Blog

Por que tem se falado tanto em arquitetura para academias?

Projetos arquitetônicos podem fazer toda a diferença para o seu empreendimento fitness.

Quando um novo estabelecimento fitness vai ser aberto ou reformado, é de costume pensar em plano de negócios, reposicionamento de marca, estratégia de marketing, dentre tantos outros detalhes que fazem parte da gestão, mas e a arquitetura para academias?

Já foi época em que apenas abrir uma “portinha” poderia ser eficiente, mas como todos já sabem, o comportamento do consumidor mudou e tem se transformado a cada dia.

As exigências passaram a ser não apenas com relação ao serviço adquirido, mas englobam toda a experiência, especialmente que o espaço da academia pode oferecer. 

Para saber mais sobre esse tema, continue a sua leitura.

Arquitetura para academias transforma seu empreendimento

Você deve estar pensando que contratar um profissional desse segmento pode ter um custo elevado, principalmente para aqueles que estão começando agora.

Pois bem, de fato a realização de qualquer tipo de projeto é algo que exigirá um montante maior de dinheiro, mas esse gasto deve estar incluso no seu plano de negócios ou no seu planejamento a médio/longo prazo.

Isso porque, com o tempo, é possível que existam análises mais aprofundadas, com o intuito de que possam ser feitos maiores investimentos com o objetivo de poupar para a realização de mudanças estruturais na academia, tornando palpável um novo projeto arquitetônico ou ajustes no design, por exemplo.

Além disso, é possível contratar um especialista para desenvolver algo que possa aproveitar o que já existe no ambiente, fazendo uma verdadeira repaginação de baixo custo.

Os projetos de arquitetura não afetam apenas a estética e a estrutura do ambiente, eles têm o incrível poder de captar novos alunos, bem como reter antigos (associados a outras práticas, obviamente). 

As pessoas que entram na sua academia pela primeira vez, os alunos que estão praticando suas atividades físicas; todas elas passam por um experiência arquitetônica da chegada à saída. 

De acordo com informações retiradas do site EVO, através de uma entrevista realizada com Patricia Totaro, arquiteta especializada em negócios fitness, houve uma pesquisa realizada por ela, onde pôde-se perceber altos índices de desistência de alunos quanto a estrutura da academia:

  • Apenas 13% dos alunos cogitam a possibilidade de renovar suas matrículas quando consideram que a estrutura é ruim.
  • Saltando para 70% de chance de renovação e planos quando consideram a estrutura boa. 

Para que a tomada de decisão aconteça, é preciso que você, como gestor, esteja antenado nas tendências de mercado, no que os seus concorrentes estão fazendo, bem como na necessidade dos alunos, por exemplo.

Entendendo o público da sua academia

Outro ponto importante, que facilitará as suas tomadas de decisões, é conhecer seu público a fundo. 

Caso a sua academia atenda apenas o público feminino, por exemplo, a arquitetura será completamente diferente daquele ambiente que recebe apenas lutadores. 

Públicos mais jovens e descolados, pessoas mais maduras, crianças, cada detalhe de comportamento deverá ser observado, pois o arquiteto ou profissional da área que tiver acesso a isso poderá desenvolver projetos bastante direcionados, gerando uma identificação ainda maior com o ambiente.

Também é interessante realizar pesquisas internas e externas, a fim de obter informações relevantes sobre os motivos pelos quais os alunos pensam em se matricular ou não, bem como a respeito das suas desistências. 

Dessa forma, fica muito mais fácil ter em mente o caminho a ser percorrido, visando alcançar um equilíbrio entre o que pode ser feito e o que é desejado.

As academias não são mais apenas um local onde as pessoas vão para realizar exercícios, passaram a ser um ambiente em que encontram saúde, bem-estar, qualidade de vida e interação.

Adapte seu espaço e coloque a personalidade da sua academia

De nada adianta ter um projeto profissional que todos olhem e digam “UAU” se ele não tem a cara do seu posicionamento de mercado. 

Então, saiba exatamente qual mensagem deseja passar, para que ela possa ser inserida no seu local físico de apresentação.

Cores, panfletos, mídia televisiva, recepção, treinamento de funcionários, tudo isso e muitos outros detalhes devem conversar entre si. 

Crie espaços que sejam flexíveis e que possam ser alterados de tempos em tempos, pois dessa forma poderá passar a sensação de que sempre tem algo novo, fazendo com que seus alunos saiam da rotina.

Utilize cores, pisos e uma iluminação que valorize a mensagem que está passando, esteja dentro do posicionamento estratégico, da psicologia das cores e da identidade visual. 

Além disso, a recepção é um dos locais que precisa estar impecável, ou seja, dê atenção redobrada ao espaço, bem como aos funcionários que se encontram nele.

Tire fotos, faça vídeos, realize tours para apresentar o espaço da sua academia, tudo isso ajudará a atrair a atenção do seu público.

Esperamos que este post possa dar um direcionamento de como o espaço da sua academia pode ser transformado a fim de aumentar seu faturamento.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat