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Como trazer os clientes de volta:

invista no que você não focava antes

Você sabe como trazer os alunos de volta para a sua academia? Pois bem, vamos começar do início…

Praticar exercícios físicos deveria ser considerado como uma atividade essencial há muito tempo, mas somente com a pandemia essa pauta foi levantada. 

Isso porque a situação acarretou o fechamento de todas as academias, fazendo com que a reabertura fosse incerta para muitos. Inclusive, algumas academias não tiveram a oportunidade de retornar, pois os caixas não aguentaram.

Depois de alguns encontros realizados pela ACAD, gestores, líderes e responsáveis por Municípios e Estados, foi possível declarar tal essencialidade em alguns Estados/Municípios, visto que manter uma rotina saudável auxilia até mesmo na recuperação do coronavírus.

Porém, ainda temos algumas regiões que estão passando pelas mesmas dificuldades, onde tomadas de decisão foram reanalisadas, havendo o cancelamento da reabertura. Um processo que continua na lista de objetivos a serem alcançados pela ACAD.

Pensando em auxiliar aqueles que já conseguiram retomar a rotina do estabelecimento, mas que ainda estão com um grande déficit de alunos, desenvolvemos este post. Boa leitura!

Como trazer os alunos de volta? A pergunta que não quer calar!

A maioria das pessoas que antes treinavam assiduamente, dificilmente abandonaram suas rotinas de exercícios, pois sabem que os resultados só podem ser mantidos com disciplina.

Porém, alguns não se adaptaram às aulas on-line, que ganharam tanta repercussão desde o início do isolamento social. Bem como existem aqueles que não irão largar essa modalidade tão cedo, pela facilidade que proporciona. Então, o que fazer?

Você já deve ter ouvido que reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos, isso porque já houve investimento de tempo, esforço e dinheiro para essa conquista, que será zerada ao começar novamente.

No caso dessa migração para o on-line, principalmente, é preciso ter em mente que a concorrência foi muito ampliada, destacando até mesmo aqueles profissionais que antes não eram uma “ameaça” por estarem a quilômetros de distância. 

O que se vê agora é uma luta pelo retorno dos alunos às unidades físicas, para que exista essa interação de uma maneira muito mais efetiva, afinal, o olho no olho ainda tem muito valor.

 

É preciso trabalhar todas as possibilidades:

  • Sua academia já havia realizado algum tipo de pesquisa? Use-a para analisar pontos fortes e fracos, fazendo assim as melhorias necessárias.
  • Ainda não tinha nenhuma pesquisa no seu histórico? Faça com os alunos que você tem atualmente, pois ajudará nessa observação citada acima. Inclusive, oferecemos um template com as perguntas prontas para lhe ajudar. 
  • Oferece aulas on-line? Trabalhe com atrativos para que esses alunos possam fazer uma visita ao estabelecimento.
  • Investigue seus concorrentes! O que eles estão fazendo agora? Mudou alguma coisa? Quais são os diferenciais?
  • Treine a sua equipe e incentive o atendimento de excelência. Os consumidores de hoje em dia estão muito mais preocupados com a experiência do que com os bens de consumo.
  • Preocupe-se com o bem-estar e a qualidade de vida dos seus alunos, oferecendo opções de treinamentos individualizados, por exemplo.
  • Mostre que a sua academia é segura para treinos presenciais. Mantenha os protocolos de biossegurança em dia e seja ríspido com o seguimento dos itens.

Como você pôde perceber, não existe nada impossível de ser feito e sabe o que é melhor? Quase todos os detalhes não geram despesas para você.

Os alunos precisam reaver a segurança e o interesse que tinham antes, talvez com foco ainda maior do que na estética, chave que está sendo virada no setor fitness, visto que a saúde tem alcançado altos padrões de discussão.

Aqui no blog mesmo temos vários materiais sobre a importância do combate ao sedentarismo, não apenas por estarmos no topo do ranking mundial, mas porque a pandemia nos trouxe a necessidade de olharmos para os nossos corpos como o bem mais precioso. 

