de personalizar a intensidade do treinamento segundo dados (altura, peso, idade e sexo) pelo sistema CiaBeat. Para completar, o aluno ainda recebe um feedback detalhado após o fim da atividade, por e-mail.

E quanto ao seu estabelecimento? Não fique de fora desse avanço!

Que tal utilizar a tecnologia a favor do seu negócio?

Você percebeu como o uso de dispositivos pode ser capaz de oferecer benefícios para o seu negócio?

O fato de poder acompanhar os dados em tempo real irá deixar o seu aluno mais motivado a buscar o próprio objetivo na academia, o que poderá impactar diretamente na redução da taxa de cancelamento do seu negócio.

Por isso, não ignore o que a tecnologia pode fazer pela sua academia

Convidamos a acessar um material que preparamos e que explica como você pode utilizar as inovações a favor do seu estabelecimento fitness e, com isso, aumentar os seus resultados. 

Clique no banner abaixo e acesse o material agora mesmo! 

 

Repassando o que vimos neste post

  • A tecnologia wearable é uma inovação que faz bem à saúde!;
  • Os smartwatches são um exemplo dessa inovação e podem fazer a diferença na vida de várias pessoas e até mesmo para o seu negócio;
  • Afinal, não é exagero dizer que pessoas já tiveram suas vidas salvas pelo smartwatch da Apple;
  • E as academias? Os relógios inteligentes fornecem dados que ajudam a otimizar a prática de atividades físicas; 
  • Os principais wearables ligados aos exercícios são os relógios/pulseiras, roupas e faixas;
  • Não ignore essa inovação! Ela pode ajudar, inclusive, a reduzir a taxa de cancelamento da sua academia.

 

Fonte:

https://blog.academiaboaforma.com.br/tecnologia-wearable-entenda-o-que-e-e-qual-a-sua-importancia/

https://ciaathletica.com.br/blog/a-cia-athletica/novidades-e-lancamentos/tecnologia-no-pulso/

https://blog.gsuplementos.com.br/tecnologias-wearables-entenda-como-impactam-o-mundo-fitness/

https://www.stylourbano.com.br/a-moda-fitness-adere-a-tecnologia-wearable-para-monitorar-com-eficiencia-as-atividades-fisicas/

https://www.iespe.com.br/blog/tecnologia-vestivel-fitness/

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat