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Como ser um empreendedor de sucesso no setor de academias?

Conquiste o mercado fitness!

Nada acontece sem dedicação e planejamento, principalmente a longo prazo, quando se pensa em colher os frutos desse esforço. Ser um empreendedor de sucesso no setor de academias não é diferente.

Para começar, precisamos falar sobre a importância de um plano de negócios para quem está começando, pois é através dele que todos os detalhes poderão ser estudados e colocados em ordem no papel.

Essa base poderá oferecer maior segurança para as suas tomadas de decisões, trilhando um passo a passo facilitador para essa empreitada. Basicamente, você deve analisar:

  • Público alvo;
  • Localização;
  • Serviços a serem oferecidos;
  • Modelo de operação da academia;
  • Habilidades que os funcionários deverão ter;
  • Formato da academia para os clientes;
  • Custos e projeções de faturamento;
  • Concorrência;
  • Fornecedores de equipamentos e equipe;
  • Identidade visual do ambiente físico e também do on-line;
  • Pacotes de serviços a serem oferecidos;
  • Como será o marketing de divulgação.

Como leitura complementar, sugerimos dois posts desenvolvidos pela ACAD, que se encontram aqui no blog:

Além do plano de negócios, um planejamento financeiro também é muito eficiente, visto que é necessário saber separar negócios do pessoal. Clique no banner abaixo para baixar um material completo sobre esse tema:

O empreendedor de sucesso no setor de academias e os detalhes que ele deve observar

Agora que você já sabe como montar um plano de negócios e como o planejamento financeiro também pode ajudar no dia a dia do seu empreendimento, chegou a hora de analisar alguns fatores que também merecem a sua atenção.

Perfis dos clientes e nichos de mercado

Qual é o impacto que essas duas variáveis podem causar na sua academia?

O grande interesse dos consumidores atualmente tem sido as experiências e serviços diferenciados, que podem levar a sua academia ao topo.

É preciso entender o que eles estão buscando, quais são as necessidades e dores do seu público, pois é através dessas informações que você poderá acertar o alvo e apresentar um atendimento muito mais humanizado.

Muitas academias abraçam diferentes tipos de nicho, englobando aulas de dança, artes marciais, yoga, crossfit, pilates, natação, funcional etc.

Enquanto outras trabalham com segmentos bem alinhados, oferecendo atividades que participam apenas do mesmo grupo, como os boxes de crossfit, por exemplo.

Esses nichos são uma tendência que acreditamos ter chegado para ficar no segmento fitness, inclusive, fizemos um conteúdo sobre o tema e você pode conferir clicando aqui.

Toda essa estrutura deverá ser pensada de acordo com a análise do seu público-alvo, além de levar em consideração a localização da sua academia e as metas e valores da sua empresa.

É preciso que o seu negócio esteja muito bem alinhado, para que mudanças muito drásticas não sejam necessárias, já que demandam tempo, dinheiro e adaptação.

A satisfação é garantida quando todos os detalhes estão em sintonia, fazendo com que exista ainda mais ânimo e prazer para seguir em frente, rumo aos resultados. 

Logo após ter tudo isso desenhado, é preciso seguir todas as regras do mercado fitness, bem como as exigências legais, mas esse é o próximo tópico que iremos abordar.

Cumprindo as exigências legais e os protocolos de segurança

Obviamente, não poderíamos deixar de mencionar as condições impostas pela pandemia, que exige critérios específicos com relação à segurança dos seus alunos e funcionários.

Para mantermos ativas todas as conquistas que conseguimos até aqui, de acordo com cada Estado, é preciso que pensemos em prol do coletivo, onde ajudamos uns aos outros em busca de um futuro melhor para o fitness.

Durante todos esses meses buscamos desenvolver estratégias, pesquisas e análises que pudessem mostrar de forma efetiva o quanto as academias possuem papel fundamental na rotina de milhares de brasileiros. Visto que ajudam na melhora da qualidade de vida, com as comorbidades e o sedentarismo, problemas que são capazes de intensificar o coronavírus.

Então resolvemos produzir um guia completo para abrir/reabrir as academias com a segurança necessária para este momento. Você pode baixar aqui.