Vamos ver mais do que pode ser feito?

Conheça a objeção do seu aluno e saiba como contorná-la

Quando desistimos de alguma coisa é porque existe algum tipo de objeção sobre aquilo. Essa oposição ao que está sendo ofertado pode abrir brechas para que você ofereça uma solução inesperada, ou seja, vá além das expectativas.

Ter um bom controle de entrada e saída dos seus alunos é crucial para que conheça os perfis, motivos de ingresso e também de evasão. Afinal, esses são pontos que poderão posteriormente serem trabalhados por você e pela sua equipe.

Cada um terá um motivo específico, às vezes parecido, mas jamais será idêntico. O que leva sucesso para o negócio é saber o que abordar quando existe um “não” já preparado da outra parte. Quer ver alguns exemplos?

  • “Saí da academia porque estava muito fora de mão.”
    Nós também oferecemos treinos on-line, inclusive possuímos profissionais disponíveis para atividades individuais diretamente na sua residência, que tal analisar a possibilidade para fechar um pacote mais exclusivo?
  • “Não frequento mais a academia porque não estou conseguindo alinhar os horários.”

Já conhece o nosso serviço de agendamento de treinos? Trabalhamos com uma plataforma que irá lhe mostrar todas as atividades disponíveis ao longo da semana para que você possa agendar previamente, de acordo com a sua disponibilidade.

  • “Acho que estão faltando modalidades que me interessam.” 

Ótimo ter esse feedback, pois estamos analisando novas possibilidades para a academia, inclusive, em breve, realizaremos uma pesquisa para conseguir mais sugestões para ampliarmos nossos serviços. Gostaria de participar?

Obviamente esses são apenas alguns casos que podem ser adaptados à sua realidade. Caso não se encaixem, pense da seguinte forma: o que eu responderia para um não do meu aluno?

Coloque-se no lugar dele e desenvolva uma planilha de perguntas e respostas. Isso poderá auxiliar muito a sua equipe, principalmente o atendimento.

Ofereça modalidades novas que ainda não existiam

Algumas academias possuem espaços que comportam um maior número de atividades, se a sua é uma delas, aproveite!

Existem modalidades que sequer necessitam de muito investimento, como as aulas de dança, yoga ou até mesmo lutas. Procure por um profissional qualificado, principalmente se ele quiser fazer uma troca com o espaço, pois além do seu público, atrai também o dele.

Ter um mix variado faz com que os alunos não caiam na rotina, pois podem optar por outros tipos de exercício. Inclusive, você poderá oferecer pacotes diferenciados para que pratiquem mais vezes na semana. 

Analise os prós e contras, o que poderá impactar positiva e negativamente no seu caixa e comece a pensar nessas novas alternativas. 

Invista nas suas redes sociais

A comunicação é algo que nunca sai de moda, muito pelo contrário, as redes estão ampliando muito a interação entre marca e cliente.  

Através das redes sociais, sites e blogs você poderá gerar valor, mostrar ao seu aluno o que está acontecendo na sua academia, compartilhar informações de fontes confiáveis, interagir, disponibilizar treinos gratuitos e muito mais!

Estimule o seu público e o engaje para que se tornem verdadeiros evangelizadores da marca, afinal, uma propaganda boca a boca traz muitas novas oportunidades para o seu negócio.

Além disso, você poderá trabalhar com anúncios, remarketing e outras estratégias de marketing capazes de atrair a atenção de possíveis clientes, inclusive daqueles que já saíram da sua academia, mas continuam seguindo as redes.

Então, como recuperar alunos de academia? Adapte os seus serviços para essa nova realidade e ofereça diferenciais que não se vê em todo lugar. Lembre-se de que a experiência conta muito e que as pessoas estão criando cada vez mais consciência de que a saúde está em primeiro lugar. 

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