Com relação às exigências legais, o seu estabelecimento só poderá funcionar com aulas ministradas por profissionais habilitados para suas funções específicas, inclusive, com formação acadêmica em Educação Física (Lei nº 9.696, de 1 de setembro de 1998 e nas resoluções do Conselho Federal de Educação Física).

As regularizações irão depender do local onde você se encontra, então é preciso total atenção às restrições do endereço e do Estado. 

Antes de começar a colocar a mão na massa, o ideal é marcar uma consulta prévia na Prefeitura Municipal, além de uma assistência jurídica para tirar todas as dúvidas (disponível gratuitamente para associados ACAD confira como funciona).

Para saber mais sobre todo esse processo de Leis, o Sebrae disponibiliza em sua página todos os detalhes

Contratação de mão de obra qualificada e como manter os bons profissionais na academia

Depois de escolher seu nicho, entender o público-alvo e todas as outras burocracias que competem a esse processo, chegou a hora de escolher os profissionais que irão fazer parte da sua equipe. 

Como falamos anteriormente, é necessário que os papéis sejam desempenhados por um time com formação acadêmica, uma vez que está previsto em Lei. 

Além disso, você também pode agregar ainda mais valor ao seu empreendimento com um atendimento personalizado, o auxílio de estagiários (que pela Lei nº 11.788 exige seguro de vida – disponível na ACAD para associados por apenas R$ 2,50 por vida).

Caso ache interessante e viável, você ainda pode oferecer alongamentos e massagens como diferencial, agregando ainda mais valor à sua academia

Lembre-se de seguir todas as regras com relação ao vínculo empregatício nesses casos, de acordo com a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores, pois além de resguardar seus funcionários, é uma via de mão dupla para você, como gestor.

Você, como empreendedor, pode ser o responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e gestão de recursos humanos, por exemplo.

Vale a pena investir em um atendimento que tenha conhecimento para lidar com o público, uma vez que ele será responsável por construir um relacionamento a longo prazo com seus alunos

Invista também em capacitação, treinamento e até mesmo em premiações por metas, com números que sejam desafiadores, porém alcançáveis. 

Foque na sua evolução como gestor, mas não deixe de olhar para os seus funcionários, afinal, eles estão na linha de frente, sempre em contato com seus alunos e podem, inclusive, realizar indicações. 

Comunicação estratégica e presença on-line

A Internet facilitou muito o alcance de novos alunos e vem auxiliando na fidelização dos antigos, pois abre um leque de possibilidades para compartilhamento de informações que sejam relevantes para o seu público-alvo.

Uma boa divulgação pode fazer toda a diferença! Principalmente se você souber (e tem que saber) quais são as dores dos seus alunos. 

Mantenha seus perfis nas redes sociais atualizados e, de preferência, crie um ambiente onde as pesquisas podem ser feitas de maneira rápida e intuitiva, onde eles possam encontrar respostas para as suas dúvidas (que eles sequer sabiam que tinham). 

Caso seja possível, também existem plataformas que você pode agregar à sua academia para disponibilizar treinos personalizados e on-line.

Além disso, você pode criar Webinars, com profissionais convidados, conteúdos aprofundados que precisem de download (onde você poderá coletar informações pessoais de possíveis futuros clientes), bem como promoções exclusivas, por exemplo.

Clicando no banner abaixo você consegue baixar um guia completo para conquistar novos alunos utilizando o Instagram, essa pode ser uma boa maneira de começar:

Defina a sua linguagem e não se perca nela, crie uma identidade, como falamos no começo deste texto e não se esqueça de cumprir com o que promete, superando sempre as expectativas dos clientes.

 

Repassando o que vimos neste post

  • A importância de um plano de negócios para quem está começando;
  • Atenção ao perfil dos clientes e aos nichos de mercado;
  • Cumprimento de exigências legais;
  • Contratação de mão de obra qualificada e como manter os bons profissionais na academia;
  • O que se espera de estrutura nos dias de hoje e como agradar aos alunos de maneira alinhada às metas e valores da empresa;
  • Organização e controle financeiro;
  • Divulgação e presença constante nas redes sociais;
  • Comunicação estratégica, por que ela é importante?

 

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